START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

image3

10 dicas e tratamentos certeiros para ter dentes perfeitos!

Para ter dentes perfeitos é preciso verificar alguns cuidados com escovação, a alimentação e também com certos hábitos que além de prejudicarem a saúde como um todo, prejudicam a estética e a qualidade do sorriso.

A maioria dos dentistas aponta algumas características que os dentes devem apresentar para serem considerados bonitos e saudáveis, entre elas a boa coloração e o alinhamento.

Conquistar o sorriso perfeito é como emagrecer: além da preocupação com a estética, é importante termos em mente a qualidade de vida que adquirimos com a adoção de práticas saudáveis, um processo que exige reeducação alimentar e cuidados diários para resultados consistentes.

E para chegar a esses resultados, separamos 10 dicas que vão te ajudar a alcançar a tão sonhada dentição perfeita, começando com os 3 tratamentos mais indicados pelos dentistas. Confira!

3 principais tratamentos para ter dentes perfeitos

Você já teve receio de sorrir por vergonha dos seus dentes? Se a resposta for afirmativa, saiba que muitas pessoas também enfrentam essa situação e que existem tratamentos para praticamente todos os tipos de problemas dentários.

O mais importante é buscar auxílio profissional para a identificação dos fatores que estão comprometendo a qualidade do seu sorriso.

Muitas vezes, o problema pode ser apenas estético, porém, em alguns casos, parte de uma infecção que atinge os ossos e a gengiva, afetando a coloração dos dentes e até mesmo a mastigação.

Além disso, falar sobre saúde bucal é sempre importante, afinal, o sorriso é o nosso cartão de visita e os problemas dentários podem influenciar negativamente a forma como nos relacionamos com nossos amigos e colegas de trabalho.

Portanto, nesse artigo sobre como ter dentes perfeitos, listamos os 3 principais tratamentos que garantem a correção dos problemas dentários mais comuns. São eles o aparelho ortodôntico, o clareamento e a lente de contato dental.

Aparelho ortodôntico

Os aparelhos ortodônticos são indicados para corrigir imperfeições no alinhamento da arcada dentária.

O tipo mais comum de aparelho ortodôntico é o fixo, que conta com bráquetes, bandas e fios.

Em muitos casos é preciso extrair dentes para a efetividade do alinhamento. O aparelho reduzirá os espaços que eram ocupados pelos dentes removidos, “puxando” os demais dentes de forma gradual e segura.

Se o indivíduo que utiliza aparelho ortodôntico se sentir incomodado com a intervenção estética, poderá optar pelo modelo fixo estético, totalmente transparente e bem mais discreto.

A duração do tratamento com aparelho ortodôntico varia bastante, mas normalmente dura de um a dois anos, dependendo da quantidade de dentes removidos e de outros aspectos revelados na avaliação do dentista.

image4
Os aparelhos são adotados para uso estético e melhoram a qualidade da mastigação.

Para ajudar a deixar os dentes perfeitos, o aparelho móvel é mais indicado para crianças que ainda não têm todos os dentes permanentes – em média, até os 12 anos – ou após a utilização do aparelho fixo.

A principal função do aparelho é conter o desalinhamento dos dentes, mantendo-os no local certo, e mesmo sendo o aparelho móvel, precisa ser usado sempre.

Durante o tratamento, o dentista pode aplicar o expansor palatino, usado para solucionar a mordida cruzada, que em muitos casos só é corrigida totalmente com a realização de uma cirurgia.

CTA FINAL

Além do aparelho ortodôntico e móvel, vale a pena mencionar o aparelho lingual, no qual os bráquetes permanecem na parte traseira dos dentes, sendo também uma solução estética.

Para finalizar, os aparelhos alinhadores são indicados para as pessoas com alergia a algum material usado nos modelos convencionais, como o níquel, por exemplo.

Clareamento

Você sabia que os dentes dos seres humanos não são naturalmente brancos?

Na verdade, os dentes possuem um amarelado natural, porém, o branco logo se tornou referência de dentes perfeitos com as primeiras campanhas publicitárias de produtos de higiene, como as pastas de dente e os enxaguantes bucais.

O clareamento dental é indicado para combater o amarelamento dos dentes que acontece naturalmente com o tempo, assim como os pigmentos adquiridos pelo consumo de algumas bebidas e alimentos.

Logo a seguir, você terá mais detalhes sobre esses aspectos e saberá quais são os itens que ajudam a escurecer a dentição quando consumidos em excesso.

image9
O clareamento dos dentes é um processo simples e que traz resultados estéticos fantásticos.

Há três tipos de clareamento dental: o caseiro, no qual o dentista prescreve um kit para ser usado pelo próprio paciente, com moldeira e tubetes clareadores, o profissional, realizado no consultório dentário, com efeito mais rápido e o clareamento a laser, também feito sob a supervisão de um dentista.

Lente de contato dental

Esse procedimento é mais relacionado à estética. Trata-se de lâminas feitas em porcelana que são colocadas na parte posterior dos dentes.

As lentes podem ter duração de 20 anos, porém, alguns hábitos alimentares, bem como a falta de uma higienização adequada, contribuem para a diminuição do tempo de vida útil das placas.

Pessoas que roem as unhas podem precisar usar uma placa de relaxamento ou mesmo itens que protegem a dentição.

image6
As lentes de contato dentais podem alterar a forma e o tamanho dos dentes

Caso qualquer uma das lentes quebre é impossível repará-las, portanto, a substituição será inevitável. As visitas ao dentista também devem ser frequentes para prevenir problemas que possam danificá-las.

7 dicas para conservar seus dentes perfeitos

Além dos tratamentos mencionados nos tópicos anteriores, é possível ter dentes perfeitos com a adoção de alguns hábitos que podemos realizar facilmente no conforto do nosso lar.

Você sabia que beber a quantidade diária recomendada de água também é importante para a saúde dos dentes? E que alguns tipos de alimentos e bebidas podem “estragar” a qualidade estética do seu sorriso aos poucos?

Certas substâncias que são agradáveis ao paladar podem ameaçar a saúde da boca como um todo, portanto, além de revelá-las, vamos te mostrar o que fazer para conservar seus dentes sempre limpos e brilhantes.

São 7 cuidados que garantem a melhora da estética dos dentes e que protegem a boca contra o mau hálito e a inflamação da gengiva, entre outros problemas relacionados.

Confira as dicas e comece hoje mesmo a cuidar corretamente do seu sorriso!

Escovação diária

A escovação diária é a ação mais importante para prevenir o aparecimento de muitos problemas dentários, como cáries, gengivite, mau hálito e tártaro, só para citar alguns.

E não é só isso: além de contribuir para deixar os dentes perfeitos, a escovação regular também tem uma participação no bem-estar geral do indivíduo. Falar bem e obter uma mastigação correta são alguns dos benefícios.

Dê preferência para a utilização de pastas dentais com flúor e escova de boa qualidade, substituindo-a de 3 em 3 meses.

Geralmente, após o terceiro mês de uso, as cerdas da escova não apresentam mais a mesma eficiência e isso pode prejudicar a remoção da placa bacteriana.

image3
A escovação deve ser feita de duas a três vezes a dia, com pasta dental fluoretada e escova com cerdas macias.

Uso de fio dental

Nem todos os resíduos podem ser removidos somente com a escovação diária, principalmente os que ficam alojados entre os dentes. Aí está a importância do fio dental para a conquista dentes perfeitos e protegidos.

Se não for removida, a sujeira acumulada pode provocar o aumento da placa bacteriana, cáries, tártaro, mau hálito e problemas na gengiva.

Uma dúvidarecorrente é se o fio dental deve ser utilizando antes ou depois da escovação. A primeira opção é a mais viável, pois uma parte dos resíduos podem parar em áreas onde a escova não alcança e, se isso for feito depois, a limpeza não será completa.

image1
O fio dental consegue remover resíduos onde as escovas não alcançam.

O fio dental pode ser usado apenas uma vez ao dia. Para potencializar a limpeza, o melhor é manter o hábito de utilizá-lo antes da última escovação do dia.

Enxaguante bucal

Assim como o fio dental, o enxaguante bucal pode ser utilizado uma vez ao dia, de preferência pela manhã ou antes de dormir.

Ele potencializa a higiene bucal, combatendo os germes que causam o mau hálito e proporcionando uma sensação refrescante após a escovação. É importante lembrar que não se deve enxaguar a boca após o uso do produto.

image2
O enxaguante bucal também colabora para a conquista de dentes perfeitos.

Diminua o consumo de alguns tipos de alimentos e bebidas

Existem alimentos e bebidas que deixam os dentes mais escuros. A lista é composta por alguns tipos de molhos, beterraba, sucos de ameixa e uva, café, refrigerantes de cola, balas, vinho e folhagens de cor escura, entre outros insumos.

image7
Apesar de fazer bem ao coração, o vinho está na lista de bebidas que escurecem os dentes.

O consumo/ingestão dos itens citados em excesso promove o escurecimento gradual do esmalte dos dentes, sendo necessárias algumas sessões de clareamento dental para solucionar o problema.

CTA FINAL 2

É preciso atenção especial com a alimentação das crianças, principalmente no que se refere ao consumo de doces antes de dormir. É fundamental que elas aprendam a tomar certos cuidados desde cedo para que tenham dentes perfeitos na juventude e na fase adulta.

Coma barras de cereais ou frutas nos intervalos entre as principais refeições

Cereais e frutas contêm bastante fibras e pouca quantidade de açúcar, o que estimula a mastigação e a produção de saliva, que é essencial para diminuir as chances de mau hálito e evitar a xerostomia (baixa produção de saliva).

A limpeza superficial dos dentes também será prejudicada se a boca não estiver lubrificada, o que acaba facilitando o aparecimento das bactérias.

image10
A maçã é uma das frutas que estimula a produção de saliva e ajuda a limpar os dentes.

Evite o cigarro

Além de causar doenças que já são bastante conhecidas, o cigarro prejudica qualquer projeto de dente perfeito.

Quem fuma geralmente possui dentes mais amarelados que o normal, que vão escurecendo cada vez mais com o tempo.

Se o dente passar por uma restauração, o hábito de fumar também pode causar problemas à resina, material muito usado no procedimento.

As doenças periodontais – da gengiva – também podem aparecer com mais facilidade devido ao fumo. As infecções vão acontecendo primeiramente na gengiva e em seguida atingem os ossos que sustentam os dentes.

image8
O cigarro pode causar outros males que vão muito além do amarelamento dos dentes.

Tome bastante água

Os benefícios da água são incalculáveis e manter os dentes perfeitos pode ser considerado um deles.

A água – seja natural ou com gás – auxilia na produção da saliva, além de limpar e diluir todos os resíduos dos alimentos após as refeições.

Porém, um aspecto deve ser levado em conta: o líquido deve ter a quantidade de flúor recomendada para que se possa aproveitar todas as suas vantagens.

Normalmente, a água que é fornecida pelas companhias de saneamento das grandes cidades atende a esse requisito, o que não acontece com algumas marcas de água mineral, por exemplo.

Beba no mínimo 2 litros de água potável todos os dias e não se esqueça de levar sua garrafinha no trabalho para se manter sempre bem hidratado(a).

image5
A água precisa ser fluoretada para trazer ainda mais benefícios à saúde.

Esses são os melhores tratamentos e dicas para dentes perfeitos, saudáveis e bonitos.

Se você apresenta algum problema dentário mais acentuado, como dente torto, por exemplo, procure um dentista e verifique a colocação do aparelho ortodôntico.

Por outro lado, se você está incomodado(a) com a cor dos seus dentes, o mais indicado é o clareamento, bem como os cuidados diários com a escovação.

Lembre-se que para ter um sorriso perfeito a saúde bucal é o mais importante, o que significa que além da escovação, a qualidade da alimentação também é fundamental. Portanto, evite o consumo exagerado de alimentos com muita concentração de molhos e corantes.

Você pode consultar mais informações sobre saúde bucal acessando outros conteúdos do nosso blog, que está recheado de dicas imperdíveis de como cuidar dos dentes de maneira prática e segura.

Para quaisquer dúvidas sobre o assunto tratado neste artigo, entre em contato com o Instituto Barbosa e conheça todos os tratamentos dentários que realizamos.

Contamos com a sua participação. Até a próxima!

About the Author:Carolina Caram

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h