START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

image4

Aparelho ortodôntico termoativado: tudo que você precisa saber

O aparelho ortodôntico termoativado é um dispositivo utilizado para corrigir o alinhamento e a posição dos dentes, cuja principal característica é sua flexibilização de acordo com a temperatura da boca.

Há vários modelos de aparelhos ortodônticos, sendo que cada um deles é recomendado para uma finalidade de tratamento diferente, de acordo com a avaliação do dentista. Os mais conhecidos são os móveis e fixos, mas, devido a novas exigências, surgiu também uma nova categoria de aparelhos.

Com a tendência de sempre aprimorar os materiais, levando mais conforto e eficiência para os usuários, desenvolveu-se o aparelho ortodôntico termoativado.

O que é o aparelho termoativado?

Quando falamos de aparelho ortodôntico termoativado, estamos nos referindo, na prática, a uma qualidade designada ao tipo de fio utilizado. Também conhecido por autoligado, o fio termoativado é composto pelos elementos níquel, titânio e cobre, sendo este último o seu maior diferencial. Com essa composição, a flexibilização dos arcos é constante, proporcionando maior mobilização dos dentes.CTA FINAL 2

O visual é muito semelhante ao aparelho fixo convencional, com exceção de não utilizar as já conhecidas borrachinhas em volta dos braquetes. No modelo autoligado, as peças são conectadas previamente aos fios de mesmo material e fixadas nos dentes, sem necessidade do elástico colorido. Assim, a performance do aparelho é mais eficaz por ter menos atrito e maior controle do movimento.

Como ele funciona?

Como o próprio nome diz, o aparelho ortodôntico termoativado funciona conforme a temperatura induzida nos fios da armação. Essa variação será causada naturalmente pelo paciente, ao ingerir alimentos frios ou quentes, causando a flexibilização do arco e assim estimulando sua função.

Ao tomar um gole de café quente, por exemplo, a composição dos fios do aparelho irá reagir à temperatura, tornando o material rígido. Já em condições mais frias, como ao tomar sorvete ou bebidas com gelo, o fio dilata e fica mais elástico. Essa constante alteração na temperatura faz com que o arco trabalhe ajustando a posição dos dentes.

O efeito vale somente para o momento de contato com as substâncias frias ou quentes, voltando à temperatura de trabalho natural do corpo humano de 37º C. Com isso, a curva de elasticidade irá provocar a pressão desejada para corrigir a configuração dos dentes do paciente.

Quando é recomendado?

Com o sistema do fio ortodôntico termoativado, o aparelho apresenta um desempenho mais independente do que os modelos comuns. Isto quer dizer que não são necessárias consultas mensais para ajuste das peças, pois os fios já fazem este trabalho de acordo com a variação de temperatura da boca.

Com um maior intervalo entre cada visita ao consultório, o aparelho termoativado acaba sendo recomendado para quem não tem tanto tempo livre para comparecer às consultas, como por exemplo, pacientes que viajam constantemente.

Além disso, o aparelho é aconselhado para quem deseja que os resultados aconteçam mais rapidamente. O tempo de uso costuma ser mais curto do que os modelos tradicionais, sendo uma boa alternativa para reduzir a duração do procedimento.

No entanto, o acompanhamento do dentista é essencial em todos os casos para avaliar a evolução do tratamento e para realizar as mudanças necessárias após um período mais longo. As consultas geralmente acontecem a cada dois meses, dependendo da opinião do especialista, com o objetivo de reforçar as ligas termodinâmicas.

No geral, o aparelho ortodôntico termoativado é recomendado para adultos ou crianças, desde que sejam iniciados o mais cedo possível.

Instituto Barbosa

No Instituto Barbosa, só utilizam-se os aparelhos autorizados Damon System e alinhadores ortodônticos, como o InvisaLign.

O aparelho ortodôntico autoligável Damon System leva esse nome por causa de sua tecnologia que permite que o fio e o aro sejam fixados sem a necessidade de elásticos ou bandas metálicas. Desta forma, as únicas peças serão os braquetes e o fio ortodôntico, ligados um ao outro.

CTA

As qualidades do aparelho Damon System trazem mais conforto ao paciente, já que causam menos dor do que os modelos convencionais. A correção dos dentes acontece em menor duração, podendo eliminar até 6 meses de uso, e com menos frequência de consultas ao dentista para manutenção. A diferença pode ser notada com pouco tempo de tratamento.

Outras vantagens incluem a valorização estética, já que é um tipo de aparelho mais discreto, descartando as borrachinhas coloridas. Para quem espera um visual ainda mais simples, existe a opção Damon Clear, com os braquetes transparentes. Além disso, a eliminação das ligas proporciona mais higiene bucal, já que não acumula partículas de alimentos.

Ao fim do procedimento, o paciente terá não só os dentes alinhados, mas também uma arcada dentária mais ampla e a mordida corrigida, possibilitando um sorriso mais bonito.

Consulte seu dentista para saber se o aparelho ortodôntico termoativado é a melhor opção para o seu caso. Continue acompanhando nosso blog para mais informações como essa!

About the Author:Carolina Caram

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h