START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

image4

O que é cálculo dental e como evitá-lo?

O nome cálculo dental talvez pareça estranho para você, apesar disso,  trata de um problema bastante comum e que incomoda várias pessoas. Tártaro é a palavra mais conhecida, pelo menos fora dos consultórios dos dentistas.

O problema pode aparecer em qualquer fase da vida e é consequência da má higiene bucal. Aquele dia que você deixou de escovar os dentes, o fato de ignorar o fio dental ou a preguiça de fazer uma escovação completa podem fazer com que apareçam os cálculos dentais. Isso porque a placa bacteriana permanece ali e pode acabar endurecendo.

Conheça mais sobre o tártaro, veja como identificá-lo e o que você pode fazer para evitar esse problema dentário. Escovar bem os dentes já é um primeiro passo, mas são necessárias outras medidas. Confira:

O que é o cálculo dental e como saber se tenho?

image1
O cálculo dental é comum em pessoas que não têm uma boa higiene bucal. Fonte da imagem: Altamente.org

O tártaro pode ser considerado uma “evolução” da placa bacteriana, já que se trata de placa bacteriana mineralizada. Pode ser supragengival ou subgengival. Possui coloração branco amarelada ou mais escura e é visível a olho nu.

Diferente da placa, que pode ser removida em casa com uma boa escovação, uso de fio dental e enxaguante bucal, o cálculo dental só pode ser retirado por raspagem feita no consultório do dentista, com auxílio de instrumentos específicos.

CTA FINAL 2

Pode aparecer sobre a superfície dos dentes ou sobre a gengiva, sendo que, nesse último caso, causa irritação e pode levar a outros problemas, como a gengivite e a periodontite.

A grande reclamação das pessoas que lidam com o tártaro é a questão estética. Você percebe seus dentes mais amarelados ou amarronzados, puxados para um tom escuro que pode até mesmo lembrar a cárie. Apesar disso, deve-se levar em conta que ele prejudica também os dentes e a gengiva.

Além da mudança na cor dos dentes, o mau hálito acompanha esse problema dentário.

Qual a diferença entre o cálculo e a placa?

image2
A placa bacteriana pode ser removida em casa, com uma boa escovação, já o cálculo dentário só pode ser retirado no consultório do dentista. Fonte da imagem: Clinica Denari.

A placa bacteriana tem aspecto grudento e incolor. Você sente que há algo nos seus dentes, mas ao olhar no espelho não enxerga nenhuma mudança de coloração destes. É um acúmulo de bactérias sobre a superfície do dente.

Aparece sempre que você fica algum tempo sem escovar os dentes e pode ser removida facilmente com uma boa escovação, uso do fio dental (para evitar que a placa se acumule entre os dentes) e um enxaguante bucal. A língua também deve ser escovada, pois a placa bacteriana também se acumula por ali.

O cálculo dentário é duro e já se aderiu ao esmalte dos dentes. Você nota que há uma mudança de cor nas proximidades da gengiva ou no dente como um todo. Como se trata da placa bacteriana endurecida, por mais que escove os dentes, não consegue remover o tártaro ali acumulado.

É preciso, então, fazer uma visita ao dentista, não apenas para voltar a ter um sorriso brilhante como também para evitar outros problemas, a exemplo da cárie, gengivite e periodontite.

Sendo assim podemos dizer que as principais diferenças entre a placa bacteriana e o tártaro são que o primeiro pode ser removido em casa e o segundo exige uma visita ao dentista. Além de que, o cálculo é na verdade uma “evolução” da placa que não foi devidamente retirada.

Como faço para remover?

image3
Seu dentista é quem irá remover o tártaro dos seus dentes. Fonte da imagem: Fabrícia Almeida

A remoção do tártaro é feita com uma limpeza mais profunda dos dentes. É necessário também fazer uma raspagem com instrumentos específicos e especiais como curetas ou ultrassom, para retirar toda a placa mineralizada.

O procedimento é minimamente invasivo e feito em uma consulta de rotina com seu dentista. Não há traumas para os dentes e muito menos riscos no esmalte. Pode haver leve sangramento da gengiva, principalmente quando o cálculo é subgengival e já está deixando a região inflamada.CTA

Depois de remover o cálculo dos dentes, seu dentista poderá fazer uma limpeza completa e aplicação de flúor, com o intuito de deixar os dentes mais brancos e protegidos. Aproveite esse momento para tirar dúvidas quanto à escovação. Os locais mais atingidos pelo tártaro são geralmente aqueles que você tem dificuldade em limpar.

Como evitar?

image4
Visita regular ao dentista é uma das formas de evitar a formação do tártaro. Fonte da imagem: Blog DentalClean

A forma mais prática de se evitar a formação dos cálculos dentários é realizar a escovação correta dos dentes. Procure fazer isso após as principais refeições e até mesmo quando apenas “beliscar” algum alimento.

Quanto mais limpos estiverem seus dentes, menores as chances de a placa bacteriana permanecer por ali e acabar endurecendo, formando o tártaro. Para garantir uma boa limpeza dos seus dentes, conte com uma escova de cerdas macias e que seja adequada para você. Algumas pessoas precisam de escovas menores para manterem uma boa higiene bucal.

Outra dica é apostar em um creme dental de qualidade. Se possível, peça uma indicação ao seu dentista. Não se esqueça de passar o fio dental (ao menos após café da manhã, almoço e jantar).

Além da escovação, que será sua principal aliada, fazer visitas regulares ao dentista também ajuda a prevenir o aparecimento do tártaro. Durante a consulta, seu dentista pode fazer uma limpeza mais profunda e dar dicas de como limpar melhor os dentes e remover a placa bacteriana que ali se acumula.

Após ler esse artigo, você pode notar que o cálculo dental assusta tanto por sua aparência quanto por ser a porta de entrada para outros problemas dentários. Agora que você já sabe o que é, lembre-se de manter seus dentes sempre bem escovados e de visitar o dentista caso note qualquer alteração.

Se você quer saber mais sobre placa bacteriana e tártaro, continue acompanhando as matérias do blog e fique ligado nas novidades!

About the Author:Carolina Caram

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h