START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

image2 (2)

Quais os alimentos mais indicados após a extração do siso

O processo de extração do siso, o comumente chamado “dente do juízo” ou terceiro molar, possui um pós-operatório que, seguido à risca, será fundamental para uma boa e definitiva recuperação.

Antes de discutirmos sobre a alimentação adequada, é importante entendermos porque a extração dos sisos é a melhor maneira de evitar problemas futuros, não somente na questão bucal, mas em vários outros aspectos da saúde dos pacientes.

CTA

Extração do siso

Os sisos são os últimos dentes a nascer (por volta dos 18 anos de idade) e estão localizados nos fundos da arcada dentária, do lado esquerdo e direito, em cima e embaixo, totalizando até quatro dentes (isso quando todos se manifestam).

A extração do siso ocorre porque, em muitos casos, sua erupção, ou seja, o nascimento em si, não acontece parcialmente, seja por falta de espaço ou pelo posicionamento horizontal do dente.

Esses casos são clinicamente tratados como “dente incluso” ou “semi-incluso” e a extração é realizada principalmente para evitar ou extinguir problemas como a pericoronarite, uma inflamação na gengiva que ocasiona inchaço e dores locais, além de poder se manifestar massivamente, gerando dores faciais, na garganta, ouvidos e cabeça.

A retirada do siso é um processo cirúrgico simples.

Para pacientes mais velhos, a procrastinação poderá custar caro, pois quanto mais tardia for a extração do siso, maiores serão os problemas decorrentes de possíveis inflamações e dores ao mastigar.

Alguns pacientes desenvolvem a “DTM”, uma disfunção da articulação temporomandibular que torna a extração do siso ainda mais necessária. O diagnóstico vai de dores na cabeça, estalos e dores na mandíbula às inflamações mais graves, podendo ocasionar até mesmo infartos e AVCs.

Devido a esses fatores, o procedimento cirúrgico é a solução mais indicada logo quando os sisos começam a nascer, configurando um processo simples e sem a necessidade de internação.

Quais alimentos ingerir após a retirada do siso?

Um dos fatores mais importantes do pós-operatório de retirada do siso é a alimentação, que deve considerar a dificuldade de mastigação e a sensibilidade bucal do paciente quanto a certos tipos de temperos e receitas mais elaboradoras.

É comum após a extração do siso uma maior resistência na movimentação da mandíbula, e deste modo, a mastigação será afetada.

Para evitar a inflamação dos pontos, o indicado é manter a alimentação no período pós-operatório à base de receitas líquidas ou pastosas, seja em temperatura ambiente ou gelada.

Confira a lista de alimentos indicados após a retirada dos sisos:

Sorvetes

Das vantagens usualmente conhecidas sobre a extração do siso, a mais difundida com certeza é a liberação de sorvetes no pós-cirúrgico.

Frozens e Gelatos são algumas das variantes permitidas que, além de deliciosas, ajudam a aliviar possíveis dores devido às baixas temperaturas, agindo portanto como uma espécie de anestésico bucal.

Porém, o consumo de sorvete em excesso poderá acarretar cáries, sendo necessário balancear as quantidades diárias dessa sobremesa com outros alimentos em solução líquida.

Caldos e Sopas

Para equilibrar a alimentação, as sopas e caldos são uma ótima alternativa.

É importante evitar grandes quantidades de uma única receita de sopa para que não cause enjoos no período pós-extração do siso, o que tornará os dias um pouco mais custosos do que deveriam.

Vale lembrar também que as sopas devem ser consumidas de forma líquida ou cremosa e em temperatura morna. Se forem servidas muito quentes podem provocar dor e até sangramento, além de retardar o processo de cicatrização.

Sopa de tomate e creme de cebola são algumas das sugestões para diversificar seu cardápio.

Purês

Após alguns dias da extração do siso, alimentos mais sólidos estarão liberados, tais como purês, legumes ou frutas bem amassadas. Os mais indicados são os purês de batata, mandioquinha e abóbora, sendo as frutas amassadas ótimas opções de sobremesas.

Para um bom e rápido revigoramento, legumes e frutas serão as melhores e mais saudáveis escolhas e não devem faltar nesse tipo de cardápio.

Sucos e Vitaminas

Como mencionado anteriormente, em alguns casos, a dor na mandíbula poderá afetar o paciente logo nos primeiros dias, causando dores na cavidade bucal após a boca ter ficado aberta por muito tempo durante a cirurgia.

Para casos como este, a dica é abusar dos sucos naturais e das vitaminas. Utilizando água ou leite, invente sabores diferentes e sirva-os bem gelados para aliviar o desconforto e de quebra saborear receitas deliciosas e nutritivas.

Cuidados extras

Alguns cuidados são indispensáveis para a recuperação após a extração do siso:

  • As primeiras 24 horas são fundamentais para o descanso e o paciente deve realizar esforços físicos nesse período. Ao se deitar, o correto é manter a cabeça ligeiramente inclinada para evitar inchaço e inflamação dos pontos;
  • Evitar o enxágue bucal nas primeiras 12 horas;
  • Utilizar compressas de gelo para diminuir o inchaço e aliviar as possíveis dores;
  • Evitar exposição ao sol.

Higiene Bucal

Nunca é demais lembrar sobre a importância da higiene bucal, mesmo nos dias de recuperação da retirada do siso.

A atenção com a limpeza dos dentes e da gengiva deve ser redobrada, afinal, a área da qual o dente foi extraído estará suscetível à entrada de restos de alimentos.

É preciso tomar muito cuidado com a intensidade de uso da escova e do fio dental próximo à abertura decorrente da extração do siso.

Os enxágues bucais com antisséptico devem retornar à rotina no segundo dia do pós-operatório.

CTA FINAL 2

Recuperação

O tempo para estar “de alta” varia de paciente para paciente, mas segundo especialistas, gira em torno de 72 horas.

Nesse período, a pessoa geralmente estará de atestado médico para evitar que os pontos se abram com a realização de esforços físicos inadequados.

A retirada dos pontos deverá ocorrer dentro de uma semana ou conforme as determinações do cirurgião dentista.

E você? Já passou pelo procedimento de extração do siso?

Seguindo nossas dicas, o período de recuperação pós-operatório será muito mais tranquilo, e caso precise, você poderá tirar todas as suas dúvidas conosco.

Para isso, basta continuar acessando nosso site e incluir nos comentários suas dúvidas e sugestões de matéria. Até a próxima!

About the Author:Carolina Caram

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h