START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

image1 (6)

O que são os alinhadores ortodônticos e como funcionam?

O que são alinhadores ortodônticos?

Os alinhadores ortodônticos são a grande novidade para aqueles pacientes que precisam se valer de tratamento para corrigir imperfeições, mas nunca o fizeram por motivos estéticos.

Foram desenvolvidos nos Estados Unidos e hoje já se encontram em mais de 80 países, inclusive no Brasil, onde vêm ganhando força há aproximadamente 12 anos e já são a primeira opção de muitos pacientes

Uma característica que chama atenção é que a sua fabricação se dá de acordo com a dentição do paciente, sendo sua projeção digitalmente, o que possibilita um perfeito alinhador ortodôntico para o paciente.

Assim, no passado, era comum que quando se pensasse em alinhadores ortodônticos, a ideia viesse acompanhada de fios metálicos chamativos que funcionavam quase como sinônimo de dor. Mas hoje em dia, com o avanço da tecnologia, o cenário restou totalmente alterado com a presença dos alinhadores ortodônticos estéticos.

Quando comparados aos alinhadores convencionais, eles são dotados de mesma eficácia e várias vantagens que não eram percebidas naqueles de outrora.

CTA FINAL 2

Além da beleza e discrição, os alinhadores ortodônticos estéticos possuem grande vantagem em termos de praticidade, haja vista que são removíveis.

O seu uso ainda auxilia na saúde bucal do paciente, pois evita a descalcificação dos dentes e bem como manchas que podem vir a ocasionar cáries, sem falar que o aparelho convencional, não raro, destrói um pouco do esmalte dentário e isso não acontece com os novos alinhadores ortodônticos.

Por outro lado, sendo relativamente recente a sua difusão no mercado, alguns pacientes se sentem inseguros em fazer essa aposta, principalmente porque a ideia de que aparelho não precisa ser metálico ainda pode parecer boa demais para ser verdade.

Continue a leitura desse artigo e descubra os mitos e verdades que envolvem os alinhadores ortodônticos!

Como funcionam?

Os aparelhos ortodônticos consistem em um conjunto de placas transparentes, geralmente fabricados a partir de um material denominado safira e que podem ser removidos sem quaisquer dificuldades.

Assim como os aparelhos convencionais, sua finalidade é movimentar a arcada dentária e corrigir imperfeições, com o detalhe de que o processo gera bem menos incômodo e termina sendo muito mais discreto.

Somente consultando um dentista profissional para você descobrir se essa seria mesmo uma boa opção de tratamento para o seu caso específico, pois geralmente o seu uso é indicado para pacientes que possuem a dentição desalinhada ou com espaços a serem fechados.

image1 (2)
Alinhadores ortodônticos equivalem a uma placa transparente e removível, que facilitam processos de mastigação e higienização dentária. Fonte: http://borelortodontia.blogspot.com/2014/11/alinhadores-ortodonticos-invisiveis.html

Quando você e o seu dentista optam por esse tratamento, é entregue um kit com vários alinhadores a serem utilizados em sequência, no que o uso de cada um deles poderá ser necessário pelo período base de duas semanas ou até que o profissional entenda que os objetivos procurados foram de fato alcançados.

Lembrando que para se alcançar um resultado mais rápido e eficaz, o paciente deverá ter disciplina e cuidado, utilizando o alinhador conforme as indicações do dentista.

Quais são as vantagens?

Inúmeras vantagens são sentidas por aqueles que decidem fazer o uso de alinhadores estéticos, sendo a principal o fato de que não sendo um aparelho fixo, ele acaba por facilitar em muito a vida do paciente e do dentista.

Mas antes de falarmos sobre cada uma essas vantagens, interessante mencionar que com o auxílio da tecnologia 3D, muitos dentistas oferecem a possibilidade de simular as alterações na dentição após a realização do tratamento, o que permite ao paciente prever os resultados a serem esperados e evitar surpresas.

Tanto as primeiras consultas, como as manutenções mensais são muito mais rápidas, diminuindo o tempo gasto no dentista, o que é bom para o profissional que poderá atender maior número de pacientes, sem grandes filas de espera, bem como para os pacientes, que terão de dispor de menores intervalos longe de seus afazeres.

Além disso, esse tipo de aparelho acaba com um dos grandes problemas para quem estava habituado aos aparelhos fixos: o momento da alimentação. Como eles podem ser removidos, o acúmulo de alimentos é reduzido substancialmente e, ainda, na higienização é permitido o uso normal do fio dental, diminuindo o risco de cáries e garantindo muito mais conforto.

Pode-se falar também do quesito dor, já que muitas pessoas sabem o quanto os aparelhos convencionais podem provocar incômodo, principalmente após a manutenção mensal, em que os fios sofrem reajustes para acelerar a movimentação dos dentes.

Sem a presença dos braquetes, amarrilhos e fios metálicos, os pacientes sentirão bem menos incômodos e estarão menos sujeitos ao aparecimento de aftas ou pequenas feridas, que são bastante comuns em aparelhos convencionais.

CTA

Sendo uma única peça removível, é garantido ao paciente bem-estar no tratamento, sem que isso tenha que significar prejuízos na sua eficácia.

Aqui é importante salientar, mais uma vez, que o fato de ser um aparelho removível não pode significar que o paciente poderá retirá-lo sempre que desejar, isso porque esse, assim como os demais tipos de aparelhos, esse corresponde a um tratamento que visa corrigir falhas e somente estará apto a cumprir com a proposta quando utilizado do modo devido e de acordo com o indicado pelo dentista.

Quando são indicados?

Os alinhadores ortodônticos estéticos são utilizados para os mesmos tratamentos dos aparelhos convencionais, depende só de o paciente, com o auxílio do profissional, escolher qual será usado para seu problema.

image1 (6)
O nome diastema pode soar complicado, mas é nada mais que a presença de espaços indesejados entre a dentição, que poderão ser fechados com o uso das placas de aparelhos ortodônticos. Fonte: https://marciadeoliveira.com.br/blog/item/91-diastema-o-que-%C3%A9-e-como-tratar

Por outro lado, esse tipo de aparelho costuma ser indicado para a correção de dentes levemente tortos, diastemas (espaços a serem fechados), alinhamentos, etc.

Chegamos ao final de mais um artigo e hoje podemos concluir que além de serem mais discretos, os aparelhos ortodônticos auxiliam o paciente a manter sua saúde bucal higienizada, menos dolorida, menos sujeita ao aparecimento de aftas e desgastes. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!

About the Author:Carolina Caram

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h