START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

loe-escovacao

Escova de dentes infantil: como escolher a ideal para o seu filho(a)?

Mesmo para as crianças, independentemente de sua idade, a escovação bucal é de extrema importância. É uma atividade que os pais devem ter a consciência de sua realização, assim como escolher a escova de dentes infantil certa para o seu filho(a).

Quanto mais cedo as crianças entenderem que devem cuidar dos seus dentes, melhor será sua saúde. Não só a bucal, já que uma boca saudável reflete positivamente em nosso corpo todo.

E não devemos nos esquecer que, mesmo com todo o cuidado necessário, toda criança está sujeita a ter cáries. Estando cientes da necessidade da higiene bucal e utilizando uma escova de dentes infantil correta, esse problema tende a ser minimizado no futuro.

Quer uma dica essencial dos especialistas? Comece esse processo com seu filho(a) ainda bebê, antes dos dentes nascerem. Faça a higienização com uma gaze com água filtrada, massageando a gengiva suavemente.

Ou você pode fazê-lo através de um mordedor que possui cerdas, servindo de estimulador neurossensorial. Caso você opte pela dedeira, não deixe de esterilizá-la após o uso. Ainda bebê, seu filho(a) se acostumará com o processo.

escova de dente infantil 1
Escova de dentes infantil: mordedor com cerdas.

Como escolher uma escova de dentes infantil ideal

Devemos levar em consideração que, para cada etapa da vida de uma criança, há uma escova ideal.

Com o aparecimento dos primeiros dentes, use uma dedeira de silicone ou uma escova de cabeça pequena e extra macia, com cabo longo e um número menor de cerdas. Há modelos que ainda oferecem, além de filamentos arredondados de poliéster, cabo com uma empunhadura que impede que a escova escorregue durante a escovação.

Após o nascimento dos molares, a dedeira de silicone deve ser trocada por uma escova apropriada.

Com o passar dos meses, modelos específicos de escovas podem ser encontrados para cada faixa etária. É preciso estar atento a indicação na embalagem.CTA

As crianças a partir de 3 anos começam a querer imitar seus pais. E é justamente a época na qual a criança já possui todos os “dentes de leite” na boca. Aproveite para encorajá-la a fazer sua própria escovação. Muitas delas já querem usar até um creme dental infantil preferido.

Nessa fase, a escova de dentes ideal deve ter cerdas macias e do mesmo tamanho, com cabo que possua um comprimento adequado para a correta execução dos movimentos. Se a criança tiver dificuldades de segurar a escova, tente fazer a alça mais grossa, por exemplo, ou prenda na mão dela com uma fita ou velcro.

Com o crescimento da criança, deve-se levar em consideração que a quantidade de cerdas e o tamanho da cabeça da escova terão de aumentar, mas que as cerdas sempre devem ser macias.

Entre os 4 e 6 anos, muitas vezes as crianças já estão escovando seus dentes sozinhas, mesmo que os adultos precisem completar o processo no final. Nessa fase, a escova mais apropriada continua tendo cerdas macias e cabo com boa empunhadura.

A partir dos 7 anos, com os dentes maiores, a cabeça da escova continua sendo pequena, mas já é possível aumentar um pouco a dureza das cerdas.

Uma dica importante é trocar mensalmente a escova de seu filho(a), ou quando ela já estiver com as cerdas em mau estado.

Outra dica válida é que já existe no mercado uma linha com modelos especiais de escova de dentes infantil, que atendem casos como raízes expostas, retrações de gengivas, sensibilidade, pós cirurgias orais, entre outros.

escova de dente infantil 2
Encoraje a criança a escovar seus dentes. O hábito deve começar desde pequeno.

Como escovar os dentes de uma criança

Quanto mais nova uma criança começa a ter seus dentes higienizados, e quanto mais nova essa criança aprende sobre a necessidade dessa higienização, menos cáries e dor de dente ela terá. Por isso, também, é aconselhado que a escovação seja regular desde cedo.

Para os bebês, uma vez pela manhã e outra a noite. Após o primeiro ano de idade, quando a criança já começa a ter uma certa rotina alimentar, a higiene bucal deve ser feita três vezes ao dia, sempre após as refeições.

Antes dos 2 anos de idade, as crianças devem usar uma pequena mancha de creme dental. Crianças de 2 a 5 anos devem fazer uso de uma quantidade de pasta equivalente ao tamanho de uma ervilha, por exemplo.

Para os cremes dentais, prefira os infantis, aqueles que oferecem sabor e concentração de flúor apropriados para a idade. E para o fio dental, inicie seu uso também desde cedo, de acordo com o nascimento dos dentes um do lado do outro.CTA FINAL 2

Os dentes permanentes começam a aparecer a partir dos 6 anos de idade. É quando os enxaguantes bucais podem começar a ser utilizados. Mas não sem antes consultar um dentista, para que ele, de fato, libere o uso do produto.

Aliás, o dentista ou qualquer outro especialista poderá também auxiliar sobre o uso de uma escova ideal, caso algumas dúvidas ainda persistam.

Passo a passo de uma escovação dental

Ensine seu filho(a) ao longo do tempo o passo a passo de uma escovação dental. Sempre utilizando uma escova de dentes infantil apropriada, claro.

1º Passo: iniciar a escovação com a escova paralela à linha da gengiva. A seguir, fazer movimentos circulares em grupos de quatro dentes durante dez segundos.

2º Passo: deslizar as cerdas da gengiva para a ponta dos dentes, incluindo a superfície interna desses dentes.

3º Passo: escovar os dentes do fundo com movimentos de vai e vem.

4º Passo: escovar, também, as bochechas e a língua, a fim de eliminar as bactérias capazes de causar o mau hálito.

Seguindo todas as dicas e ideias que foram oferecidas aqui sobre a escova de dentes infantil e como realizar uma escovação em uma criança, saiba que você, pai e mãe, estarão oferecendo a seu filho(a) uma saúde bucal ótima e, consequentemente, uma vida mais saudável para ele(a) no futuro.

E caso você tenha algo para acrescentar ou queira compartilhar sua experiência nesse tema, deixe aqui seus comentários.

About the Author:Carolina Caram

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h