START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

fio dental 1

De que forma a anorexia prejudica os dentes?

Os distúrbios alimentares são condições físicas e psicológicas que levam as pessoas aos extremos em relação à alimentação. Comer quantidades exageradas, fazer vômito ou até mesmo não ingerir nenhum tipo de alimento são práticas que caracterizam esses distúrbios e que geram sérias complicações de saúde, podendo levar à morte.

Anorexia e bulimia são os dois distúrbios mais comuns, com sintomas que vão desde alterações físicas (perda ou ganho de peso e queda de cabelo) até condições psíquicas, como por exemplo a depressão. Ambos precisam ser seriamente tratados.

Mas o que a anorexia tem a ver com a saúde dos dentes? Continue a leitura deste artigo e veja como esse distúrbio pode contribuir para o desenvolvimento de doenças bucais.

O que é anorexia?

A anorexia é um distúrbio alimentar causado por uma ideia de que o corpo está muito acima do peso do que realmente se encontra. Estatisticamente afeta em sua maioria mulheres. Elas se olham no espelho e não conseguem enxergar quem realmente são, obtendo uma imagem muito distorcida da realidade.

image2 (5)
A anorexia é um distúrbio alimentar que pode prejudicar seriamente a saúde dos dentes. Fonte: A Unsplash.

Por conta disso, o anoréxico evita ingerir qualquer tipo de alimento e pode ficar vários dias sem nutrir o corpo por meio da comida.

De que forma a anorexia prejudica os dentes?

Uma das principais consequências negativas para a saúde bucal de quem possui o distúrbio da anorexia é o enfraquecimento dos dentes em razão da ausência de nutrientes.CTA

Tendo em vista que a pessoa passa um período muito longo sem fazer a ingestão de qualquer tipo de alimento, todo o organismo começa a ficar debilitado: sangue, ossos, cabelos, órgãos vitais e, inclusive, os dentes.

Há, também, o desgaste dos dentes, pois quando o portador de anorexias e alimenta após jejum muito longo, a tendência é que seu estômago rejeite a comida e expulse em forma de vômito.

O suco gástrico do estômago é ácido e o seu contato frequente com os dentes gera desgaste do esmalte, o que também contribui para o surgimento de outras doenças bucais (como, por exemplo, as cáries).

Essa mesma substância ácida (o suco gástrico) é capaz de afetar a mucosa interna da boca pela lesão aos tecidos moles, o que reage em forma de vermelhidão na garganta, inchaço nas glândulas salivares, aftas e feridas.

Para tratamento de distúrbios alimentares como a anorexia, primeiramente é preciso que o paciente procure o auxílio de um psicólogo e/ou psiquiatra. Entretanto, se ela está prejudicando outros aspectos da saúde que não sejam somente mentais, é preciso procurar atendimento com profissionais de outras especialidades.

CTA FINAL 2

O dentista é o indicado para diagnosticar problemas bucais causados pela anorexia e proceder com o tratamento correto para cada tipo de problema.

Se você gostou deste artigo e deseja saber mais sobre anorexia e saúde dos dentes, entre em contato com nossa equipe pelo “fale conosco” ou assine gratuitamente nossa newsletter para receber novidades e atualização de conteúdo.

About the Author:Carolina Caram

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h