START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

resina-protese-dentaria-flexivel-com-125-gramas-D_NQ_NP_844695-MLB27384229161_052018-F

Limpeza de dentadura: como remover, higienizar e guardar corretamente

A dentadura precisa de uma limpeza tão boa quanto aquela que seria realizada nos dentes. Sim, ela também acumula restos de alimentos. O motivo para se preocupar com a higienização? Ela aumenta sua durabilidade e a deixa mais bonita esteticamente. O que faz com que você se pergunte: como limpar a dentadura?

Você vai precisar apostar em algumas técnicas diferentes, para evitar estragar esse objeto. Apesar disso, nada de deixar a preguiça falar mais alto. Quando você a remove, limpa e guarda corretamente, pode contar com a dentadura por mais tempo, sem haver a necessidade de mandar fazer outra.

Saiba agora como limpar a dentadura corretamente, de forma a aumentar sua durabilidade e garantir um sorriso bonito.

Como remover a dentadura para realizar a limpeza?

A limpeza da dentadura começa no momento em que ela é retirada da boca. Fonte da imagem: Mundo das Tribos

Existem dois tipos de dentaduras que podem ser utilizadas: as totais, indicadas para pessoas mais idosas e que já perderam a grande maioria dos dentes; e as parciais, para substituir alguns dentes seguidos que caíram devido a acidentes ou outras situações.

Em ambos os casos, é preciso saber como limpar a dentadura e como removê-la sem causar danos. Para fazer isso de forma correta, é indicado:

  • Preparar um copo com água morna para fazer bochecho por alguns minutos. Como a dentadura fica colada na boca, a água irá ajudar na remoção. Se preferir, pode preparar também uma mistura de água e enxaguante bucal.
  • Fazer bochecho por um a dois minutos e, então, cuspir a água ou enxaguante bucal.

CTA FINAL 2

  • Empurrar a parte interna dos dentes para fora da boca. Faça isso delicadamente, sem esforço, para evitar estragar a dentadura.
  • Para finalizar, mexa a dentadura para frente e para trás, como faria com um dente de leite mole. Não tenha pressa e faça isso com cuidado, para não machucar a gengiva ou estragar o objeto.

Na hipótese de você ainda estar se adaptando ao uso da dentadura, é indicado deixar uma pequena bacia com água em cima da pia ou local em que você irá retirá-la. O objetivo é evitar que ela se quebre caso escape das suas mãos, caindodentro da bacia cheia.

Como fazer a limpeza da dentadura?

Depois de retirar a dentadura da boca, é hora de fazer a sua correta higiene. O primeiro passo começa ainda nas gengivas, que devem ser escovadas para retirar o excesso de cola e evitar restos de alimentos que possam se alojar por ali.

Enquanto isso, deixe a dentadura dentro de um copo ou recipiente com uma mistura de água e solução para limpeza.

Após limpar as gengivas e a língua, chegou o momento de entender como limpar a sua dentadura:

  • Com uma escova de dentes usada apenas para higienizar este objeto, esfregue pasta de dente, se perceber manchas, e escove os dentes da dentadura. A escova deve ter cerdas macias e essa limpeza deve ser feita sem força e sem pressa.
  • Para a limpeza diária, o recomendado é usar a escova de dentes com um pouco de sabão glicerinado neutro.
  • Enxague com água fria. Se a prótese não estiver com manchas nos dentes, a escovação pode ser feita apenas com água ou água e sabão neutro.
  • Mergulhe a dentadura em um copo com água e pastilha para próteses. Esse produto leva de 6h a 8h para realizar a limpeza e garante que o objeto esteja pronto para uso na manhã seguinte.

Notou algumas manchas amareladas que não saem mesmo após a escovação com pasta de dentes e as horas passadas na solução de limpeza? Você pode apostar em uma mistura de água fria e bicarbonato de sódio, deixando a prótese mergulhada por, no máximo, meia hora.

De qualquer forma, é preciso evitar as soluções abrasivas para limpar a dentadura, pois há o risco de danificá-la. Tanto a pasta de dentes quanto a solução com bicarbonato devem ser usadas, no máximo, três vezes por semana.

Se você fizer a limpeza da dentadura após as refeições – mesmo que seja um bochecho com água fria, sem retirar o objeto da boca –, já ajuda a mantê-lo limpo,sem manchas amareladas, e ainda aumentando a sua durabilidade.

CTA

Qual a melhor forma de guardar uma dentadura?

O ideal é guardar a dentadura em uma caixa acrílica ou pote de vidro. Fonte da imagem: Terra.

Apesar de a prótese passar um bom tempo em sua boca, há momentos em que será necessário guardá-la. Quando não houver a necessidade de deixar o objeto a noite toda mergulhado em solução para limpeza, o ideal é secá-lo bem e colocá-lo em uma caixa acrílica ou pote de vidro.

Dormir de dentadura nem sempre é recomendado e pode ser bastante desconfortável. Além disso, é necessário que a gengiva descanse durante determinado período. Se perceber que há riscos de derrubar o pote em que guarda o objeto, aposte naqueles de acrílico, semelhantes às caixas utilizadas por quem tem aparelho móvel.

Depois de realizar a higienização da dentadura, seque-a bem e, então, coloque-a na caixa de acrílico. Dessa forma, você evita infecções bacterianas e até mesmo a possibilidade de estragar sua prótese. Se não vai mergulhá-la em solução de limpeza, nunca a deixe molhada!

Conclusão

Como você pode perceber, não é difícil aprender como limpar dentadura. O primeiro passo é removê-la corretamente, cuidando para não machucar a gengiva ou quebrar o objeto. Em seguida, a limpeza começa na sua boca, removendo a cola e a placa bacteriana que pode se acumular na língua.

A escovação é feita de forma diferente, deixando a pasta de dente para remover manchas mais difíceis. E o ideal é ter um porta-dentadura para guardar esse objeto quando não deixá-lo mergulhado em solução para limpeza.

Seguindo todas essas orientações, sua dentadura irá durar muito mais e você precisará trocá-la apenas quando realmente necessário. O tempo médio de duração de uma prótese bem cuidada é de quatro anos.

Você estava limpando a sua dentadura de forma correta? Se quiser saber mais sobre o tema, continue acompanhando as novidades e não deixe de comentar, caso tenha ficado alguma dúvida!

About the Author:Carolina Caram

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h