START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

image3

Inflamação na gengiva: conheça as principais causas, seus sintomas e possíveis soluções

A inflamação na gengiva pode surgir por vários motivos. Às vezes, envolve situações simples, como o uso de uma escova de dentes inadequada. De qualquer forma, mesmo uma inflamação leve exige atenção e deve ser tratada para evitar complicações.

Ao ignorar o problema e não tomar os devidos cuidados, você contribui para que evolua para algo mais grave. O ideal é visitar o dentista sempre que, mesmo após todo cuidado com a escovação, notar que a gengiva permanece avermelhada e sangra com facilidade.

O procedimento adequado vai ajudar não apenas a resolver a inflamação como também prevenir o surgimento de outras infecções.

Quais são os principais sintomas de gengiva inflamada e o que eles indicam?

image1 (10)
Um dos sinais da inflamação na gengiva é o sangramento. Fonte: Odontoblogia.

A gengivite apresenta alguns sintomas que indicam que a região está inflamada. Dentre os sinais mais comuns de inflamação na gengiva, estão:

  • Gengiva avermelhada;
  • Retração da gengiva, deixando os dentes com aspecto mais longo;
  • Inchaço e sensibilidade nessa região;
  • Sangramento ao escovar os dentes ou usar o fio dental;
  • Dor;
  • Mau hálito;
  • Sensação de gosto ruim na boca;
  • Formação de bolsas entre os dentes e a gengiva.

CTA FINAL 2

Se algum desses sintomas está ocorrendo, quais são as possíveis causas?

image2 (10)
Não escovar os dentes corretamente ou usar uma escova de cerdas mais duras pode causar a gengivite. Fonte: Dentista BH.

Existem vários causadores da inflamação na gengiva. Alguns são mais simples e envolvem hábitos de higiene, enquanto outros exigem uma conversa com o dentista e até mesmo visita a outros médicos.

Dentre as causas mais comum para o aparecimento da gengivite, estão:

Higiene bucal incorreta

Deixar de escovar os dentes frequentemente, não ter cuidado na escolha da escova e até mesmo deixar de usar o fio dental pode, sim, causar inflamação na gengiva. Se não há cuidado na higiene bucal, os restos de comida se acumulam na boca, principalmente entre os dentes, e surge a placa bacteriana.

Muitas vezes, a pessoa escova os dentes corretamente após as refeições, mas esquece de usar o fio dental. O acúmulo de restos de alimentos entre os dentes acaba, então, causando a inflamação.

Essa é uma das principais causas para a gengivite, e a presença de placa bacteriana e o inchaço na gengiva são os principais sintomas.

Limpeza excessiva dos dentes

A falta de higiene dos dentes pode causar inflamações e infecções na gengiva. E o excesso de limpeza também. É preciso ter cuidado e não exagerar no número de escovações e no uso do fio dental.

O ideal é escovar os dentes após cada refeição importante, como café da manhã, almoço e jantar. E o fio dental pode ser usado apenas na escovação feita antes de dormir. Passar o fio a todo momento ou escovar demais os dentes deixa a gengiva irritada e suscetível a uma inflamação.

Inchaço, sangramento e dor na gengiva são os sinais mais comuns de que você está exagerando na higienização dos dentes.

Uso de determinados medicamentos

Alguns medicamentos podem deixar a gengiva mais sensível e causar sangramentos. Nesse caso, o ideal é procurar pelo médico e trocar a medicação, pois o problema é resolvido assim que você deixa de usar o medicamento. Anticoncepcionais são os que mais causam essa sensibilidade e sangramento gengival.

Uso de aparelho

Quem usa aparelho fixo tem mais dificuldade em realizar a limpeza correta dos dentes, além de ter mais chances de que os restos de alimentos se acumulem no próprio aparelho ortodôntico.

Os sinais mais comuns de que a inflamação é causada pelo aparelho são inchaço nas gengivas, mau hálito e gosto ruim na boca. O ideal é visitar o dentista com frequência e seguir as orientações para limpeza do aparelho e dos dentes.

Mudanças hormonais

Alterações hormonais, principalmente nas mulheres, podem causar inchaço e dor nas gengivas. Devido a essa sensibilidade, caso não sejam tomados alguns cuidados como o uso de creme dental específico e escova de dentes macia, é possível que as gengivas inflamem.

Tabagismo

Fumantes têm tendência maior a desenvolver uma inflamação na gengiva. O cigarro deixa a região mais sensível e causa inchaço. Quem fuma deve ter acompanhamento constante do dentista e seguir suas orientações para higienização dos dentes e das gengivas.

Quais são as principais soluções de curto prazo para esses problemas identificados?

image3
Visitar o dentista regularmente para fazer uma limpeza dos dentes é uma forma de prevenir e solucionar a inflamação na gengiva. Fonte: CRO.

Ao notar que os sintomas de inflamação na gengiva estão sempre presentes, o ideal é marcar uma consulta com o dentista para obter orientações mais adequadas e direcionadas ao tratamento do problema. Há casos em que é necessário mudar a escova de dentes e usar pasta de dente especial.

A curto prazo, é possível:

Apostar em uma escova de dentes macia

As cerdas da escova de dentes podem estar deixando sua gengiva irritada. A simples troca da escova por uma mais macia pode resolver o problema.

Ter cuidado com a força no uso do fio dental e na escovação

Aplicar muita força ao limpar os dentes não é a forma correta de limpeza. É preciso cuidado para não machucar as gengivas. O que vai manter os dentes limpos é a quantidade de escovação e o uso correto do fio dental, não a força aplicada.

CTA

Fazer a limpeza correta de aparelhos ortodônticos

Seguir as recomendações do ortodentista para limpeza do aparelho é essencial para garantir que a gengiva se mantenha saudável. Em caso de dúvidas, é possível retornar ao consultório e pedir orientações.

Visitar o dentista para uma limpeza regular

A limpeza regular dos dentes, feita em consultório, é indicada para evitar que a placa bacteriana se transforme em tártaro e para prevenir irritações e inflamações na gengiva. Procure visitar seu dentista frequentemente.

Investir em pasta de dente especial

Existem pastas de dente feitas especialmente para quem sofre com sensibilidade nas gengivas e lida com sangramentos ou inchaço frequente. É possível investir nessas pastas para evitar o problema e fortalecer a gengiva.

Conclusão

A inflamação na gengiva é um problema bastante comum e possui causas variadas. Seus sintomas, na maioria das vezes, envolvem o inchaço e o sangramento nessa região da boca. Para prevenir e tratar o problema, são indicadas algumas mudanças de hábitos, mas principalmente, a visita ao dentista.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando o blog! E comente se tive qualquer dúvida.

About the Author:Carolina Caram

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h