START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

a

Bulimia: os impactos negativos na saúde bucal

A bulimia é um transtorno alimentar principalmente caracterizado pelo excesso no consumo de alimentos, seguido de algumas ações compensatórias, como a indução de vômitos, grande carga de exercícios e ingestão de laxantes ou diuréticos.

Pode ser acarretada por uma série de fatores como de cunho biológico, cultural, psicológico e familiar.

A pressão social e a fobia de ganhar peso, junto à baixa autoestima, levam uma pessoa a essas circunstâncias extremas.

Com frequência de vômitos superior a duas vezes por semana, ao passar de três meses, o diagnóstico do transtorno já pode ser considerado.

CTA

Prejuízos à saúde

A bulimia afeta a garganta e glândulas salivares, causa dores musculares e câimbras, vômitos com sangue e desequilibra os elementos eletrolíticos — relacionados ao metabolismo do sódio e do potássio.

a
Fita azul: conscientização da disfunção alimentar.

Porém, viemos destacar o que os ácidos estomacais, gerados pelos vômitos, fazem aos dentes quando passam pela boca.

Além do estrago visual, a sensibilidade dos dentes às temperaturas mais extremas aumenta. Além disso, a boca e os lábios ficam mais secos que o normal.

Relação entre a bulimia, a erosão dental e as cáries

Os dentes são protegidos por uma camada de esmalte composta por hidroxiapatita. Em ambientes ácidos, como os gerados pelos vômitos, essa substância entra em dissolução. Com seu esmalte prejudicado, os dentes começam a se deteriorar.

Com os dentes mais expostos ao ácido clorídrico, a aparência da arcada dental muda gradativamente. Os dentes ficam mais amarelados e vão-se desgastando, o que é chamado de erosão dental.

Com uma estrutura mais fragilizada, os dentes começam a ganhar cavidades que podem originar as cáries.

Como manter os dentes saudáveis?

Para ter uma boa saúde dental basta seguir alguns processos simples e torná-los um hábito.
• Escovar os dentes da maneira correta pelo menos três vezes ao dia, especialmente após as refeições, mantém a higiene bucal.

• O uso de fio dental, boas escovas e cremes dentais com flúor garantem um melhor resultado.

• Uma pasta de dente eficiente é a alcalina, que auxilia na diminuição da acidez dentro da boca.

Consultar um profissional de confiança regularmente não deve ser esquecido. As visitas ao dentista são importantes para a verificação da saúde dental e bucal. Ele possui os conhecimentos necessários para diagnosticar e tratar de forma adequada cada caso em especial.

Por exemplo, o senso comum diz que devemos escovar os dentes sempre que os sentirmos sujos. Porém, em casos de bulimia, ao escovar logos após o vômito pode ser prejudicial.

Nesse momento, os efeitos prejudiciais dos ácidos estomacais estão muito fortes. Por isso, é aconselhável aguardar por meia hora para a escovação. E o ideal é o uso de um creme dental neutro com bicarbonato de sódio.

O ideal será sempre tratar a bulimia em sua raiz, com acompanhamento médico de vários especialistas, incluindo psicólogos, clínicos gerais e outros. Nesse contexto, entra o profissional da odontologia, tanto para remediar os problemas causados à área bucal quanto para auxiliar no diagnóstico, ao perceber os sinais encontrados nos dentes.

Afinal, a saúde dental deve ser tratada com seriedade como qualquer outra região do corpo, pois é uma área delicada e muito especial para o bom funcionamento do organismo.

A importância do flúor

Bem diferente de ser um modismo, a utilização do flúor é muito eficiente para garantir a boa saúde dos dentes.

A aplicação dessa substância age como um método preventivo, deixando os dentes mais protegidos aos ataques dos ácidos. Pode ser utilizada através de bochechos de soluções com flúor, cremes dentais que o contenham ou por meio da fluoretação no abastecimento de água.

b
Bandeja odontológica para tratamento com flúor.

Enfim, a bulimia é um transtorno que deve ser tratado com muita seriedade. Mais do que um problema psicológico, suas consequências são percebidas em várias partes do corpo. A busca por especialistas e tratamentos adequados são medidas necessárias para a recomposição da identidade do indivíduo.

CTA FINAL 2

O tema da bulimia relacionada à saúde bucal é muito mais decorrente do que pensamos. O texto chamou sua atenção? Tem alguma dúvida? Então fale conosco pelos comentários. Não deixe de nos acompanhar pelo blog para ter mais informações.

About the Author:Carolina Caram

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h