START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

1

Aparelhos ortodônticos: 7 principais modelos e suas funções

Antes predominantemente visto em bocas de crianças, hoje os aparelhos ortodônticos melhoram sorrisos de pessoas de todas as idades. Além da estética, seu uso também melhora a mastigação e até a respiração.

Vários são os tipos: fixos, móveis, com ou sem brackets, transparentes e coloridos, por exemplo. Tudo varia de acordo com a necessidade e o gosto pessoal do paciente (no que se refere às cores).

Conheça agora sete modelos diferentes de aparelhos e as indicações de cada um deles. Se você ou alguém próximo está precisando usar, fique atento. Aqui terá o melhor modelo para cada situação.

Aparelho ortodôntico fixo

1
Modelo mais comum, pode ser usado com borrachas coloridas, fazendo a alegria de crianças e adolescentes.

É o mais usado, com brackets, fios e bandas das mais variadas cores. Usado para corrigir dentes desalinhados e tortos, sua principal função é colocá-los na posição correta na boca.

No início, exige adaptação por parte do paciente e também pode causar um pouco de dor, pois os dentes serão puxados. Em alguns casos, é necessário extrair dentes para ter espaço para os que serão movidos. Isso é feito, obviamente, antes da colocação do aparelho.

CTA

Como não pode ser retirado antes do final do tratamento, requer o máximo de cuidados do usuário no que diz respeito à limpeza. É necessário escovar bem os dentes e usar escovas interdentais, que têm a mesma função do fio dental.

Transparente

A transparência dos brackets faz este aparelho ortodôntico ser mais discreto.
A transparência dos brackets faz este aparelho ortodôntico ser mais discreto.

Também é fixo como o modelo anterior e tem a mesma função. No entanto, seu material é diferente, podendo ser de porcelana, safira ou policarbonato, sendo, portanto, transparente.

Esteticamente, ele não é muito perceptível, principalmente a longas distâncias. Por isso, sua procura vem sendo cada vez maior. Além disso, esses aparelhos ortodônticos ainda contam com uma ótima qualidade, pois não sofrem desgaste com o tempo.

Também requer os mesmos cuidados com a limpeza de um modelo não transparente.

Móvel

O modelo móvel é mais usado por crianças e em adolescentes e adultos em final de tratamento.
O modelo móvel é mais usado por crianças e em adolescentes e adultos em final de tratamento.

Com apenas um fio em sua formação, ele tem a mesma função dos modelos fixos: alinhar dentes fora de posição. No entanto, ele é mais usado em crianças que ainda estão em fase de substituição dos dentes de leite pelos permanentes.

Apesar de seu uso ser mais frequente em pacientes de até 12 anos, pessoas de mais idade também podem ser prescritas com esse modelo de aparelho ortodôntico. Nesses casos, ele tem a função de combater o desalinhamento dentário após a retirada do aparelho fixo.

Lingual

O aparelho lingual é usado na parte interna dos dentes, em contato com a língua.
O aparelho lingual é usado na parte interna dos dentes, em contato com a língua.

Seu uso é mais indicado para casos rápidos. Também não é visível, pois os brackets permanecem na área interna dos dentes, ficando virados para a língua – daí o nome.

A funcionalidade deste aparelho é a mesma de um modelo convencional: alinhar os dentes. É também indicado para pessoas que praticam esportes regularmente. A boca fica menos vulnerável, com riscos bem menores de cortes e outros ferimentos, além de manter a integridade do aparelho.

Expansor palatino

O expansor palatino tem mais eficácia em adolescentes e trata mordida cruzada.
O expansor palatino tem mais eficácia em adolescentes e trata mordida cruzada.

Usado para tratar mordidas cruzadas, é um aparelho ortodôntico que fica fixado no palato, o céu da boca, por isso o nome palatino.

É mais visível quando observado com atenção e o paciente permanece com a boca bem aberta, embora os dentes mais à frente, dependendo do caso, podem estar envolvidos no tratamento. Neste caso, apenas um fio fica à mostra.

Usado com bastante frequência por adolescentes, pode não ter o mesmo resultado em adultos. Em alguns casos, é necessária uma cirurgia. Por isso, quanto mais cedo usado para cuidar do posicionamento dos dentes, melhor.

Damon System

O modelo dispensa os elásticos para prender os fios nos brackets.
O modelo dispensa os elásticos para prender os fios nos brackets.

Visualmente, é bem parecido com os modelos fixos e tem a mesma utilidade. Sua diferença, no entanto, está na maneira pela qual os fios são presos nos brackets.

No tipo convencional, eles são presos através de elásticos. O Damon System possui brackets que não precisam de outros acessórios para fixar os fios, pois possuem uma abertura e um sistema que os tranca nessa abertura, como se fosse uma minúscula porta.

O fio é diferente dos aparelhos ortodônticos já conhecidos, pois ele, quando tem a mesma temperatura da boca do usuário, molda-se de acordo com o que foi predeterminado pelo ortodontista. Por essa razão, sua manutenção é apenas trimestral, em vez da mensal dos outros modelos.

Há dois tipos de brackets: de metal e transparentes. Em 80% dos casos, não há necessidade de extração de dentes. Além do mais, as dores são bem mais amenas e seu tempo de uso é reduzido – em média, um ano e meio.

Invisalign

O Invisalign é móvel, transparente e tem muita eficácia.
O Invisalign é móvel, transparente e tem muita eficácia.

Esse modelo é tão revolucionário que você usa o aparelho e ninguém precisa ficar sabendo. Ele é imperceptível na boca.

Trata-se de uma variedade de plástico, feita sob medida e colocada no contorno dos dentes, totalmente transparente e móvel. É bastante indicado para adolescentes e adultos.

É fabricado pela empresa de mesmo nome do aparelho, que fica nos Estados Unidos. Apesar de seu uso no Brasil ser recente, foi criado há 20 anos. Apenas dentistas credenciados podem prescrever o Invisalign.

CTA FINAL 2

Certamente, um desses modelos é perfeito para seu uso ou de pessoas próximas, como filhos e amigos. Atualmente, eles estão bem mais discretos e incomodam menos. A consequência disso é a redução de dores e uma maior eficácia no tratamento, pois a desistência de usos de aparelhos ortodônticos ainda é grande.

Para saber mais sobre o modelo perfeito para seu caso, consulte o seu dentista, Se estiver na região de Jundiaí, venha nos visitar.

Leia os nossos outros textos e veja como manter seus dentes saudáveis e bonitos. Temos sempre novidades, portanto, não deixe de visitar o site. Se você já usa algum dos modelos mencionados, conte sua experiência!

About the Author:Carolina Caram

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h