START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

como limpar aparelho

Como higienizar corretamente os aparelhos ortodônticos

A limpeza de aparelhos ortodônticos é uma das grandes preocupações de quem os utiliza. Sejam móveis ou fixos, você precisa ter mais atenção à escovação. Afinal, é preciso usar técnicas diferenciadas para escovar os dentes e evitar o acúmulo de restos de alimentos no aparelho.

A escovação precisa ser mais demorada e você não pode ter pressa, além de ocorrer mais vezes ao dia e não apenas após as principais refeições. O uso de escovas especiais e a forma correta de passar o fio dental precisam ser levados em conta. Sem esquecer do enxaguante bucal, que protege os dentes e a boca como um todo.

image2 (8)
A dificuldade de limpeza dos dentes não é desculpa para ignorar esses cuidados. Fonte: Google.

O aparelho fixo pode ser um grande complicador da higiene bucal. Inclusive, você já deve ter ouvido falar de alguém que teve cáries ou ficou com os dentes amarelados durante o tratamento ortodôntico.

É importante seguir as orientações do seu dentista e algumas dicas de como fazer a limpeza de aparelhos ortodônticos de forma correta. Confira nos próximos tópicos.

CTA

Como limpar meu aparelho da maneira correta?

A higienização de aparelhos ortodônticos varia de acordo com o tipo de aparelho utilizado. Os fixos exigem mais atenção e paciência durante a escovação, enquanto os móveis devem ser limpos separadamente.

Apesar de haver alguma dificuldade na limpeza, com o tempo você pega prática e se acostuma a realizar essa tarefa diariamente. Confira agora como limpar aparelhos fixos, móveis e extensores fixos.

Aparelhos fixos

image3 (3)
Aparelhos fixos exigem cuidados especiais entre os dentes. Fonte da imagem: Blog da Odonto Ágape

O primeiro cuidado para quem usa aparelho fixo está ligado ao tipo de escova de dentes. É indicado escolher uma escova pequena com cerdas macias, de forma que a escovação se torne mais fácil e prática. Em alguns casos, a escova infantil é uma boa aliada.

Você deve, então, escovar os dentes normalmente, como faria se não utilizasse aparelho. Não se esqueça de retirar os elásticos removíveis. Escove bem os bráquetes, pois é onde se acumulam os restos de alimentos e há chances de aparecer a placa bacteriana.

Há, no mercado, pequenas escovas, chamadas de escovas ortodônticas ou interdentais, destinadas a escovar entre os bráquetes, de forma a facilitar a limpeza. Se você tem dificuldade de limpar o aparelho, pode contar com elas.

Não esqueça ou ignore o fio dental. Ele deve ser passado entre os dentes mesmo quando se está com o aparelho ortodôntico fixo. O passa-fio, uma pequena agulha de plástico, ajuda a passar o fio por trás do arame do aparelho e então finalizar a limpeza dos dentes normalmente.

Para finalizar, fazer bochecho com enxaguante bucal protege os dentes e elimina qualquer resto de alimento que possa ter escapado da escovação e do fio dental. Aposte nos sem álcool e com flúor em sua composição.

Expansores fixos

image1 (7)
Os expansores fixos também precisam ser limpos diariamente para evitar cáries e outras doenças bucais.

Como fica fixo e muito próximo ao céu da boca, os expansores fixos dão um pouco mais de trabalho na hora da limpeza. Apesar disso, não dá para ter preguiça e relaxar na escovação.

A escova de dentes pode ser a comum. De qualquer forma, é melhor apostar na de cerdas macias. A escovação deve focar em todos os dentes e no céu da boca, onde se encontra o extensor.

Assim como no caso do aparelho fixo, é preciso repetir os movimentos e ter paciência nesse momento, para garantir que a limpeza do aparelho ortodôntico seja mais efetiva.

O passa-fio terá papel importante também nos extensores fixos, pois vai ajudar a passar o fio dental por entre os dentes. O enxaguante bucal encerra a limpeza e ajuda a prevenir o acúmulo de restos de comida na parte de cima do aparelho.

Aparelhos removíveis

image2 (7)
A higienização de aparelhos ortodônticos removíveis é mais rápida e prática. Fonte da imagem: NEO Joinville.

O aparelho removível é o mais fácil de limpar. Pelo menos, quando falamos da higiene bucal. Você deve retirá-lo sempre que for se alimentar e evitar colocá-lo novamente antes de escovar os dentes.

De qualquer forma, mesmo seguindo essas orientações, o aparelho removível pode acumular sujeira. Para fazer a limpeza do aparelho ortodôntico removível é preciso, primeiro, retirá-lo da boca.

CTA FINAL 2

Prepare um copo com uma solução metade água e metade enxaguante bucal e mergulhe o aparelho. Enquanto isso, escove seus dentes normalmente, não esquecendo de passar o fio dental.

Com a ajudar de uma escova de dentes nova, escove o aparelho removível, depois de tê-lo deixado de molho por 3 a 5 minutos. Limpe bem a parte interna e os arames do aparelho, de forma a remover qualquer sujeira que esteja ali acumulada.

Enxágue com água corrente e, então, coloque novamente na boca. Você pode passar um pouco de pasta de dentes na escova antes de esfregar no aparelho removível.

Ajuda profissional

Além da limpar diariamente seu aparelho, você deve fazer visitas regulares a seu dentista. Manter os dentes e o próprio aparelho dentário limpos é uma tarefa mais complicada, o que explica por que você deve marcar consultas com o odontologista de forma mais frequente.  

No consultório, seus dentes passam por uma limpeza mais profunda, eliminando placas bacterianas e restos de comida que podem ter se acumulado no próprio aparelho ortodôntico.

O dentista vai orientá-lo sobre a melhor forma de limpar seus dentes durante o período em que estiver usando o aparelho. Já para os removíveis, você pode pedir dicas de como evitar que ele fique com cheiro ruim e acumule sujeira.

Mesmo seguindo as orientações passadas no tópico anterior e escovando os dentes corretamente, o aparelho ortodôntico precisa de cuidados maiores. Então, visite seu odontologista uma vez ao mês, ao menos.

Como você pode ver, realizar corretamente a limpeza de aparelho ortodôntico não é tão difícil quanto parece. Exige paciência — principalmente nos casos de aparelho fixo — e visitas frequentes ao dentista, com o intuito de fazer uma higienização mais profunda e tirar dúvidas quanto a como realizar essa tarefa sozinho.

Gostou de saber mais sobre esse assunto? Continue acompanhando nosso blog para ter acesso a outras informações!

About the Author:Carolina Caram

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h