START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

fdfd

Elástico ortodôntico: entenda sua importância durante o tratamento

O tratamento ortodôntico possui várias fases. Algumas delas são mais tranquilas enquanto outras são vistas como mais chatas e incômodas pela maioria dos pacientes, já que exigem maior atenção à escovação ou o uso de determinados acessórios extras. As ligas de aparelho ortodôntico (ou elásticos) são uma delas.

Sensação de que não consegue falar direito, elásticos arrebentando, trocas frequentes a cada escovação ou refeição e dor são apenas alguns exemplos do que costuma incomodar. Ainda assim, o uso das ligas de aparelho ortodôntico é fundamental para garantir que o tratamento atinja o resultado esperado.

Saiba mais sobre os elásticos ortodônticos, incluindo quando são recomendados e suas vantagens de uso:

O que é o elástico ortodôntico e como funciona?

O elástico ortodôntico pode ser recomendado em alguma parte do tratamento dentário. Fonte da imagem: Ortodontia em Brasília

Os elásticos ortodônticos são ligas elásticas feitas de borracha que irão auxiliar a movimentação dos dentes e corrigir a mordida. São colocados no aparelho fixo, pelo próprio paciente e devem ser retirados antes das refeições e recolocados após a escovação.

Podem ser coloridos ou simples e sua forma de utilização varia. Tudo depende do objetivo do tratamento naquele momento. Por exemplo, o elástico pode ficar preso no último bráquete dos dentes de baixo e no bráquete do dente canino ou entre os dentes caninos de cima e de baixo.

CTA

O principal é que sejam utilizados de acordo com a orientação do dentista e trocados assim que notar que arrebentaram ou que haja a necessidade de retirá-los (para comer ou escovar os dentes por exemplo).

O uso da liga de aparelho ortodôntico irá interferir no movimento de determinados dentes individualmente, de grupos de dentes e até mesmo de ossos. Por isso é importante não ignorar essa etapa e usar os elásticos conforme ensinado pelo dentista.

Quando este tratamento é recomendado?

Não há um único uso para a liga de aparelho ortodôntico. Inclusive pode ser recomendada em qualquer etapa do tratamento. Fonte da imagem: Ideria Odontologia

Existem vários casos em que o uso de elásticos é recomendado. Inclusive, ele pode ser aplicado não apenas nas etapas finais do tratamento como também ainda no início. Tudo depende do objetivo que se deseja atingir.

Se recomendado no início do uso do aparelho fixo, está ligado à correção de dentes que estão mais tortos e fora da posição correta. No meio, para arrumar a mordida e, no final, para manter a mordida certa e determinar em que posição os dentes devem permanecer, permitindo que o paciente possa retirar o aparelho em breve.

Quais são as vantagens de seu uso?

Apesar de serem incômodos, principalmente logo após a troca e nos primeiros dias em que foi feita a mudança na posição dos elásticos, há diversas vantagens em seu uso. Tanto que o ideal é usá-los pelo tempo determinado (geralmente até a próxima consulta com o dentista) e retirá-los apenas para se alimentar e escovar os dentes.

Dentre as principais vantagens da liga de aparelho ortodôntico estão:

• Aceleração do tratamento ortodôntico;
• Melhores resultados no sorriso.

Fica claro, aí, a importância de usar os elásticos. Afinal, são eles que irão beneficiar o seu sorriso e fazer com que seja possível tirar o aparelho fixo mais rapidamente.

Atenção

Quem usa os elásticos ortodônticos não pode deixar a saúde bucal de lado, inclusive porque, mais do seguir a recomendação e usar os acessórios, é preciso manter uma boa escovação.

O ideal é fazer trocas ao longo do dia e não usar os mesmos elásticos por longos períodos. Primeiro, porque eles vão perdendo a elasticidade (e deixam de cumprir sua função) e, segundo, porque a saliva vai se acumulando ali.

Logo ao acordar, retire os elásticos e jogue-os no lixo. Faça sua primeira refeição do dia e então escove os dentes com calma, limpando bem os bráquetes e entre eles. Em seguida, coloque um novo par de elásticos (ou mais, de acordo com o que foi recomendado) nos dentes.

Caso um deles arrebente antes de sua próxima refeição, aproveite para realizar a troca dos dois. Evite, também, ficar muito tempo com os mesmos elásticos. Não pretende comer nada, apenas beber líquidos, entre o almoço e o jantar? Faça uma troca dos elásticos no meio da tarde, mesmo sem a necessidade de escovar os dentes novamente.

Nunca reutilize as ligas. E, antes de ir dormir, mesmo que já tenha colocado uma nova liga após o jantar, troque-as novamente para passar a noite toda com as mesmas.

Elásticos intermaxilares

Os elásticos intermaxilares são aqueles colocados entre a parte de cima e de baixo dos dentes, pois durante o tratamento com ligas é possível utilizá-los apenas em uma parte do maxilar.

São colocados em formatos variados, desde um trapézio, nos dentes da frente, até um cruzamento que parte do canino inferior direito até o canino superior esquerdo.

Quando se fala de elásticos intermaxilares, refere-se a qualquer combinação de ligas de aparelho ortodôntico feitas entre o maxilar superior e inferior.

CTA FINAL 2

A verdade é que a maioria dos tratamentos utilizam essa combinação com os elásticos, mas é possível encontrar casos em que estes são presos apenas aos dentes inferiores ou superiores.

O principal objetivo de elásticos intermaxilares é garantir não apenas a posição correta dos dentes, mas da mordida.

Conclusão

O uso da liga de aparelho ortodôntico é tão importante quanto outras partes do tratamento. Apesar de causarem certo incômodo e reclamações, o ideal é usá-las da forma que foi recomendada e evitar ficar “brincando” com os elásticos (isso é muito comum ao ficar abrindo e fechando a boca sem motivo).

Como visto anteriormente, os elásticos ortodônticos apresentam ótimos resultados, acelerando o tratamento (permitindo a retirada do aparelho fixo mais rapidamente), e com melhorias no sorriso. Por isso, não deixe de utilizá-los.

Você já sabia que a liga de aparelho ortodôntico era assim tão importante? Não deixe de acompanhar o blog para saber mais sobre esse assunto!

About the Author:Carolina Caram

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h