START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

A Periodontia possui um grau de importância muito grande. Com o objetivo de reduzir a progressão das doenças periodontais, sua mais vigorosa aplicação está na manutenção da higiene das gengivas.

Mas, afinal, o que faz a Periodontia? Esse tratamento odontológico previne e trata as doenças da gengiva e dos tecidos de sustentação dos dentes. Uma gengiva pouco saudável apresenta inflamações e infecções, decorrentes da falta de higiene, do fumo, dos maus hábitos alimentares, baixa imunidade, dentre outros fatores.

Os procedimentos na Periodontia melhoram a condição da gengiva, removem placas bacterianas e curam processos inflamatórios dos tecidos da boca. Fique atento! Na ausência desse tratamento, as inflamações podem levar à irreversível perda dos dentes.

periodontia
Com a Periodontia, você previne e trata as doenças da gengiva, mantendo sua saúde bucal em dia.

Da gengivite a periodontite

As doenças periodontais ocorrem devido a um desequilíbrio entre a agressão bacteriana e a resposta do hospedeiro. Podem tornar-se irreversíveis e constituir-se um problema de saúde generalizado já que, por vezes, chegam a resultar em perda dentária, impactando negativamente fala, nutrição, qualidade de vida, e autoestima.

Em outras palavras, muitas complicações periodontais apresentam potencial para gerar consequências inflamatórias sistêmicas. Isso porque certas bactérias podem invadir os tecidos gengivais, se não forem removidas pelo tratamento mecânico.

Normalmente, a placa bacteriana adere à superfície dos dentes e deve ser removida com escovação e fio dental. Nos casos em que a placa “mineraliza” e se transforma em tártaro, somente o dentista consegue soltá-la da gengiva.

Caso não seja tratada, a presença do cálculo estimula uma reação inflamatória e o sangramento é sinal de doença gengival. A gengiva fica inchada e vermelha. Quando não removidas, as placas liberam toxinas que irritam ainda mais a gengiva.

Nos casos mais graves, a gengivite evolui para a periodontite, causando a sensibilidade dentária e a perda de suporte para os dentes. A perda óssea sinaliza o agravamento da doença. O osso perdido não volta, e a falta da sustentação leva, consequentemente, à queda do dente.

Procedimentos

O tratamento da periodontite é bastante eficaz. Com uma sonda, mede-se os locais de perda óssea. Nessas áreas, é realizada a raspagem subgengival para remover o tártaro com o ultrassom. Ao final, faz-se o polimento dos dentes. Com o tratamento, a gengiva volta a ser saudável.

A importância do tratamento periodontal, portanto, é evitar a progressão da doença e impedir que a placa bacteriana destrua o osso, total ou parcialmente.

As gengivites são doenças “silenciosas”. Não apresentam sintomas, no seu estágio inicial, ou qualquer outro tipo de sinal a ser sentido pelo corpo. Há inúmeros tratamentos relacionados à Periodontia, como o aumento de coroa clínica, por exemplo.

Nossos especialistas possuem laser cirúrgico, que são utilizados nas cirurgias minimamente invasivas. Utilizar essa tecnologia em procedimentos dentários é raro, o que torna o tratamento único e extremamente qualificado.

Sinais de advertência

Quanto mais se acumulam as placas, mais a gengiva inflama. Veja, a seguir, alguns sinais de gengivite:

  • Mal hálito;
  • Gosto ruim na boca após escovação;
  • Sensibilidade.

Atenção! Mulheres grávidas, adolescentes e pacientes com diabetes são mais suscetíveis às gengivites. A periodontite é considerada, aliás, um dos principais problemas de saúde em pacientes com diabetes e sua presença pode induzir resistência à insulina, agravando a doença.

Está interessado no serviço? Entre em contato com os especialistas do Instituto Barbosa e transforme sua autoestima!

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h