START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

pos

Pós-tratamento odontológico: o que acontece após a retirada do aparelho?

Mesmo após o tratamento odontológico, há algumas regrinhas que você deve prestar atenção para manter a saúde da sua região bucal e o seu sorriso em ordem. A seguir você saberá mais sobre estes cuidados essenciais que não devem ser deixados de lado.

O pós tratamento odontológico é essencial para a saúde do seu sorriso.

O que acontece após a retirada do aparelho?

Se você acha que o tratamento acaba quando retira o aparelho ortodôntico, saiba que está enganado. A retirada do aparelho não significa que o tratamento prescrito está finalizado.

Há alguns cuidados a serem tomados para que as alterações conquistadas ao longo do tempo de tratamento não sejam perdidas. Eles são necessários em razão de comportamentos naturais do corpo humano, que podem influenciar o resultado tão esperado durante o tempo em que você ficou usando aparelho. Por exemplo:

Movimentação

Depois da retirada do aparelho você passou a sentir que os seus dentes estavam se movimentando, como se estivessem voltando à posição anterior? Saiba que isso é perfeitamente possível de acontecer.

O corpo humano não é um organismo estático. Pelo contrário, ele é dinâmico e está em constante evolução e reorganização. E isso vale também para a estrutura óssea como os nossos dentes. O tratamento odontológico alinha a arcada dentária, mas uma movimentação pequena é natural e inevitável.

Desta forma, é possível sim que dentes, antes corrigidos, voltem a ficar tortos no futuro se não for feito um pós-tratamento eficiente. Esta situação pode acontecer em crianças e também em adultos. O motivo você verá a seguir.

Memória

Além da dinâmica natural do corpo e de suas estruturas, outro fator influencia esta movimentação dentária. São os ligamentos periodontais localizados ao redor das raízes dos dentes. Além de atuar na sustentação e nutrição dos dentes, ele tem uma espécie de memória que guarda seu posicionamento antigo. Essa memória também favorece o retorno dos dentes para o lugar anterior.

No entanto, é possível controlar esta movimentação através de uma contenção móvel ou fixa, além de acompanhar a evolução pós-tratamento odontológico em visitas rotineiras ao seu dentista. Aliás, cabe ao profissional que lhe acompanha indicar a melhor forma de tratar esta movimentação e cabe a você, como paciente, seguir à risca o que o médico instruir.

A contenção é o que faz com que o dente permaneça no lugar para onde foi levado pelo aparelho ortodôntico. E, por isso, não deve ser deixada de lado.

Dentes, antes corrigidos, podem voltar a ficar tortos no futuro se não for feito um pós-tratamento eficiente.

Cuidados necessários no pós-tratamento odontológico

Todo indivíduo que faz a retirada do aparelho ortodôntico precisa seguir rigorosamente a indicação que o médico dentista fizer a cerca do pós-tratamento. Só desta forma é possível evitar que os problemas listados acima aconteçam, como a movimentação dentária e o retorno dos dentes à posição anterior ao tratamento.

Veja a seguir algumas orientações fundamentais para manter um resultado eficiente e duradouro, com seus dentes alinhados e um sorriso perfeito.

Aparelho de contenção

Como já dissemos, para evitar a movimentação dos dentes e o seu retorno ao lugar de origem é preciso fazer a contenção. Isso é possível através do uso de um aparelho que tem como objetivo manter os dentes no lugar, reforçando a função já exercida pelo aparelho fixo.

O aparelho de contenção se assemelha a um aparelho móvel e, em alguns casos, trata-se de um fio de aço colado atrás dos dentes inferiores com resina, evitando que estes voltem a ficar tortos. Geralmente, os dentistas recomendam que o paciente faça uso do aparelho de contenção pelo período de 1 a 2 anos. O prazo, claro, depende de cada caso.

Em algumas situações, é necessário que o uso desta peça não tenha uma data definida para acabar, ou seja, deve ser usado por tempo indeterminado. Mas, cabe apenas ao médico especialista tomar esta decisão.

Se for este o seu caso, não hesite em seguir as orientações do profissional que o acompanha. Converse com ele, tire todas as suas dúvidas e faça a sua parte para que tudo termine tão bem como você sempre desejou.

Visitas de rotina

Além do uso do aparelho de contenção, é fundamental que as visitas ao dentista façam parte da rotina do paciente que fez a retirada do aparelho ortodôntico. É durante estes encontros que o médico observa e analisa a evolução dos dentes, identifica movimentações e faz as alterações necessárias.

Nas visitas de rotina, o dentista pode identificar a necessidade de prolongar o uso da contenção ou até a retirada dela antes do tempo antes estabelecido. Vai depender da evolução e da eficiência desta etapa.

Portanto, anote corretamente as visitas de rotina agendadas pelo seu médico dentista e não falte. Entenda que o tratamento não acaba quando o aparelho é retirado e que este monitoramento é necessário para que o seu problema dentário seja realmente resolvido.

Boa higienização

Manter a boa higienização da boca deve ser uma preocupação de todos e não só de quem faz uso de aparelho ortodôntico. No entanto, quem faz parte do segundo grupo precisa redobrar os cuidados. O mesmo acontece com quem está usando aparelho de contenção.

Não descuide da higiene da sua boca. Faça a escovação correta, pelo menos três vezes ao dia e logo após as refeições. E não se esqueça de limpar a língua também.

Mantenha uma alimentação saudável, dando preferência para alimentos que não grudem nos dentes ou nos aparelhos e use sempre fio dental para eliminar qualquer resto de comida que pode insistir em ficar preso aos dentes.

Este cuidado também interfere no resultado do seu tratamento dentário, além de prevenir o surgimento de outros problemas bucais como as temidas cáries.

Como você viu, o tratamento odontológico não acaba com a retirada do aparelho fixo ou móvel. Pelo contrário, é preciso cuidar do pós-tratamento para que todos os benefícios alcançados permaneçam e os dentes não retornem à posição anterior, voltando a ficar tortos.

Assim como o uso do aparelho ortodôntico deve ser levado a sério, o tratamento indicado por ele logo após a sua retirada também deve seguido de forma rigorosa.

Agora que você já sabe mais sobre a necessidade de não negligenciar o pós-tratamento odontológico e assim obter o sucesso desejado com o tratamento, não deixe de continuar acompanhando os nossos artigos para conhecer outros assuntos do seu interesse. Assine o nosso newsletter e fique por dentro!

About the Author:Carolina Caram

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h