START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

image1 (11)

Entenda o que é o PH da saliva e como ele pode afetar a saúde de sua boca

O que é o PH?

A saliva é uma secreção homogênea produzida pelas glândulas salivares e bucais, que possui a função de auxiliar no processo de digestão e na deglutição dos alimentos. Nesse contexto, o PH da saliva tem um papel muito importante para a nossa saúde bucal, pois mantém as condições fisiológicas necessárias para o bom funcionamento das mucosas.

Para que uma saliva seja considerada saudável, o PH ideal deve ser entre 6,8 e 7,2. Se estiver fora desse intervalo, pode ser indicativo de alguma doença ou alguma disfunção e aí você deve procurar um médico para mais orientações.

Mas, o que significa PH? Esta sigla quer dizer Potencial de Hidrogênio. É, na verdade, a medida para indicar o grau de acidez ou alcalinidade de determinada solução, no caso aqui o da saliva. O PH pode variar entre 0 e 14 e o valor neutro (o ideal) seria 7. O PH ácido varia entre 0 e 7 e o básico (alcalino) varia entre 7 e 14.

O valor do PH neutro é 7, mas para uma saliva ser considerada ideal e saudável não precisa ter esse valor exato, pois há uma variação que pode ser entre 6,8 e 7,2.

CTA

E por que devo me preocupar com o PH da minha saliva?

image2 (11)
É importante uma avaliação constante da qualidade da saliva.

Os mesmos microrganismos causadores das cáries podem provocar outras doenças também devido à produção de ácidos por meio do açúcar presente nos alimentos ingeridos. Então, a função da saliva é realizar um tamponamento e limpeza das mucosas para evitar a atuação desses microrganismos patogênicos.

A saliva é muito importante na redução da acidez bucal ao evitar a proliferação dessas bactérias patogênicas. Atua também na proteção do esmalte dos dentes ao manter o PH neutro para evitar a desmineralização do esmalte devido à acidez produzida pelas bactérias.

É importante ressaltar ainda que o processo de digestão se inicia na boca, com a mastigação. Como a saliva auxilia nesse processo, se algo estiver errado com ela, consequentemente, todo o processo de digestão será afetado.

O que é um PH alto ou baixo e quais suas consequências?

De acordo com especialistas, o PH da saliva pode variar muito durante o dia devido aos tipos diferentes de alimentos ingeridos. Mas, o que importa realmente para avaliar sobre indicações de doenças não é o valor do PH, mas, sim, a qualidade da saliva.

É importante avaliar a quantidade produzida, se está com muitas bolhas ou forma fios, ou se a saliva não está espumante, por exemplo. Qualquer alteração que não é considerada normal.

Alto

Embora haja uma pequena variação, o PH da saliva é considerado alto quanto está com valores entre 7,0 e 14. Nessas condições, o PH se encontra básico ou alcalino.

Baixo

image1 (11)
Uma das consequências do PH da saliva baixo pode ser a formação de cáries.

O PH da saliva é considerado baixo quando os valores estão entre 0 e 7. Nessas condições, guardada uma pequena variação, o PH se encontra ácido.

Devido à ingestão de determinados alimentos que possuem carboidratos, por exemplo, as bactérias presentes na saliva iniciam um processo de fermentação, com produção de ácido lático. Essa reação faz com que haja uma diminuição do PH da saliva, o que o deixa ácido.

Esses ácidos produzidos pelas bactérias podem reagir com a hidroxiapatita (Ca5(PO4)3OH), presente nos dentes, o que leva a um processo de desgaste e favorece o aparecimento de cáries.

Uma forma de prevenção das cáries é a aplicação de flúor periodicamente, pois os íons fluoreto (F-) transformam a hidroxiapatita em fluorapatita, com formação de uma camada que protege ainda mais os dentes.

A fluorapatita é menos solúvel em meio ácido do que a hidroxiapatita. Esta, ao reagir com os ácidos láticos dá origem a sais que são solúveis em água, e, por isso, parte da hidroxiapatita se dissolve e pequenas cavidades começam a aparecer nos dentes. A falta de uma boa escovação e de visita regular ao dentista favorece o aparecimento das cáries nessas cavidades, então os dentes se deterioram.

CTA FINAL 2

Quais as causas mais comuns para a mudança do PH?

Uma das causas mais comuns para a alteração do PH da saliva é a ingestão de alimentos que favoreçam essa alteração. Os carboidratos e açúcares propiciam às bactérias um ambiente para produção de ácidos, com diminuição do PH da saliva, por exemplo. Mas, é importante ressaltar que nem sempre o PH é alterado somente devido aos alimentos. Outros fatores podem influenciar, tais como doenças renais crônicas e problemas estomacais.

Quem devo procurar?

Caso você apresente alguns sintomas, como sensação de boca seca e diminuição do fluxo salivar, é recomendado que procure um especialista para avaliação do possível problema. A especialidade da odontologia que cuida dessa parte é a estomatologia, que é responsável por prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças bucomaxilofacial.

Com o diagnóstico em mãos, será possível saber se haverá necessidade de uma equipe multidisciplinar, com envolvimento de médicos e cirurgiões-dentistas, para atingir um bom resultado no tratamento.

Diante do exposto neste artigo, você viu o quanto a saliva é importante. Por isso, observe as condições de sua saliva com freqüência. Ao notar qualquer alteração, procure um especialista para melhor avaliação.

Agora que você já sabe mais sobre o PH da saliva, ainda ficou alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Deixe sua opinião nos comentários. E aproveite para ler outras publicações do site. Até a próxima!

About the Author:Carolina Caram

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h