START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

image1 (1)

Prótese dentária: quais os principais tipos? E as grandes vantagens?

O que é prótese dentária?

Consiste em estruturas que exercem a função de reposição de tecidos bucais e dentes perdidos, no intuito de restaurar e manter a forma, a função, a aparência e a saúde bucal.

Quais os principais tipos de próteses?

Existem dois tipos de prótese: a fixa e a removível. A fixa é parafusada ou encaixada em implantes ou em dentes naturais. A móvel o paciente remove e coloca sempre que deseja.

A seguir, os dois tipos de próteses serão mais detalhados.

Prótese dentária fixa

É constituída por coroas dentárias, pontes dentárias e próteses totais suportadas por implantes dentários.

  • Coroa dentária

A coroa dentária é uma capa, cujo objetivo é reconstruir a coroa natural do dente parcialmente avariado. Para isso, deve haver parte da estrutura do dente que se propõe reconstruir e ao qual a coroa será cimentada.

Entretanto, quando isso não acontece, a coroa pode ser fixada a um implante dentário através de um parafuso, ou, também, cimentada.

Dois tipos de coroa podem ser considerados de qualidade: a coroa de porcelana fundida no metal ou a coroa de cerâmica total.

Em casos nos quais restou apenas a raiz do dente natural, a coroa artificial pode ser feita com uma extensão que entra pelo canal pulpar existente no interior da raiz (Pivot).

  • Ponte dentária

A ponte dentária é sempre fixa e é destinada a substituir um ou mais dentes, apoiando-se em dentes vizinhos. Os elementos da ponte que ficam suspensos denominam-se pônticos.

Atualmente, há a opção da coroa ou ponte dentária apoiadas em implantes dentários. Assim, não é preciso utilizar os dentes vizinhos como fixação e sustentação da ponte.

Da mesma forma, para a colocação de um único dente, já não é mais necessário fazer uma ponte apoiada nos dentes adjacentes, ficando o novo dente sustentado pelo implante.

Tanto pelo maior conforto quanto pela estética, a prótese fixa é a opção mais apropriada nos casos em que faltam poucos dentes, embora seja uma alternativa mais onerosa quando comparada à removível.

CTA

  • Próteses suportadas por implantes dentários

Há três tipos de próteses sobre implantes dentários: a ponte total fixa, a dentadura fixa e a dentadura semifixa.

O primeiro tipo é o mais resistente e, por isso, oneroso. É feito totalmente em cerâmica ou em metal e cerâmica e é aparafusado aos implantes. O inconveniente é o fato da cerâmica lascar ou quebrar com certa frequência. O conserto é difícil e nunca fica igual ao original.

O segundo tipo é aparafusado no implante dentário e possui algumas semelhanças com a prótese convencional de acrílico, todavia incorpora uma estrutura interna em metal, cuja função é aumentar a rigidez e fornecer suporte adequado aos parafusos de fixação. É bom ter ciência de que esse tipo de prótese só pode ser retirado da boca pelo dentista.

O terceiro, embora possa ser considerado um tipo de híbrida, é uma prótese de encaixe semifixa. Isso significa que a pessoa pode retirá-la e colocá-la quando desejar, condição que facilita a higiene.

image2 (1)
Um exemplo de prótese dentária fixa.

Prótese dentária móvel

As próteses removíveis dividem-se em parciais e totais. A parcial removível destina-se a substituir um ou mais dentes, porém não os dentes todos. Frequentemente é feita de acrílico, mas pode ter a base em silicone, nylon ou ter uma parte metálica, denominada esqueleto.

  • Prótese parcial removível de metal, esquelética ou Roach

É uma prótese que cobre uma porção menor da boca, devido à robustez da sua parte metálica. A composição metálica utilizada é uma liga não preciosa de crômio-cobalto ou crômio-níquel.

São apropriadas nos casos em que a pessoa não quer cobrir o palato e usam-se grampos nos dentes, a fim de mantê-los no lugar e suportar a prótese. Nesses casos, pode haver um problema estético.

É mais dispendiosa quando comparada à convencional de resina acrílica, além de ser necessário haver dentes naturais para a fixação e sustentação.

  • Prótese dentária parcial removível de acrílico, silicone ou nylon

A prótese de acrílico é um tipo de prótese parcial removível que deveria ser utilizada apenas temporariamente. No entanto, é a mais usada por ser a alternativa mais econômica. Ela é mantida na boca pelas retenções presentes nos dentes que ainda restam e se apoia nos tecidos moles e no que resta do osso alveolar.

A prótese de silicone e nylon é flexível, mais confortável e fácil de colocar, porém é mais onerosa que a de acrílico. Ela não é indicada para substituir muitos dentes, porque, por ser bastante flexível, há alguma mobilidade nos dentes postiços, sendo possível a visualização dos mesmos se movendo durante a fala ou sorriso.

É importante salientar que muitas pessoas reportam uma grande incidência de aftas no uso deste tipo de dentaduras.

  • Prótese dentária total removível

Também apelidada de dentadura, é frequentemente produzida em acrílico e tem o objetivo de substituir todos os dentes. É suportada apenas pelos tecidos moles e pela estrutura óssea subjacente.

Ela mantém-se na boca pela ação conjunta de pequenas retenções da anatomia do osso alveolar restante, da língua, dos músculos faciais e, no caso da prótese superior, do efeito de vácuo entre a superfície interna da prótese e o palato.

A fixação da prótese total é dificultada quando há uma reabsorção quase total do osso alveolar. Nesses casos, a única alternativa é recorrer aos implantes dentários.

image1 (1)
A prótese total removível é uma alternativa econômica aos que buscam ter um belo sorriso.
  • Dentes postiços das próteses removíveis

Os dentes utilizados nas próteses parciais e totais são normalmente produzidos em acrílico. Contudo, também podem ser usados dentes de porcelana, mais dispendiosos.

Os dentes de porcelana têm a vantagem de serem mais resistentes ao desgaste, terem uma aparência mais natural e, com o tempo, não sofrerem alterações na cor. Por outro lado, além de mais onerosos, são mais difíceis de serem reparados e provocam uma maior reabsorção do que resta do osso alveolar, porque são mais duros.

É válido considerar que qualquer tipo de prótese removível tem um período de vida limitado pelas contínuas alterações da boca e pela própria degradação dos materiais.

Para determinar qual o tipo de prótese é mais adequado, primeiro deve-se saber quantos dentes estão ausentes. Assim, traça-se uma ou várias soluções. O fator econômico pode ser determinante na escolha.

Além da estética, a reposição dos dentes, por meio de uma prótese adequada, é fundamental para a estabilidade de todos os outros dentes.

image3 (1)
O uso da prótese dentária adequada na reposição de dentes é garantia de saúde bucal, além de proporcionar um belo sorriso.

Prótese dentária: Vantagens x Desvantagens

Vantagens

A vantagem da prótese fixa é ser mais resistente, ter maior durabilidade, proporcionar melhor estética e garantir a saúde bucal por um tempo maior.

Em relação à removível, a principal vantagem é ela ser mais econômica quando comparada aos diferentes tipos de fixas.

CTA FINAL 2

Desvantagens

A grande desvantagem da prótese fixa é ser mais dispendiosa quando comparada à removível.

Quanto à prótese removível, deve ser considerado que ela tem menor duração e maior potencialidade de levar à perda de mais dentes num período curto de tempo. Por isso, esse tipo de prótese só pode ser adotado como solução temporária.

Além desses fatores, como se trata de uma prótese que cobre parcialmente os dentes naturais, por meio de sua parte lingual, aumenta risco de surgimento de cáries. Ainda, pode igualmente mover esses dentes, tal como um mau aparelho ortodôntico.

Qual a diferença entre prótese e implante dentário?

Ambos possuem a mesma função, que é repor um ou mais dentes perdidos. No entanto, apresentam formas diferentes.

A arte dental, que é a ciência que lida com a reposição de tecidos bucais e dentes perdidos, no intuito de restaurar e manter a forma, a função, a aparência e a saúde bucal, consiste na prótese. Ela pode ser total, fixa ou sob o implante.

Por outro lado, o implante dentário substitui a raiz do dente, repondo o elemento perdido. Ele precisa de uma prótese para a reabilitação ficar completa.

image4 (1)
O implante dentário substitui a raiz do dente e precisa de uma prótese para a reabilitação ficar completa.

Gostou do artigo? Então curta e compartilhe com seus amigos! E não se esqueça de comentar.

About the Author:Carolina Caram

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h