START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

image2 (7)

Damon System: entenda o que é e qual a diferença deste tratamento

O que é o Damon System?

Damon System é um aparelho ortodôntico fixo que se difere do produto mais convencional. O tratamento conta com brackets (suportes colados nos dentes) auto-ligáveis que dispensam os tradicionais elásticos e bandas metálicas que costumam machucar a boca do paciente.

Sendo assim, esse tratamento oferece mais conforto, além de menos tempo para chegar ao resultado esperado. Isso ocorre porque os dentes passam a se mover com maior rapidez, mesmo que os brackets não necessitem de amarrilho e arcos com memória.

O fio ortodôntico que é utilizado no aparelho em questão é classificado como termoativado. Isso significa que essa tecnologia oferece uma leve ativação a partir da alteração da temperatura da boca, o que dispensa idas constantes ao consultório dentário.

CTA FINAL 2

Outra característica do Damon System que merece destaque é que o aparelho é discreto, resistente a manchas e de fácil limpeza. O que garante total discrição para o usuário, principalmente àqueles que se sentem incomodado ao sorrir ou comer utilizando um aparelho ortodôntico nos moldes dos convencionais.

Diferentes modelos do aparelho estão disponíveis no mercado, o que inclui brackets transparentes, pequenos e com bordas arredondadas.

Quais as principais diferenças?

image1 (7)
O sistema de tratamento Damon System não necessita de amarrilho e arcos com memória.

Como vimos, uma das maiores diferenças entre o tratamento Damon System e o aparelho ortodôntico clássico é o uso de brackets auto-ligáveis que abrem mão dos tradicionais elásticos e bandas metálicas.

No aparelho tradicional, os brackets carregam elásticos ou clips ativos que bloqueiam o arco, o que resulta no seu travamento. Esses dois itens causam fricção e pressão, justamente os causadores do incômodo e dores bucais.

Já o Damon System é mais confortável devido à diminuição da fricção, e ainda assegura um tratamento mais curto e eficaz. Isso ocorre a partir de um mecanismo de tampa passivo que mantém o arco dentro do bracket ao mesmo tempo que permite que este se mova livremente.

Essa particularidade também influencia diretamente na higienização oral. Com configuração dos aparelhos tradicionais, é mais fácil acontecer a retenção de resíduos na boca, o que resulta no acúmulo de placas que são as causadoras de problemas gengivais. Sem todo esse aparato, a higiene é facilitada e a presença de resíduos eliminada.

Outra diferença entre ambos é que o aparelho tradicional tem um período de tratamento maior e visitas mais frequentes ao ortodontista para manutenção, enquanto o Damon System promete um sorriso bonito, em média, entre 4 a 6 meses a menos, além de um número menor de visitas ao consultório.

Esteticamente, as peças metálicas tradicionais chegam a incomodar os pacientes que se preocupam com sua imagem. Ou os que dependem do seu sorriso no dia a dia do trabalho ou nos momentos de lazer. Isso influencia até mesmo a autoestima da pessoa, haja vista que o aumento de usuários de aparelhos acima dos 30 anos aumentou bastante nos últimos tempos.

Com a nova técnica, toda essa questão é minimizada, pois ela é considerada virtualmente invisível. Há quem não perceba que determinada pessoa esteja usando o Damon System.

Quais são as vantagens?

Muitas das vantagens do uso da tecnologia Damon System já podem ser percebidas pela descrição do próprio aparelho. E também na comparação com o aparelho tradicional.

Dentre elas, estão o ganho na estética, na higiene bucal, no conforto, no tempo menor de tratamento e na diminuição de consultas para manutenção.

Outras vantagens que merecem destaque são:

  • Necessidade quase inexistente do uso de aparelhos extra orais;
  • Raramente exige o uso de expansores do palato;
  • Não exige extrações de dentes em 80% dos casos;
  • Reajustes desnecessários nos arcos;
  • Os dentes se movem com mais facilidade devido aos arcos de alta tecnologia;
  • Tratamento menos agressivo;
  • Não exige utilização de elásticos que amarelam e acumulam sujeira;
  • Permite um resultado natural superior;
  • Favorece a ampliação da arcada dentária para um sorriso maior e mais bonito;
  • Resulta na melhora do visual facial e do perfil e no aumento da autoestima.

Portanto, seus benefícios atingem tanto o paciente como o ortodontista, por conta da menor necessidade de aparelhos auxiliares ou procedimentos invasivos.

Vale salientar que qualquer tratamento dentário nesses moldes requer disciplina por parte do paciente. O resultado será o esperado desde que o aparelho seja bem cuidado e as devidas consultas para manutenção sejam realizadas.

A higiene oral precisa estar em dia para não causar qualquer problema bucal inesperado. Até porque o Damon System facilita essa ação por ser mais fácil de limpar, se comparado ao aparelho convencional.

CTA

Quando é recomendado?

image2 (7)
O resultado final do tratamento Damon System é de extrema qualidade.

O uso do Damon System é recomendado tanto para crianças e adolescentes quanto para os adultos que desejam alinhar seus dentes. Mas sua principal indicação é para quem deseja obter um resultado satisfatório em um tempo reduzido.

No geral, os problemas ortodônticos que sugerem o uso do Damon System são:

  • Mordida profunda – causador de doenças na gengiva, desgaste nos dentes inferiores e dores nos maxilares;
  • Mordida aberta – causa mastigação deficiente ou dolorosa e disfunções da articulação temporomandibular;
  • Mordida cruzada – causa desgaste dentário, gengivite e perda óssea;
  • Apinhamento dentário leve e severo – além da estética, os dentes tortos causam um apinhamento preocupante, que é causador de placa dentária e cárie;
  • Dentes espaçados – além da estética, o espaçamento causa problemas gengivais e bolsas periodontais;
  • Periodontite – os portadores desse problema que necessitam do uso de um aparelho ortodôntico se beneficiam do Damon System, pois ele favorece uma boa higienização bucal;
  • Fechamentos de diastema – trata-se do fechamento dos espaços entre dois dentes adjacentes que facilitam as cáries e lesões gengivais, além de ser um problema estético;
  • Prognatismo – causador de desgaste dos dentes e dores nos maxilares e nas articulações.

E você, já conhecia o sistema de tratamento Damon System ou já o utiliza? Gostou de suas características e vantagens? Compartilhe com a gente seus conhecimentos e percepção sobre esse moderno tratamento que visa a alinhar os dentes com discrição e comodidade.

About the Author:Carolina Caram

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h