START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

18

Aparelho fixo de porcelana: o que é e quais são suas vantagens

O aparelho fixo de porcelana é uma excelente alternativa para quem deseja manter a discrição no sorriso durante o tratamento ortodôntico. Apesar de possuir a mesma estrutura dos aparelhos convencionais, essa opção oferece um ótimo ganho estético, já que a cor de seus componentes se assemelha à coloração da dentição.

Sendo assim, nada melhor que alinhar os dentes sem se sentir incomodado(a) ao sorrir. Com o aparelho de porcelana, essa mudança traumática na aparência deixa de existir. E sua confiança e autoestima se manterão intactos.

O aparelho de porcelana é transparente e assegura total discrição durante o tratamento.

O que é o aparelho de porcelana?

O aparelho de porcelana é fixo e similar ao metálico tradicional. Sua grande diferença é a coloração discreta que garante um sorriso branco, como se não houvesse nada em sua boca. Essa é uma alternativa segura para pessoas que dependem da sua imagem para trabalhar, por exemplo. Afinal, vivemos em uma época em que a aparência conta muito no dia a dia.

Essa opção também garante a sensação de um conforto maior durante o tratamento. Isso se deve ao fato de a estrutura do objeto oferecer movimentos ortodônticos mais leves. Também há fios que são cobertos por uma fina camada de teflon da mesma cor branca dos dentes.

Além do aparelho de porcelana convencional, o mercado também oferece o aparelho de porcelana de safira. Os braquetes são feitos a partir de safira pura e monocristalina, o que assegura ainda mais transparência. Ambos garantem resistência e ausência de manchas no braquete durante todo o tratamento.

CTA

Quando é recomendado?

Como já foi citado, o aparelho fixo de porcelana é semelhante ao metálico convencional em sua fabricação. Sendo assim, é recomendado para todos os tipos de tratamento. Os casos mais comuns são corrigir o apinhamento dos dentes e o espaçamento entre eles, seja em crianças, adolescentes ou adultos.

Outros problemas que sugerem o uso do aparelho ortodôntico são: mordida profunda aberta ou cruzada, periodontite, fechamentos de diastema e prognatismo. Esse último é o causador de desgaste dos dentes e dores nos maxilares e nas articulações.

Recomenda-se seu uso em pessoas públicas ou que dependem de sua aparência para trabalhar. Isso ocorre com modelos fotográficos, modelos de passarela, promotores de festas, jornalistas, atletas, atores e atrizes, entre outros.

Além desses, profissionais que necessitam falar muito em público, como advogados e palestrantes, por exemplo. E, claro, os mais jovens, que estão sempre expostos às redes sociais.

Como funciona?

Ao ser detectada a necessidade do uso de um aparelho ortodôntico, faz-se necessário a realização de uma radiografia panorâmica da boca. Esse procedimento é essencial para analisar a situação e a posição de cada dente e verificar se existe algum caso de cárie no paciente.

O tratamento com o aparelho fixo de porcelana segue diretrizes comuns às utilizadas no convencional. Ele funciona como um corretor dos dentes e demais problemas bucais que necessitem de seu uso.

Vale frisar que os braquetes estéticos também podem ser do tipo autoligados. Isso faz com que não sejam utilizadas as tradicionais borrachinhas coloridas para prender o arco ortodôntico.

Somente um profissional gabaritado da área poderá indicar o melhor caminho a seguir durante um tratamento. O mesmo pensamento vale quando o assunto é manutenção, com diretrizes que devem ser seguidas à risca para o sucesso do procedimento.

Quais são as vantagens do aparelho de porcelana?

A grande vantagem do aparelho de porcelana é manter a discrição, por conta da sua coloração parecida com a dos dentes, o que garante que ele fique quase imperceptível na boca.

Sua resistência, ao contrário do que se possa imaginar, é a mesma da alternativa metálica tradicional. Há algum tempo, os aparelhos transparentes eram confeccionados em policarbonato. Apesar de ser um material mais em conta, sua resistência era menor e manchava com o tempo, o que não ocorre com a porcelana.

O aparelho de porcelana não mancha durante o tratamento, mas as borrachinhas podem amarelar devido ao contato com alimentos e bebidas com corantes. Nesse caso, basta perguntar ao ortodentista se há a possibilidade de colocar um aparelho autoligado estético, também transparente e que dispensa o uso dessas borrachinhas.

O aparelho de porcelana não mancha e é bastante resistente.

Como é a manutenção?

O ortodentista irá marcar as datas das visitas do paciente para a devida manutenção no aparelho, como ajustar os braquetes.

Esse expediente é importante não só para verificar o andamento do tratamento e o movimento dos dentes, mas também para a higienização da boca. Isso inclui a remoção do tártaro, da placa bacteriana e da sujeira que acumula mesmo com a escovação dental.

A escovação, aliás, é fator preponderante na preservação do aparelho e da saúde bucal durante o tratamento. Bem como o uso constante do fio dental. Afinal, se a ideia é contar com um produto transparente para assegurar a discrição, nada mais sensato que evitar que sujeira se acumule os vãos.

Como prevenção, é necessário todo o cuidado no momento de ingerir um alimento mais duro, para evitar que o aparelho fixo de porcelana se quebre. Todos os aparelhos fixos, na realidade, exigem uma mordida mais suave. Contratempos podem ocorrer com frutas, lanches, pipoca,doces duros, entre outros.

CTA FINAL 2

Instituto Barbosa

O Instituto Barbosa utiliza apenas o Sistema Damon de tratamento. Esse sistema conta com braquetes autoligáveis, que dispensam os tradicionais elásticos e bandas metálicas que costumam machucar a boca do paciente.

Nesse caso, os dentes passam a se mover com maior rapidez, mesmo que os braquetes não necessitem de amarrilho e arcos com memória. Através desse expediente, os casos são tratados em menos tempo, com menos consultas e maior conforto que no sistema tradicional.

Essa particularidade também influencia diretamente na higienização oral. Pela configuração dos aparelhos tradicionais, é mais fácil acontecer a retenção de resíduos na boca, o que resulta no acúmulo de placas que são os causadores de problemas gengivais. Sem todo esse aparato, a higiene é facilitada e a presença de resíduos eliminada.

Portadores de periodontite se beneficiam do uso do Sistema Damon do Instituo Barbosa. Isso ocorre porque o sistema favorece justamente uma boa higienização bucal.

E você, já conhecia ou já utiliza o tratamento com o aparelho fixo de porcelana? Gostou de suas características e vantagens? Aproveite e compartilhe aqui seus conhecimentos e percepções sobre esse moderno tratamento que visa a alinhar os dentes com total discrição e comodidade.

About the Author:Carolina Caram

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h