START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

O aparelho móvel corrige imperfeições na formação da arcada dentária

Aparelho removível: 5 dicas infalíveis de uso e manutenção

O uso do aparelho móvel geralmente é indicado para a fase de crescimento, quando a estrutura óssea da arcada dentária começa a se desenvolver de forma anômala.

Com ele, é possível evitar a extração de dentes tortos e até mesmo a utilização de aparelho fixo por tempo prolongado.

Além disso, o aparelho removível também é indicado para manter as alterações feitas após a retirada do aparelho, mantendo os dentes em suas novas “posições” e garantindo o alinhamento característico do sorriso perfeito.

O aparelho móvel corrige imperfeições na formação da arcada dentária
O aparelho móvel corrige imperfeições na formação da arcada dentária

E se você utiliza este tipo de recurso ortodôntico, então continue acompanhando nosso artigo para descobrir como conservar e realizar a manutenção correta do seu aparelho removível.

CTA

5 dicas infalíveis de uso e conservação do aparelho móvel

Existem alguns cuidados específicos para o uso e a conservação deste tipo de aparelho, que tem como principal objetivo a garantia de um sorriso mais harmônico e saudável em casos de dentes tortos.

Por isso, preparamos dicas essenciais para que você saiba como utilizar e higienizar corretamente o seu aparelho removível.

São ações simples e muito importantes que não podem ficar de fora da sua rotina. Confira!

Retire o aparelho móvel antes das refeições

A dica mais importante de todas, sem dúvidas, está relacionada ao hábito de retirar o aparelho antes de todas as refeições (todas mesmo, inclusive os lanches da tarde).

Qualquer resíduo fica facilmente acumulado entre os dentes com a utilização do aparelho e isso prejudica a saúde bucal como um todo.

Mantenha o aparelho na caixinha de conserva

Ao retirar o aparelho móvel da boca, mantenha-o dentro da caixinha de conserva original para que não sofra nenhuma interferência externa que possa modificar sua estrutura e funcionalidade.

Limpe a caixinha diariamente para evitar o acúmulo de umidade e de bactérias.

Escove os dentes antes de utilizar o aparelho removível

Antes de utilizar o aparelho móvel, é indispensável realizar a higienização completa dos dentes, inclusive com o uso do fio dental.

Considerando que o aparelho ficará na boca por um longo período, a escovação será a melhor medida para evitar a concentração de resíduos que causam o mau hálito e outros problemas bucais.

Limpe corretamente o aparelho

Não adianta realizar a escovação dos dentes se o aparelho não estiver devidamente higienizado.
Portanto, utilize a própria escova e o creme dental para limpá-lo, sempre em água corrente.

Não fique muito tempo sem usar o aparelho móvel

Não é porque o aparelho é removível que você pode retirá-lo diversas vezes ao longo do dia.
Lembre-se que ele age mais lentamente na comparação com o aparelho fixo, e por esse motivo, é importante utilizá-lo após as refeições, e consequentemente, após a escovação.

CTA FINAL 2

Gostou das dicas de como utilizar corretamente o aparelho móvel?

Para conferir mais detalhes desse assunto, continue acompanhando nosso blog e entre em contato com a equipe de especialistas do Instituto Barbosa para outras informações sobre tratamentos e cuidados com a saúde bucal.

Até a próxima!

About the Author:Carolina Caram

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h