START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

bruxismo 3

Bruxismo: principais causas e tratamento

O bruxismo é uma atividade repetitiva da musculatura mastigatória caracterizado pelo apertar ou ranger dos dentes, causando um distúrbio no sono e produzindo dor de cabeça, dor de ouvido, danos gengivais, desgaste do esmalte dental, dor na articulação da mandíbula, entre outras reações.

Além do chamado bruxismo do sono, que está ligado a um ato inconsciente, há também o bruxismo diurno, caracterizado por uma atividade semi-voluntária da mandíbula, quando o indivíduo encontra-se acordado e, mesmo assim, range habitualmente seus dentes.

CTA

Principais causas do bruxismo

Esse tipo de distúrbio é mais comum do que possamos imaginar. Um dos principais motivos para sua causa é o estresse, que pode ser gerado a partir do cansaço e da ansiedade. Fatores genéticos também estão ligados ao assunto.

Outra razão para o problema é o encaixe incorreto dos dentes (oclusão), causando uma mordida desconforme que afeta todo o mecanismo dentário (dentes, gengivas, ossos, ligamentos, músculos etc).

O bruxismo do sono também pode ser associado à ingestão de álcool e cafeína, além do consumo de drogas, inibidores seletivos de recaptação de serotonina (fármacos usados no tratamento da depressão) e tabaco.

Sintomas do bruxismo

Conforme já frisado, as dores de cabeça, de ouvido e dos músculos da face são alguns sintomas da doença. Complicação ao abrir e fechar a boca, até mesmo o travamento da mandíbula, também caracterizam a condição. Principalmente se você sentir esses sintomas logo pela amanhã ao acordar.

bruxismo
Desgaste dos dentes causados pelo bruxismo (imagem de cima). Na segunda imagem, o resultado de um tratamento eficiente contra o bruxismo.

O bruxismo faz com que os dentes se desgastem de uma maneira anormal ao longo do tempo. Em algumas situações, é provável que eles fiquem doloridos e soltos. Ocorre, também, a quebra de restaurações.

Tratamento para bruxismo

Não se conhece ainda um tratamento eficaz para o bruxismo. Mas forma de lidar fica por conta da busca de um bom dentista para que ele possa orientar e tratar o paciente de acordo com o quadro clínico apresentado.

O que pode ser sugerido por esses profissionais é o uso de uma placa miorrelaxante feita sob medida para dormir, para que os dentes sejam protegidos de um maior desgaste. Além disso, pode ser utilizado laser terapia local e Botox.

Relaxar também é uma boa dica. Encontre uma maneira que te faça desligar um pouco da correria do dia a dia. Praticar um esporte, principalmente ioga, pode ajudar na relação com o estresse.

Outra indicação é massagear toda a área dolorida com as pontas dos dedos em movimentos circulares. Para soltar a pele do músculo é válido beliscar suavemente a região com o dedo indicador e o polegar. Alongar a mandíbula para baixo, abrindo lentamente a boca para cada um dos lados, com o auxílio das mãos, pode ajudar também nesse relaxamento.

CTA FINAL 2

Evite apertar os dentes quando estiver em uma situação adversa. Tente não mascar chicletes ou morder qualquer objeto duro. Nunca abra uma embalagem com a boca.

Mantenha consultas regulares com seu dentista para que ele acompanhe sua evolução. Até mesmo para a indicação de medicamentos, como analgésicos e relaxantes musculares, que possam ajudar a aliviar as dores dessa disfunção.

E caso você sofra de bruxismo, ou esteja com algum sintoma desse distúrbio, deixe aqui seus comentários. Compartilhar suas experiências é muito importante para ajudar as pessoas que estão passando por esse mesmo problema.

About the Author:Carolina Caram

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h