START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

A dor facial intensa, por vezes, confunde pacientes que sofrem distúrbios mandibulares. É dor de cabeça ou dor de dente?

A ATM, articulação temporomandibular, é uma articulação dupla bilateral que, em conjunto com diversos músculos da mandíbula, possibilita a abertura e o fechamento da boca. Essas estruturas, uma em cada lado da cabeça, trabalham juntas quando mastigamos, falamos e engolimos, podendo, inclusive, fazer muitos movimentos de rotação e “deslizamento”.

As desordens temporomandibulares são reconhecidas, na Odontologia, como um grupo de condições musculoesqueléticas e neuromusculares que envolvem as articulações, os músculos mastigatórios e os tecidos associados.

Alguns sintomas comuns incluem dor de ouvido, sensibilidade na mandíbula ou maxila, estalos ao abrir a boca, dores de cabeça e dores no pescoço, ou mesmo dificuldades na mastigação, fala e outras funções orofaciais.

O exame clínico odontológico mais assertivo para diagnosticar o distúrbio consiste na avaliação dos movimentos da mandíbula, palpação dos músculos mandibulares, cervicais e análise da arcada. Qualquer problema que impeça esse complexo sistema de músculos, ligamentos, discos e ossos de trabalhar, adequadamente, pode resultar em um distúrbio da ATM.

disfuncao-na-atm
Nos distúrbios da ATM, é fundamental o exame clínico no consultório antes de iniciar o tratamento.

Sintomas

Mulheres em idade reprodutiva são mais susceptíveis às desordens temporomandibulares do que os homens. No caso delas, os sinais mais comuns são dor nos músculos faciais, pescoço e ombros, cefaleia, fadiga nos músculos mastigatórios e enfraquecimento da voz.

Em alguns casos, há queixas de “estalo ao mastigar”. É verdade! Cada ATM possui um disco entre a estrutura do osso da mandíbula e a cavidade articular. O disco amortece a carga enquanto possibilita à mandíbula abrir amplamente e realizar movimentos. Nos distúrbios mandibulares, os ruídos indicam o deslocamento do disco articular e alterações indesejadas.

Diagnóstico

A tomografia computadorizada desempenha um papel essencial no diagnóstico de anomalias da ATM, permitindo a visualização completa da região articular para um diagnóstico mais preciso. Trata-se de um exame de imagem superior aos métodos convencionais, onde é possível se obter uma imagem tridimensional apurada de todos os detalhes ósseos, inclusive das sobreposições.

O exame fornece o tamanho e formato real das alterações morfológicas, das estruturas anatômicas e das condições patológicas. Para avaliação das imagens tomográficas é necessário, contudo, que o profissional tenha o conhecimento da anatomia da região articular, para que o mesmo reconheça as alterações estruturais.

O cirurgião-dentista do Instituto Barbosa pode ajudar a identificar a fonte da dor com um exame clínico minucioso e de imagens apropriadas.

Causas

Lesões na mandíbula, cabeça, pescoço e algumas doenças, como artrite, podem resultar em disfunções da ATM. Pessoas com falta de dentes e/ou portadoras de próteses mal adaptadas são também mais susceptíveis.

Outros fatores possíveis são os que se relacionam à maneira como os dentes se encaixam. Acredita-se também que o estresse e a tensão psicológica sejam fatores de predisposição, assim como o bruxismo e má postura.

No caso do bruxismo, ele produz contatos involuntários induzindo a mandíbula à sobrecarga muscular que, por sua vez, produz compressão dos tecidos articulares, com a consequente inflamação da região.

Tratamento

Existem várias formas de tratamento dos distúrbios da ATM. Os profissionais do Instituto Barbosa avaliarão a mais específica e recomendarão um especialista.

O foco do profissional será a identificação das causas. Em seguida, o tratamento envolve uma série de passos que podem incluir exercícios de redução do estresse, relaxantes musculares ou uso de um protetor bucal para evitar o ranger dos dentes.

Em 95% dos casos, os pacientes são tratados sem cirurgia. Por vezes, o tratamento é multidisciplinar exigindo a atuação de outros profissionais como o médico neurologista, o fisioterapeuta e o fonoaudiólogo.

O tratamento é bem-sucedido em todos os casos, e nossa missão é sempre recomendar aquele que seja o melhor para você.

Está interessado no serviço? Entre em contato com os especialistas do Instituto Barbosa e transforme sua autoestima!

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h