START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

image2

Aparelho de contenção: entenda o que é e se seu uso é obrigatório

Após o tratamento com o aparelho fixo, é muito comum o uso do aparelho de contenção. O objetivo é dar continuidade ao que foi alterado no sorriso e garantir que os dentes não vão voltar a ficar tortos ou fora do lugar.

Além da contenção móvel, mais conhecida, existe também a fixa, que tem função diferente e serve para arrumar a posição dos dentes, ficando presa ao céu da boca.

Vamos explicar agora o que é o aparelho de contenção e ajudar você a entender porque utilizá-lo é tão importante após o tratamento ortodôntico.

O que é o aparelho de contenção?

image1
O aparelho de contenção garante o sucesso do tratamento ortodôntico. Créditos: Epeo.com.br

A contenção é um aparelho que pode ser fixo ou móvel e é recomendado pelo dentista para dar continuidade ao tratamento ortodôntico, após a remoção do aparelho fixo.

Sua função é exatamente a que diz o seu nome: conter ou segurar os dentes na posição em que foram colocados após o uso do aparelho fixo. Mesmo que você tenha passado um bom tempo usando aparelho, é natural que os dentes queiram voltar à posição anterior ao perceberem que não há mais nada os impedindo de ser mexer.

Ao usar a contenção você evita que isso aconteça, ajudando seu corpo a perceber que seus dentes devem permanecer na posição “correta”. Isso porque as fibras que sustentam os dentes são elásticas e se lembram de como estavam anteriormente. Então, se você não usa a contenção, os dentes tendem a voltar a ficar tortos ou separados.

CTA

Apesar de serem muito parecidos com os aparelhos móveis, suas funções são diferentes. Os primeiros estão corrigindo a posição dos dentes ou da mordida, por exemplo. Já o aparelho de contenção está ali apenas para “segurar” seus dentes e evitar que se mexam e todo o tratamento ortodôntico seja perdido.

É obrigatório usar a contenção após o aparelho ortodôntico?

image4
Para evitar a perda do tratamento ortodôntico, o ideal é usar a contenção pelo tempo indicado pelo dentista. Créditos: Renata Castro

A notícia de que você irá finalmente retirar o sorriso metálico não é sinal de que o tratamento ortodôntico terminou. Quem deseja manter os dentes retos e bonitos precisa ir até o final do tratamento e o aparelho de contenção é o mais indicado nesse momento.

Todos os pacientes que fizeram uso do aparelho fixo para arrumar a posição dos dentes terão que usar algum tipo de contenção. O motivo? Como comentado no tópico anterior, as fibras que sustentam os dentes são elásticas e possuem memória. Ou seja, elas sabem que os dentes não estavam na posição em que estão agora.

O que isso significa? Que se não houver nada que “segure” os dentes, eles irão voltar a sua posição original e todo o tratamento ortodôntico será perdido. A contenção evita isso e poderá ser fixa ou móvel.

Há casos em que será preciso usar uma contenção para o resto da vida. Os dentes inferiores, por exemplo, têm maior tendência a se mexer e entortar, então ao retirar o aparelho fixo você irá usar uma contenção fixa. Mas não se preocupe, ela é discreta, praticamente imperceptível.

Já o aparelho de contenção móvel poderá ser retirado após algum tempo. De qualquer forma, não ignore o que diz seu dentista e o utilize pelo tempo que for indicado. Se você não seguir à risca o período com esse aparelho, corre o risco de ter que voltar para o fixo – ou ver seu sorriso voltar a ficar torto.

Por quanto tempo tenho que usá-lo?

image3
O tempo de uso da contenção depende muito do tratamento realizado e dos dentes que foram tratados. Créditos: Clínica Villa Vita

Quanto tempo será preciso usar o aparelho de contenção? Essa é uma dúvida que passa pela cabeça de todas as pessoas que estão finalizando o tratamento ortodôntico.

Apesar disso, não há uma resposta definida. Cada caso é um caso. Os aparelhos móveis serão usados, em média, por um ano a um ano e meio. Já os fixos, principalmente aqueles que são colocados nos dentes inferiores, podem ser deixados ali para o resto da vida.

Isso porque alguns dentes precisam apenas se acostumar com a nova posição, enquanto outros têm tendência a ser mexer devido à mordida e até mesmo à posição da língua na boca.

CTA FINAL 2

O ideal é perguntar ao seu dentista, no momento da colocação da contenção, por quanto tempo será necessário usá-la. Se for removível você voltará ao consultório, ao menos, uma vez por mês até não precisar mais dela. Se for fixa, as visitas serão necessárias, mas nem sempre tão frequentes.

De qualquer forma, siga as orientações que foram passadas (quanto ao uso e limpeza) para garantir o sorriso perfeito que você buscava ao optar pelo tratamento ortodôntico.

Qual a diferença entre o aparelho de contenção fixo e móvel?

image2
A contenção móvel pode ser removida para se alimentar, já a fixa permanece fixada aos dentes por período determinado pelo dentista. Créditos: Hapvida

As diferenças entre o aparelho de contenção móvel e fixo são bastante simples. O móvel é mais indicado para a arcada superior, pois esses dentes precisam apenas se adaptar à sua nova posição e têm menos tendência a voltarem a entortar ou sair do lugar se a contenção for usada pelo tempo indicado.

Já a fixa é ideal para os dentes que têm mais chances de movimentação, como ocorre no caso da arcada inferior. Na maioria dos casos, o paciente permanece com essa contenção pelo resto da vida. Enquanto que em outros, quando o tratamento foi feito na adolescência, o aparelho pode ser retirado durante a vida adulta.

Atualmente, os dentistas têm preferido que seus pacientes permaneçam com a contenção da arcada inferior pelo maior tempo possível e, se necessário, façam apenas sua troca, e não remoção, de forma a garantir que os dentes permaneçam na posição correta.

Como você pode ver, usar o aparelho de contenção é muito importante caso deseje manter o sorriso do jeito que sempre imaginou e não queira começar o tratamento ortodôntico novamente.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue no blog para acompanhar as novidades!

About the Author:Carolina Caram

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h