START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

image8 (1)

10 mitos e verdades sobre os alinhadores ortodônticos transparentes

A tecnologia também chegou à estética bucal. Hoje, não existem apenas os aparelhos fixos tradicionais, mas também alinhadores ortodônticos mais discretos e, principalmente, confortáveis. Mais que isso, eles têm o mesmo êxito que o aparelho convencional. Um dos modelos que se destaca são os alinhadores ortodônticos transparentes, que têm ganhado mais adeptos no Brasil.

Mitos e verdades sobre os alinhadores ortodônticos transparentes

Mesmo que esta novidade seja uma boa opção para substituir os aparelhos tradicionais, muitos mitos ainda pairam no ar. Aqui, tiraremos todas as suas dúvidas sobre o que falam por aí!

1. Alinhadores ortodônticos transparentes têm vantagens em relação aos tratamentos convencionais com braquetes

Verdade! O tratamento com esse tipo de aparelho evita que a pessoa fique com machucados pela boca, diferente do que acontece com o aparelho tradicional. Outra vantagem é poder tirar o molde para escovar os dentes, evitando assim, acúmulo de bactérias e um possível desenvolvimento de cáries.

Como a movimentação dos dentes é muito maior com o aparelho fixo, pois acontece em todos os dentes, com os alinhadores transparentes ocorre o oposto, pois a movimentação se dá apenas nos dentes que precisam ser ajustados.

image4 (1)
Essa é uma forma muito prática e menos dolorida de deixar o seu sorriso muito mais bonito.

CTA FINAL 2

2. Os alinhadores transparentes podem ser utilizados apenas em casos fáceis

Mito! Depende muito da pessoa se os alinhadores transparentes serão de fato os mais indicados. Alguns alinhadores fabricados no Brasil são utilizados em casos mais simples. Outros, fabricados nos Estados Unidos, são usados em casos mais severos. Tudo vai depender do paciente e do conhecimento do cirurgião-dentista.

image1 (5)
Não esqueça de tirar todas as suas dúvidas com um cirurgião-dentista de confiança.

3. É possível retirar os alinhadores transparentes para as refeições

Verdade! Você pode tirá-lo para se alimentar e também para higienizar os seus dentes. Além disso, não é necessário ter uma escova de dente especial para a escovação. Tudo pode seguir normalmente.

image2 (2)
Uma das várias vantagens é poder passar o fio dental normalmente e tirar o alinhador quando quiser.

4. O alinhador transparente removível não funciona tão bem como os aparelhos convencionais

Mito! A qualidade do tratamento depende do profissional que estará acompanhando o seu tratamento e também do seu comprometimento para com o uso do alinhador. O importante é não abusar da chance de poder tirá-lo quando quiser.

image8 (1)
Procure estabelecer uma meta de quantas horas por dia você usará o alinhador transparente.

5. O tratamento é menos dolorido

Verdade! O desconforto fica apenas nos dentes que estão mais tortos. Não se sente uma dor em toda a boca, como nos aparelhos fixos. Porém a dor varia, dependendo da sensibilidade de cada paciente.

image3 (1)
A maioria das pessoas sente um leve desconforto temporário nos primeiros dias após a manutenção.

6. O clareamento dental deve ser feito antes de usar o alinhador?

Depende! Se você optar por utilizar um alinhador ortodôntico transparente, você pode fazer o clareamento antes, durante ou depois do tratamento, justamente por ele ser removível.

image10
A escolha de fazer um clareamento dental é toda sua.

7. É preciso usar a contenção dentária depois de usar o alinhador transparente?

Verdade! A contenção deve ser usada sempre, tanto com aparelhos fixos como com os transparentes. Já existem contenções transparentes parecidas com as Invisaling. Vale a pena se informar com o seu dentista.

image5 (1)
Não deixe de usar a contenção dentária, ela vai manter os seus dentes no lugar após o tratamento.

CTA

8. Os aparelhos transparentes são mais higiênicos?

Verdade! Por ser um aparelho removível, a higienização pode ser feita de forma mais completa. Além de escovar os dentes é possível limpar o aparelho também.

image6 (1)
Praticidade na hora da higienização é um dos pontos fortes dos aparelhos transparentes removíveis.

9. A única forma de corrigir o espaçamento entre os dentes é com o aparelho ortodôntico?

Mito! O uso do aparelho ortodôntico corrige esse problema, mas demora muito mais. O paciente pode optar por outros tratamentos como: lentes de contato de dentes, facetas e restaurações com resinas diretas ou indiretas.

image9
O tratamento ortodôntico é a opção mais conservadora nesses casos, mas depende de cada pessoa.

10. Quanto mais cedo começar a usar o alinhador ortodôntico transparente, melhor?

Verdade! O tratamento tende a ser mais eficaz se o caso começar a ser resolvido o mais rápido possível. Melhor ainda quando ainda se é criança. Entretanto, não existe uma idade limite para o uso. A procura é muito maior por adultos e idosos.

image2 (5)
Independentemente da idade, invista na sua saúde bucal e em um sorriso que te deixará mais feliz.

Conseguiu tirar as suas dúvidas? Esperamos que sim! Se você souber de mais alguma verdade ou mito sobre o tratamento com alinhadores ortodônticos transparentes, compartilhe conosco! Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais.

About the Author:Carolina Caram

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h