START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

Em geral, o início do tratamento ortodôntico, coincide com o começo da adolescência, aproveitando o período em que ocorre o crescimento em meninos, de 10 a 16 anos, e em meninas, de 9 a 14 anos, na grande maioria dos casos.

A infância oferece a melhor oportunidade para alcançar os objetivos do tratamento ortodôntico no menor espaço de tempo. As soluções associadas a esse tipo de tratamento para crianças de até 12 anos é menos traumática e mais eficaz.

Isso porque o esqueleto do crânio, da face e da estrutura óssea que suportam os dentes são altamente adaptáveis durante o crescimento. O tratamento preventivo aproveita, portanto, esses mecanismos sensíveis de adaptação.

dentista crianca
O tratamento preventivo, desde a infância, evita problemas mais graves na fase adulta.

Vantagens

A maioria dos adultos procura tratamento dentário principalmente por motivos de estética. Poucos sabem, no entanto, que parte das correções poderia ter sido resolvida ainda na infância para garantir, na fase adulta, o sorriso perfeito. Isto é, todos os dentes perfeitamente alinhados, além da mordida correta.

Há inúmeros tratamentos preventivos disponíveis. A missão, como o nome mesmo já diz, é diagnosticar previamente possíveis problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da arcada dentária, da mordida e da face.

Nas palavras de Thomas M. Graber, renomado especialista na área, a Ortodontia Preventiva evita as chamadas maloclusões, ou seja, “previne todo e qualquer desvio da arcada dentária”. Nessa lógica, o tratamento preventivo tem a missão não apenas de reconhecer precocemente lesões de cárie dentária, como também realizar intervenções adequadas a fim de restabelecer as posições corretas dos dentes.

Futuro

Os benefícios trazidos pela intervenção precoce do tratamento ortodôntico têm reflexos positivos também nas demais especialidades, facilitando, no futuro, os tratamentos ou procedimentos realizados pelos dentistas clínicos gerais, odontopediatras e até mesmo os tratamentos ortodônticos corretivos futuros.

Não apenas profissionais no âmbito da Ortodontia, mas outros especialistas, na área da saúde, reconhecem as vantagens da prevenção. Diagnosticar precocemente e eliminar hábitos orais insalubres, que possam interferir no desenvolvimento normal da dentição e do crescimento facial ajuda, por exemplo, a minimizar o risco de doenças que atingem as vias aéreas superiores e a garantir o bom desenvolvimento do sistema respiratório.

Dados reais

Uma das consequências mais comuns daqueles que não dão a devida importância à Ortodontia Preventiva é a chamada má oclusão, que, basicamente, são problemas na mordida entre a arcada dentária superior e inferior.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) comprovam que a má oclusão é o terceiro item mais comum na ordem dos problemas de saúde bucal, sendo precedido somente pela cárie e pela doença periodontal. A utilização dos recursos preventivos bastaria para melhorar tais índices.

Na prevenção, empregam-se procedimentos ortodônticos funcionais que corrigem em tempo hábil os defeitos de arcada dentária.

Está interessado no serviço? Entre em contato com os especialistas do Instituto Barbosa e transforme sua autoestima!

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h