START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

Veja dicas e saiba como cuidar dos dentes dos bebês com até 2 anos de idade.

Como cuidar dos dentes dos bebês com até 2 anos de idade

Os dois primeiros anos de vida de uma criança são repletos de descobertas. É nesta fase que os dentes dos bebês estão nascendo e alguns cuidados devem ser tomados para evitar qualquer tipo de interferência na saúde bucal dos pequenos.

Muito embora eles ainda não consumam todo e qualquer tipo de alimento, é preciso estar sempre atento à higiene bucal dos bebês por meio da escovação frequente e regular, utilizando os recursos apropriados e estimulando as crianças desde cedo ao hábito da escovação.

Continue a leitura o artigo para saber tudo sobre esse assunto e confira as principais dicas de prevenção contra a ocorrência de cáries nos bebês durante o período de formação da arcada dentária.

CTA

Influência das mamadeiras e chupetas na saúde bucal dos bebês

A utilização frequente de mamadeiras, chupetas e até mesmo a simples amamentação podem desenvolver nos dentes dos bebês a “cárie de mamadeira ou de peito”, mais frequente nos dentinhos da parte da frente.

Isso porque há o contato direto e constante com objetos estranhos, que unido à ausência de cuidados básicos necessários, acumulam placas de sujeira e contribuem para a proliferação de bactérias, causando o desenvolvimento de problemas de saúde bucal.

Veja dicas e saiba como cuidar dos dentes dos bebês com até 2 anos de idade.
Veja dicas e saiba como cuidar dos dentes dos bebês com até 2 anos de idade.

Além disso, esses objetos e o hábito constante de chupar o dedo podem alterar a formação da arcada dentária, no qual a mais comum é a mordida aberta, que prejudica a mastigação e a estética dos dentes.

Considerando que os dentes estão nascendo e se formando, a sucção pode modificar a posição dos dentes dos bebês e fazer com que se desenvolvam de forma desestruturada, ou seja, tortos.

Dicas de limpeza para os dentes dos bebês

Para cuidar corretamente da saúde dental dos bebês, siga estas dicas e descubra o que fazer para garantir o desenvolvimento correto dos dentes do seu filho:

• Faça a escovação pelo menos duas vezes ao dia, de maneira muito suave e com movimentos circulares;
• Utilize uma escova macia e adequada para o tamanho dos dentes dos bebês;
• Utilize pouca quantidade de creme dental e/ou flúor;
• Troque a escova a cada três meses;

Como o açúcar é o grande vilão da saúde bucal, controle as quantidades de doces e receitas açucaradas nas refeições dos bebês. E lembre-se: a qualidade da alimentação interfere diretamente no crescimento saudável dos dentes.

Dessa forma, inclua frutas, verduras e legumes na dieta das crianças para reduzir os riscos de cáries nos bebês com até 2 anos de idade.

Inicie os cuidados com os dentes dos bebês assim que os mesmos começarem a nascer e leve as crianças a um dentista especializado em ortodontia infantil, no mínimo, a cada seis meses.

CTA FINAL 2

Ficou com alguma dúvida?

Então basta deixar o seu comentário logo abaixo para a equipe de especialistas do Instituto Barbosa de Odontologia e continuar acompanhando as publicações de novos artigos aqui no site!

About the Author:Carolina Caram

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h