START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

loe-escovacao-1170x520

Dente de leite cariado: como tratar e prevenir?

Um dente de leite cariado pode parecer simples, uma vez que os pais acreditam que com a queda do dente, nada afetará o nascimento do dente permanente. Ledo engano.

Evitar leite de leite cariado ajuda a formar dentes permanentes mais bonitos e saudáveis.
Evitar leite de leite cariado ajuda a formar dentes permanentes mais bonitos e saudáveis.

A higiene bucal precisa começar antes mesmo dos primeiros dentinhos do bebê aparecerem, a fim de evitar complicações futuras com os dentes permanentes.

Muitos pais se descuidam da saúde oral dos filhos por se tratar de dente de leite, mas não imaginam que, futuramente, essas crianças poderão sofrer com alguma deformidade dental.

Saiba neste artigo os riscos do dente de leite cariado e quais os melhores métodos de prevenção. Acompanhe!

Quais são os riscos do dente de leite cariado?

A cárie deteriora o dente devido ao ácido que se forma na presença de bactérias e resíduos alimentares, podendo causar lesões na polpa dentária e levar à perda do dente.

As bactérias presentes na boca são naturais, acumulam-se nos dentes, criando a famosa placa bacteriana. Os grandes vilões da saúde dental são o açúcar e os resíduos de alimentos que, ao entrar em contato com as bactérias, formam os ácidos destruidores do esmalte dental.

Muito embora seja um dente de leite, a cárie não tratada causa prejuízos para o dente permanente (mesmo que não tenha nascido ainda), assim como sua extração antes de sua queda natural, o que causa um desarranjo na arcada dentária.

O dente permanente, nessas condições, pode nascer com manchas, infeccionado, deformado ou recluso, sendo necessário, muitas vezes, o uso de aparelho ortodôntico.

Como tratar a cárie infantil?

Uma vez que a cárie já se instalou no dente de leite, os pais precisam buscar tratamentos em consultório para preservar a estrutura que receberá os dentes permanentes.

Pode ser necessário o uso de aparelho ortodôntico a fim de alinhar corretamente a estrutura dental e, assim, receber os dentes permanentes de maneira saudável e sem riscos de uma complicação.

CTA FINAL

Como prevenir a cárie?

Antes mesmo do nascimento do dente de leite, os pais precisam cuidar da higiene oral dos pequenos, para evitar um dente de leite cariado.

loe-escovacao-1170x520

A cárie se instala principalmente por causa da má higiene oral e a alta ingestão de açúcar, um grande fator para a deterioração do esmalte dental. O primeiro sinal pode ser uma mancha branca ou escura.

Abaixo, conheça os 3 cuidados que você precisa ter com os dentes das crianças:

1. Escovar os dentes diariamente

Como a cárie em dentes de leite é um problema que merece a atenção dos pais, logo é necessário cuidar da higiene das crianças todos os dias.

Portanto, é importante escovar os dentes dos pequenos após as refeições e, principalmente, antes de dormir, pois a produção de saliva é reduzida durante o sono, fazendo-se acumular bactérias.

Se houver resíduos de alimentos, você já sabe o que acontece: eles se unem às bactérias e produzem o ácido que corrói o esmalte do dente, sendo chamado de cárie.

Segue abaixo como fazer a higienização de acordo com a idade da criança:

  • Bebês: Para higienizar a boca do bebê, utilize gaze umedecida com água filtrada. Também é importante manter as mãos limpas e higienizar as mamadeiras e chupetas cada vez que usar.

Para evitar dores quando os dentes estiverem perto de nascer, pode-se fazer uso de mordedores que massageiam a gengiva.

  • Crianças: Já para quando os dentinhos nascerem, a higiene deverá ser feita com escova, creme dental com flúor e fio dental. O recomendado é utilizar uma quantidade de creme dental equivalente a um grão de arroz até os 3 anos de idade e contendo 1000 ppm de flúor. Por isso, prefira os cremes dentais infantis. Após esse período, a quantidade de pasta de dente aumenta para o equivalente a uma ervilha. A escova também precisa ser adequada à idade, dando preferência àquela com cerdas macias e cabeça pequena.

2. Evitar o consumo de açúcar

É comum as crianças gostarem de doces, balas, pirulitos e chicletes, e muito mais frequente que elas não escovem os dentes após o consumo.

Por isso, evitar que elas tenham contato com açúcar muito cedo ou, pelo menos, deixar as guloseimas para ocasiões especiais e caprichar na higiene são métodos que previnem o desgaste dentário.

É válido evitar a mamadeira durante a noite, pois, geralmente, não é feita a escovação após essa alimentação. O leite, mesmo sem açúcar, passará o restante da noite impregnado no dente dos pequenos, favorecendo a formação de cáries.

CTA FINAL 2

3. Visitar o dentista periodicamente

Não são somente os adultos que precisam fazer visitas regulares ao dentista; crianças também, e no caso delas, é o odontopediatria o profissional indicado.

A visita ajuda os pais a acompanhar de perto a higiene bucal dos filhos, melhorar a saúde oral deles, para que a criança possa se acostumar com o ambiente e aprender a não ter medo do profissional. O cuidado começa com a criança ainda bebê, mesmo antes do surgimento dos primeiros dentinhos.

Evitar um dente de leite cariado é primordial para um sorriso mais bonito e saudável para toda a vida. Conheça mais sobre a real importância da odontopediatria na vida de uma criança, e não deixe de compartilhar este artigo para ajudar outros pais a cuidar da saúde oral dos seus filhos.

About the Author:Carolina Caram

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h