START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

boca-seca

A boca seca pode ser um sintoma de quais doenças?

O funcionamento do corpo humano é realizado com interdependência de suas partes. A harmonia de seus sistemas faz com que milhares de reações químicas aconteçam. É preciso atentar-se a qualquer anormalidade em seu desempenho e características. Sentir a boca seca é uma delas.

Principalmente à noite, é bastante comum ter essa sensação. Nesse caso, o motivo é a menor produção de saliva no período noturno. Incômodo, mas sem gravidade.

Caso seja recorrente e mais que apenas uma sensação incômoda, é preciso investigar. O organismo pode estar alarmando sobre alguma situação irregular.

Você sabe o que é xerostomia?

Xerostomia é um sintoma causado pela falta ou baixa produção da saliva. As glândulas salivares estão inibidas por alguma razão clínica. O fato de estar com a boca seca é inconveniente para a saúde bucal e sua composição química, como minerais, aminoácidos, enzimas e anticorpos.CTA

Medicamentos

Um dos efeitos colaterais de muitos remédios para depressão, pressão alta, quimioterápicos e antialérgicos é deixar a boca seca. Por isso, é importante relatar ao médico qualquer medicamento que esteja usando.

Desidratação

A presença da água no corpo humano varia entre 50% e 70%. É um elemento de extrema importância para o bom funcionamento do organismo. A falta de ingestão de líquidos traz a sensação de boca seca. É recomendado ingeri-los antes de dormir, principalmente água.

Cigarro

Atenção, fumantes! O cigarro, além de secar a boca, desestabilizando suas funções, é prejudicial à saúde como um todo!

A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo.

Respirar pela boca

Ao ter dificuldades na respiração e respirar pela boca, há o ressecamento da área pelo ar. A umidade natural da região é prejudicada.

Sal

O excesso de sal pode ocasionar na secura da boca, principalmente à noite. O cuidado com a alimentação é essencial para o pleno funcionamento de nossos órgãos e sistemas.

Diabetes

Além dos medicamentos para o tratamento, a diabetes também traz a sensação de boca seca. A causa é os níveis elevados de açúcar na corrente sanguínea. Mantenha o nível de glicose regulado através da prática de exercícios e um cardápio saudável. É preciso monitorar regularmente, e nos períodos do dia indicados pelo médico.

Fatores emocionais

O peso emocional que um indivíduo carrega pesa na saúde física. O mundo moderno está repleto de pessoas abaladas emocionalmente, seja por stress, depressão ou ansiedade.CTA FINAL 2

Todos conhecem alguém ou sofrem de algum desses males. E um dos sintomas é justamente a boca seca. Lembre-se: “Mente sã, corpo são”.

Gravidez

Durante a gravidez, a futura mamãe precisa ingerir água por dois. Não suprir essa necessidade pode causar a sensação de secura na boca. Caso venha acompanhada de outros sintomas, deve-se procurar um médico imediatamente.

Muitas podem ser as causas da boca seca ou xerostomia. O fato é que sua permanência influi diretamente na saúde bucal. Hábitos saudáveis auxiliam na melhora desse quadro: beber bastante água, evitar bebidas muito doces e alcoólicas e não ingerir cafés e chás estimulantes em demasia.

Possui algum desses sintomas? Deixe seu comentário e siga nossas publicações para mais informações.

About the Author:Carolina Caram

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h