START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

image1 (1)

Boa higiene bucal previne diversos problemas de saúde

Além de deixar o hálito refrescante e os dentes limpos e mais brancos, uma boa higiene bucal por meio da escovação também ajuda a manter a saúde e o bom funcionamento do organismo como um todo.

Escovar os dentes e utilizar o fio dental são práticas simples que previnem o surgimento de doenças na boca, como cáries, gengivite e periodontite. Porém, a correta higiene bucal previne também outras complicações, como, por exemplo, doenças cardiovasculares.

E, como a prevenção é o melhor remédio, manter a limpeza dos dentes é importante para evitar que o paciente precise passar por um tratamento, muitas vezes, doloroso e oneroso.

Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre a maneira correta de se fazer a higiene bucal e como ela pode ajudar na prevenção de problemas de saúde.CTA FINAL 2

Como é feita a correta higiene bucal?

A orientação dos dentistas é escovar os dentes, no mínimo, três vezes ao dia ou sempre que fizer a ingestão de algum alimento. Porém, só a escova não atinge todos os espaços da boca, que podem, eventualmente, acumular restos de alimentos. Por isso, é preciso fazer uso do fio dental.

Uma boa higiene bucal ajuda na prevenção de doenças.

Além disso, é importante escolher um creme dental de qualidade e fazer o enxágue com flúor, bem como visitar o dentista, pelo menos, uma vez por ano para uma limpeza profissional.

É recomendado, também, diminuir a ingestão de açúcar, já que foi comprovado que esse elemento é prejudicial para a saúde da boca.

Vale lembrar que os cuidados com a saúde da boca devem começar com o nascimento dos primeiros dentinhos. Ou seja, é preciso conscientizar as crianças desde cedo sobre a importância de cuidar corretamente da saúde dos dentes e da higiene bucal como um todo.

Relação da higiene bucal com a prevenção de doenças

Além dos dentes, língua e gengiva também devem receber atenção na hora de fazer a higiene bucal. Afinal, é por meio da limpeza correta de toda a boca que algumas disfunções são prevenidas.

A gengivite e a periodontite, por exemplo, são doenças que se originam pelo acúmulo de placas bacterianas oriundas das sujeiras enraizadas na gengiva.

A primeira resulta em inchaço e sangramento da gengiva (o problema pode ser corrigido com escovação), e a segunda deixa os dentes e a estrutura óssea do maxilar sensíveis e debilitados.CTA

Doenças cardiovasculares também podem ser evitadas com a higiene bucal. Isso mesmo! A escovação impede a periodontite. Quando alcança seu estágio mais avançado, esse problema faz com que bactérias muito resistentes invadam a circulação sanguínea e cheguem até o coração.

Para prevenir esses e outros problemas, é preciso manter a higiene bucal em dia e, ao menor sinal de algum problema, buscar rapidamente o auxílio de um dentista.

Se você gostou deste artigo e deseja saber mais sobre higiene bucal, entre em contato com a equipe do Instituto Barbosa ou assine gratuitamente nossa newsletter para receber novidades e atualizações de conteúdo.

About the Author:Carolina Caram

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h