START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

mordida aberta

Mordida aberta: o que é, quais são os sintomas e como tratar?

O que é a mordida aberta?

Ilustração de um caso de mordida aberta. A anomalia pode ocasionar sérios problemas de saúde. No entanto, o diagnóstico precoce pode ser o precursor do sucesso no tratamento.

Mordida aberta. Após uma consulta com o odontopediatra, o seu filho foi diagnosticado com esse problema?

É importante começar o tratamento o quanto antes. Mas não precisa entrar em pânico, pois o dentista, tomando conhecimento da situação, adotará os procedimentos necessários para recuperar a saúde bucal da criança.

Como você vai perceber na leitura a seguir, diagnóstico precoce é a melhor estratégia.

O agravo buco maxilar caracterizado pela maloclusão dentária na qual os dentes superiores não se encostam nos dentes inferiores durante a mastigação ou, principalmente, durante a fase de relaxamento da cavidade, é denominado mordida aberta.

Pode ocorrer na parte frontal da boca, no fundo e nos lados direito e\ou esquerdo. A mordida aberta unilateral ocorre quando apenas um dos lados é comprometido; quando os dentes superiores e inferiores não se encostam em ambos os lados, caracteriza-se uma mordida aberta bilateral.

Ainda, a mordida aberta pode caracterizar-se por uma falta de harmonia de ordem esquelética, denominada mordida aberta esquelética; ou, também, relacionar-se com hábitos parafuncionais, sendo denominada mordida aberta dentoalveolar.

Como consequência, a mastigação fica dificultada, bem como o processo da mordida de certos alimentos.

Mordida aberta anterior

Ocorre uma assimetria por conta da falta de contato entre os dentes superiores e inferiores da parte frontal da boca.

aberta anterior
Exemplo de mordida aberta anterior. Fonte: Google.

Mordida aberta posterior

Nesse caso, os dentes acometidos são os posteriores. O agravo pode acontecer simultaneamente em ambos os lados ou apenas em um deles.

Ilustração de um caso de mordida aberta posterior. Fonte da imagem: Google
Ilustração de um caso de mordida aberta posterior. Fonte: Google

Mordida aberta lateral

Diferente do que ocorre nas duas primeiras situações, quando a falta de contato superiores-inferiores se dá essencialmente na região dos pré-molares, a mordida aberta é denominada lateral.

Mordida aberta lateral. Fonte: Google
Mordida aberta lateral. Fonte: Google

Quais são as causas?

Basicamente, existem dois grupos de causas: as dentárias e as originadas de maus hábitos.

No primeiro caso, o problema não está relacionado a fatores ambientais ou comportamentais, é apenas nos dentes ou ocorre por uma falha na formação esquelética – como excesso de crescimento vertical dos ossos do rosto -, o que gera um desequilíbrio dos ossos da face.

No entanto, normalmente, a origem dessa patologia pode estar relacionada aos seguintes hábitos: respiração bucal, uso de chupeta por tempo prolongado, sucção dos dedos, hábito de roer as unhas e de morder os lábios, morder lápis, caneta ou outros objetos.

Na etiologia dessa patologia, outros fatores também podem estar associados, tais como os genéticos e os hereditários, além da postura anormal da mandíbula ou da cabeça.

Quais são os sintomas?

Os principais sintomas de tal agravo são: dor de cabeça, zumbido nos ouvidos, problemas ao nível da ATM, interferências na fonética, respiração bucal, dificuldade em mastigar e/ou na deglutição.

Dores de cabeça e zumbido nos ouvidos são dois dos vários sintomas provocados pela mordida aberta. Fonte: Google.
Dores de cabeça e zumbido nos ouvidos são dois dos vários sintomas provocados pela mordida aberta. Fonte: Google.

E o tratamento?

Em termos de tratamento, a opção mais frequentemente adotada é a utilização de aparelhos ortodônticos associada a exercícios fonoaudiólogos direcionados para a correção do posicionamento dos dentes.

Uma boca saudável, sinônimo de qualidade de vida. Quem não quer ter a saúde bucal em dia? Fonte: Google.
Uma boca saudável, sinônimo de qualidade de vida. Quem não quer ter a saúde bucal em dia? Fonte: Google.

É preciso ter paciência e determinação na escolha do profissional adequado para o tratamento da mordida aberta, visto que, em boa parte dos casos, não é um procedimento fácil de executar e o sucesso depende do estudo minucioso de cada caso e da aplicação dos métodos mais indicados para tal situação.

Ainda, todo cuidado é pouco durante a fase de tratamento do paciente. Monitorá-lo semanalmente é imprescindível para que as chances de recidiva sejam reduzidas.

Então quando optar por um tratamento ou por outro?

O tratamento vai depender de dois fatores principais:  da causa do agravo e da idade da pessoa.

Nos casos de mordida aberta dentária provocada por determinados hábitos parafuncionais, a simples suspensão do comportamento, quando houver detecção precoce, pode ser suficiente para corrigir a anomalia.

Por exemplo: em crianças com hábitos de usar chupeta por tempo prolongado, são utilizados aparelhos ortodônticos que impedem que ela mantenha esse costume.

Nesses casos, a mordida fecha, geralmente, entre 6 e 12 meses.

Agora, se esse hábito estiver ligado a uma dependência emocional, a criança, logo nos primeiros dias em que colocar o aparelho, vai substituir tal comportamento por outro, como fazer xixi na cama ou apresentar irritação fácil.

Frente a casos assim, o dentista pode indicar o auxílio de psicoterapia.

Ainda no caso dos jovens com dentição decídua ou com dentição mista, a colocação de um aparelho removível, composto com uma grade palatina, pode ser a alternativa mais indicada para fechar o espaço em desoclusão, especialmente nos casos provocados por hábitos inadequados citados.

Aparelho ortodôntico removível é uma estratégia de tratamento para crianças. Fonte: Google.
Aparelho ortodôntico removível é uma estratégia de tratamento para crianças. Fonte: Google.

Outra hipótese viável de tratamento em crianças entre 9 a 12 anos são as placas de mordida, conhecidas por bite block.

Elas são feitas em acrílico e possuem um formato de modo a recobrir apenas os dentes posteriores, impedindo-os de entrar em contacto direto com os dentes da arcada antagonista. O intuito, aqui, é fazê-los intruir.

Bite block, uma estratégia viável em crianças entre 9 e 12 anos de idade. Fonte da imagem: Google.
Bite block, uma estratégia viável em crianças entre 9 e 12 anos de idade. Fonte da imagem: Google.

Os pacientes adultos podem tratar o agravo com aparelhos ortodônticos fixos, podendo ou não ser um aparelho autoligado. Também, em algumas ocasiões, podem ser associados ao uso de elásticos intermaxilares.

Dependendo da gravidade do caso, dispositivos podem ser instalados  em certas estruturas ósseas da cavidade dentária.

E quando ao tempo de utilização do aparelho ortodôntico, qual é a expectativa de duração do tratamento?

O tempo pode ser bastante variável, de acordo com o tipo e a severidade da anomalia. Para ter uma base, o tempo médio pode variar desde alguns meses até alguns anos.

A melhora tende a ser mais eficaz e mais rápida quanto mais cedo for estabelecido o diagnóstico e iniciada a intervenção.

Infelizmente, nem sempre o tratamento de mordida aberta com aparelho fixo é suficiente para trazer respostas satisfatórias.

Além dessas formas de tratamento, em alguns casos esqueléticos graves, há a necessidade de se realizar cirurgia ortognática, com o objetivo de corrigir a posição dos ossos e dos dentes.

Em outras palavras, é necessário fazer uma intervenção cirúrgica na altura dos maxilares.

O recurso à prótese fixa é outra das alternativas a considerar, quando a ortodontia e a cirurgia ortognática não se ajustam como tratamentos preferenciais.

Vale destacar que o tratamento ortodôntico deve ser associado ao fonoaudiológico, para correção da postura da língua.

É sempre importante lembrar que, quanto mais cedo é feito o diagnóstico, melhor é conduzido o tratamento e, portanto, melhor é o prognóstico.

Gostou do artigo? Ele auxiliou você a entender melhor o que é mordida aberta, suas causas, sintomas e formas de tratamento? Então curta, compartilhe com seus amigos e com sua família e fique alerta para prevenir maiores problemas decorrentes dessa preocupante anomalia.

About the Author:Carolina Caram

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h