START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

image2

Faceta de porcelana: o que é e qual a diferença com a lente de contato dental?

image1
Cimentação de uma faceta de porcelana sobre um dente já preparado.

O que é uma faceta de porcelana?

A faceta de porcelana é uma peça de pequena espessura usada para reestabelecer a aparência natural dos dentes. Possui força e elasticidade semelhantes as do esmalte de um elemento dental original.

Quando um indivíduo não está satisfeito com seu sorriso ou tem dentes manchados, lascados ou com a presença de espaços, uma possível solução para o seu problema se dá através do uso facetas de porcelana.

Contudo, quando um paciente opta pela utilização de facetas, é necessário que esse tenha em mente o alto custo do procedimento.

Por ser um tratamento classificado como definitivo, já que o dente natural sofre um preparo irreversível, é importante haver a obtenção de informações corretas a respeito do procedimento antes de sua realização.

A técnica consiste no desgaste de alguns milímetros de tecido dentário sem a necessidade de anestesias. Além disso, um molde é tirado e enviado a um laboratório de prótese.

Em seguida, as facetas de porcelana são coladas, modificando, assim, a cor, o formato, o tamanho e o comprimento do dente.

No entanto, quando sua necessidade é bem diagnosticada e posta em prática através de uma boa técnica odontológica, o resultado se torna impecável.

Existem diversos motivos para se optar por um tratamento com facetas de porcelana. Vejamos a seguir.

1. Maior durabilidade e resistência

As facetas de porcelana possuem uma alta durabilidade, além de serem bastante resistentes a manchas, forças mecânicas e mastigação. Isso se dá pelo simples fato de o material não se desgastar rapidamente e possuir uma maior facilidade de higienização.

O mesmo já não ocorre em casos de facetas feitas em resina composta, em que a escovação frequente pode causar microlesões em sua superfície, proporcionando a adesão de pigmentos alimentares que mancham os dentes, como vinho, café ou cigarro.

Alguns estudos comprovam o sucesso das facetas em porcelana com uma porcentagem de 98,8% nos primeiros 6 anos de uso e de até 91% em 13 anos. Essas são estimativas altíssimas levando em conta o tempo de uso.

Contudo, esses números podem ser alterados de acordo com os cuidados apresentados pelo paciente.

2. Maior estabilidade

As restaurações em porcelana têm uma maior estabilidade de cor, brilho e translucidez. Isso se dá, principalmente, pelo fato de o material sofrer pouco desgaste e possuir um enorme poder de resistência às manchas.

Dessa forma, a faceta consegue manter sua cor e aparência natural por um período maior.

Outro benefício que elas trazem consigo é serem a versão mais parecida com o dente natural já conhecida no mercado odontológico, agradando, assim, pacientes com alta exigência estética.

3. Tratamento mais procurado pelos famosos

Tanto no tapete da fama em Hollywood quanto no Brasil, as facetas de porcelana se tornaram o método mais pedido e usado pelas celebridades.

Não são raras as vezes em que pacientes chegam às clínicas odontológicas solicitando um tratamento estético que foi empregado em tal artista ou jogador de futebol.

Com isso, o processo de colocação de facetas de porcelana tem caído cada vez mais no gosto da população.

Qual a diferença entre facetas de porcelana e lentes de contato dentais?

image2
Facetas de porcelana restauram não só a estética do paciente como também sua autoestima.

As lentes de contato e as facetas são constituídas pelo mesmo material, a porcelana, possuindo, assim, baixa manutenção.

Além de trazerem estéticas bastante parecidas e harmônicas, as lentes possuem o mesmo tempo de finalização do tratamento, que leva em média três consultas. Contudo, há alguns fatores que as diferem, como os descritos abaixo:

Facetas dentais em porcelana

  • Desgaste acentuado;
  • Fragmento com espessura em torno de 7 mm;
  • Desgaste da superfície vestibular (frente) e incisal (pontas) dos dentes;
  • Corrige problemas intensos de cor;
  • Tratamento irreversível, pois desgasta a superfície dental.

Lentes de contato dentais em porcelana

  • Não há necessidade de desgaste;
  • A espessura da lente de contato é ultrafina podendo chegar a 0,25 mm;
  • O fragmento é sobreposto apenas na parte dentária com algum tipo de desarmonia estética;
  • Corrige suaves problemas de cor;
  • Tratamento reversível.

A indicação de cada uma delas depende exclusivamente da necessidade estética dentária de cada paciente.

As lentes são indicadas para correções suaves de forma e cor dos dentes, já que são bastante finas e quase transparentes. Por conta disso, acabaram sendo chamadas de lentes de contato dental.

Não obstante, a faceta é indicada para insatisfações marcantes de cor e de forma, como é o caso de um dente desalinhado ou até mesmo girovertido. Esstas observações e decisões só podem ser feitas pelo cirurgião dentista.

Quais os cuidados com as facetas de porcelana?

Todo tratamento odontológico exige manutenção e com as facetas de porcelana não é diferente.

Assim como os dentes naturais as facetas devem ter uma boa higiene oral diária. É extremamente importante que o paciente se atente para isto, pois a má higienização é uma das principais causas de insucesso do tratamento.

A durabilidade depende quase exclusivamente dos cuidados que o paciente tem com o material quando este é de boa qualidade. Hábitos como fumar, ingerir bebidas e alimentos com alto grau de pigmentação ou acidez, mastigar alimentos duros, roer unhas, abrir embalagens, devem ser fortemente evitados.

Em casos de bruxismo, ou seja, o hábito involuntário de ranger ou apertar os dentes, o tratamento requer mais cuidados.

Pelo fato da força exercida ser muito grande, os dentistas orientam o uso de uma placa de relaxamento após a instalação das facetas. Isso evita que estas sejam arrancadas durante a noite quando o paciente estiver rangendo os dentes.

Você já conhecia a faceta de porcelana e as diferenças entre esta e a lente de contato dental? Tem alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário abaixo e continue acompanhando nossas publicações.

About the Author:Carolina Caram

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h