START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

gosto-metalico-boca-1400x800-0317

Boca amarga: que pode ser?

Quem já sentiu um gosto estranho na boca, certamente, já se perguntou o que pode ser boca amarga. Mesmo que tenha sido momentaneamente e logo se resolvido, o gosto ruim não deve ser ignorado, pois pode indicar um problema ligado à saúde bucal.

O ideal é prestar atenção e fazer pequenas alterações na rotina, deixar de consumir determinados alimentos e, principalmente, prestar bastante atenção à higiene bucal. Quanto antes você identificar algo que está piorando a situação, melhor, pois assim saberá a quem procurar para resolver o problema.

Tenha em mente que nem sempre o que pode ser boca amarga está ligado a um problema na região. Às vezes, outros fatores estão causando esse gosto ruim.

Descubra agora o que pode ser boca amarga:

Quais são as causas da boca amarga?

Vários fatores estão ligados ao que pode ser boca amarga. Créditos: Aqui há Saúde.

Falta de higiene bucal

Uma das causas mais comuns para o gosto ruim na boca é a falta de higiene bucal. A culpa do problema é daquela placa branca que se acumula na língua e que deveria ser escovada todos os dias. Quando você ignora sua língua e escova apenas os dentes, pode estar deixando placa bacteriana e restos de alimentos acumulados por ali.

CTA

Para resolver o problema, é indicado limpar bem a língua e finalizar a escovação passando o fio dental entre os dentes e usando um enxaguante bucal. Assim, você evita não apenas o gosto ruim na boca como também o mau hálito.

Gengivite

A gengivite, processo inflamatório que acontece na gengiva, também pode mudar o gosto que sentimos na boca. Se identificar qualquer sangramento enquanto escova os dentes ou usa o fio dental, é indicado procurar o dentista.

Cárie

Cáries podem causar gosto ruim na boca, afinal, são bactérias se alimentando dos restos de alimentos que ficaram na sua boca e nos seus dentes – e que estão, consequentemente, destruindo o dente afetado.

Além da boca amarga, é possível notar outros sintomas, como o mau hálito e a dor de dente. Se perceber qualquer mancha preta nos dentes, marque uma consulta e visite o seu dentista!

Gravidez

Durante a gravidez, ocorrem algumas alterações hormonais no corpo e é possível notar um gosto ruim na boca. Não acontece com todas as mulheres grávidas, mas algumas podem, sim, vir a experimentar a sensação.

O efeito não indica nenhum problema e não se consegue explicar a causa exata. O que se sabe é que está ligado às mudanças hormonais da gestação.

Problemas no fígado

O fígado tem papel importante no organismo, já que é responsável por transformar a amônia (que é tóxica) em ureia, aquela substância eliminada na urina. Se acontece algum problema, o órgão não consegue cumprir essa função corretamente e há acumulo de amônia no corpo.

Com esse aumento no nível de amônia, ocorrem alterações no paladar e é comum que se sinta um gosto ruim, muito semelhante a peixe ou cebola.

Problemas respiratórios

Os problemas respiratórios também deixam a boca amarga e a culpa é das bactérias que causam essas doenças. O mais comum é que pessoas que tenham sinusite, resfriados, gripes, rinite e qualquer tipo de inflamação na garganta notem essa mudança de gosto na boca.

Medicamentos

O uso de determinados medicamentos também pode causas distorções no paladar, reduzir a quantidade de saliva ou liberar resíduos, o que causa a sensação de boca amarga.

Entre os medicamentos mais comuns ligados ao problema estão os hipertensivos, os antibióticos, os antidepressivos e os remédios para tratamento de gota.

Carência de vitamina B

A carência de vitaminas do complexo B pode deixar um gosto ruim na boca. Isso, geralmente, se deve às inflamações na boca e na língua, que se tornam comuns quando o organismo sente falta de alguma dessas vitaminas.

Além da boca amarga, outros sintomas observados são cansaço frequente, irritabilidade, formigamento das extremidades do corpo (mãos e pés) e dores de cabeça.

Fumar ou mascar tabaco

Quem tem o hábito de fumar ou mascar tabaco, com certeza, já notou alterações no gosto sentido na boca. O culpado, nesse caso, é o cigarro ou o próprio tabaco, que deixam resíduos nos dentes e na língua.

Para resolver o problema só abandonando o hábito. Ainda assim, pode levar um tempo até que o gosto na boca se normalize.

Ansiedade e depressão

Pessoas que sofrem de ansiedade e depressão também experimentam alterações no paladar e a sensação de boca amarga. E, nesse caso, há vários fatores relacionados. Podem ser os remédios tomados para o controle das doenças, gastrite (que é um dos sintomas da ansiedade) e até mesmo a redução de saliva na boca.

CTA FINAL 2

A boca amarga é notada, principalmente, durante as crises ou quando está próximo de acontecer uma crise. O corpo sofre alterações que acabam deixando esse gosto ruim na boca. Para quem está em tratamento e já sabe identificar as crises, vale a pena prestar atenção na mudança de gosto na boca.

Qual a solução para boca amarga?

Além de identificar o causador do que pode ser boca amarga, é preciso também buscar uma solução para o problema. Créditos: zaykarecipes.com.

Algumas soluções para a boca amarga estão ligadas a pequenas mudanças de hábito. Apesar disso, é preciso levar em conta o que vem causando o problema. O mais indicado é:

Melhorar a higiene bucal

Como você viu no tópico anterior, vários causadores da sensação de boca amarga estão ligados à higiene bucal. O ideal é escovar bem os dentes, após cada refeição, e usar o fio dental, ao menos, uma vez por dia (antes de dormir é o mais recomendado). Além disso, não se esquecer de escovar bem a língua e cuidar da escova de dentes usada, para não machucar as gengivas.

Parar de fumar

O cigarro é um dos principais vilões do hálito e do gosto que você sente em sua boca. O melhor é abandonar esse hábito o quanto antes, para resolver não apenas o problema da boca amarga, como também do amarelamento dos dentes.

Tratar doenças secundárias

Se o problema está ligado a outras doenças, é preciso buscar tratamento. Visite seu médico caso note quaisquer outros sintomas ligados a problemas no fígado, problemas respiratórios ou ansiedade e depressão. Quanto antes começar o tratamento, mais rápido se resolve o gosto ruim na boca.

Manter-se bem hidratado

A falta de líquidos no corpo pode causar a boca seca. Isso sem contar com outras doenças que também se agravam quando você não está bem hidratado. Procure beber bastante água ao longo do dia. Outros líquidos, como chás e sucos naturais, também são bem-vindos.

Agora, você já sabe o que pode ser boca amarga e pode perceber que existem vários fatores ligados ao problema. Alguns, inclusive, exigem atenção imediata. Comece a resolver o problema aumentando a quantidade de líquidos que bebe durante o dia e melhorando a sua higiene bucal. Mas, se notar outros sintomas, marque uma consulta com um clínico geral.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Compartilhe este artigo em suas redes sociais e deixe seus amigos também descobrirem o que pode ser boca amarga!

About the Author:Carolina Caram

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h