START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

sorriso branco

Como evitar a cárie dentária: veja as dicas do Instituto Barbosa

A cárie dentária é uma doença oral bastante comum, tanto em crianças quanto em adultos. Consiste na ação de bactérias que produzem o ácido lático, responsável pela destruição dos tecidos no interior do dente e na cavidade em que ele se forma.

Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre as maneiras de evitar o surgimento da doença.

Principais causas e sintomas da cárie dentária

A cárie dentária acontece principalmente pela higienização incorreta dos dentes, isto é, quando não se escova regularmente ou não é feita a utilização do fio dental. Alguns hábitos de vida, como o tabagismo e a alimentação desorientada, bem como a genética e/ou hereditariedade, são fatores que podem contribuir para a incidência da doença.

No estágio inicial da cárie, é provável que o paciente não sinta nenhum tipo de incômodo. Porém, com a evolução da ação dessas bactérias, dá-se início a um estágio de incômodo, sensibilidade e dor nos dentes, principalmente no momento da mastigação.CTA FINAL 2

O tratamento para os casos mais simples é a obturação, em que o dentista faz a raspagem da área atingida pela cárie e posteriormente preenche o espaço com um material específico para não deixar o “buraco” no dente.

Tome os cuidados necessários para ter dentes mais saudáveis e sem cárie.

Dicas para evitar a cárie

  • Escove os dentes após todas as refeições, por menores que elas sejam e independentemente da frequência que isso possa ocorrer em um único dia. A escovação evita o acúmulo de placas de alimentos e demais sujeiras nos dentes.
  • Faça visitas periódicas ao dentista, tanto para realizar a revisão necessária quanto para fazer a limpeza com os produtos específicos de que só este profissional dispõe.
  • Não ignore o fio dental: ele alcança lugares da boca que a escova não consegue limpar, por isso é importante utilizá-lo diariamente para remover as placas que se acumulam entre os dentes e para manter a gengiva sempre limpa e saudável.
  • O cigarro é um grande causador desta e de outras doenças das vias orais. Portanto, evite o tabagismo e outros hábitos nocivos semelhantes a ele.
  • O açúcar também é um prato cheio para bactérias causadoras de cárie dentária. Sempre limpe seus dentes após consumir qualquer alimento dessa natureza e evite os excessos.
  • Mantenha-se sempre hidratado para estimular a salivação, porque ela ajuda no funcionamento saudável das vias orais.

É muito importante a visita regular ao dentista, pelo menos a cada seis meses, para que uma eventual cárie dentária possa ser diagnosticada com antecedência e para que se proceda com o tratamento mais adequado.CTA

A negligência pode fazer com que a cárie dentária evolua para uma infecção na raiz do dente e se faça necessário realizar procedimentos mais invasivos, como canal, cirurgia e a extração do dente.

Se você gostou deste artigo e deseja saber mais sobre o tema, entre em contato com a nossa equipe ou assine gratuitamente nossa newsletter, para receber novidades e atualização de conteúdo.

About the Author:Carolina Caram

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h