START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

Clareamento dentário

Quais os principais sintomas da alveolite?

Entre os principais sintomas da alveolite podemos destacar a dor intensa. Ela pode ocorrer em decorrência de uma extração dentária, por isso é importante ficar atento quanto aos sinais desa infecção.

É muito importante que você conheça os principais sintomas da alveolite para identificá-la e procurar o tratamento adequado, pois é uma doença pouco conhecida. Neste post, você verá as características da doença, as causas e o tratamento.

Continue lendo e fique por dentro desa doença que, se não tratada adequadamente, pode levar a outros problemas mais complicados. Pois cuidar da saúde bucal é importante também para que você leve uma vida saudável e feliz.

O que é alveolite?

Quando falamos em alveolite, podemos confundir com a alveolite pulmonar. Mas, na verdade, a alveolite é uma complicação que pode ocorrer após a retirada de um dente. É importante ficar atento aos sinais que, em geral, ocorrem após o terceiro dia da extração dentária e que podem durar até quinze dias.

Já a alveolite pulmonar não tem nada a ver com a alveolite de que trataremos neste artigo.A que ocorre no pulmão consiste em uma infecção dos alvéolos pulmonares causada por exposição à poeira, substâncias químicas ou qualquer outra substância alérgica.

A cavidade da mandíbula que comporta os dentes é também chamada de alvéolo e, após a remoção de um dente, ela pode ficar exposta. Então, é iniciado um processo de cicatrização, formando um coágulo sanguíneo para evitar o contato direto do osso e dos nervos com as bactérias presentes na boca.

CTA

Mas, se esse processo for interrompido, inicia-se a alveolite. Na maioria das vezes,a cicatrização é interrompida por maus hábitos de higiene, provocando, então, a infecção.

Podem existir dois tipos de alveolite: a seca e a úmida. A seca ocorre quando o paciente perde a formação do coágulo sanguíneo, ficando sem a proteção contra as bactérias. Já na infecção úmida, há formação de pus no local da extração.

Ainda não há uma explicação concreta sobre o que causa a perda do coágulo, pois os estudos ainda estão em desenvolvimento.

O principal sintoma da alveolite é a dor após extração de um dente. Créditos: Shutterstock

Veja a seguir os principais fatores que levam a essa infecção.

Para que você entenda um pouco mais sobre a alveolite, estudos apontam que ela pode ser provocada devido ao traumatismo causado durante a extração do dente, uma sutura inadequada ou, até mesmo, infecção dos alvéolos dentários.

A extração de um dente não é um procedimento tão simples. Por isso,é necessário tomar todos os cuidados cirúrgicos para que a remoção aconteça da forma mais asséptica possível.

Os materiais devem ser esterilizados, o profissional deve fazer uma sutura adequada e o paciente deve ser bem orientado quanto aos cuidados pós-cirúrgicos. Por isso, é importante que você procure um profissional de confiança e totalmente habilitado para realizar esse tipo de procedimento.

Entre outras causas da alveolite, podemos citar o suprimento sanguíneo inadequado do alvéolo, infecção ocorrida antes da extração, tabagismo, aumento da atividade fibrinolítica e utilização de contraceptivos.

Quais são os principais sintomas dessa doença?

O principal sintoma da alveolite é dor intensa que pode irradiar para o pescoço e ouvidos, o mau hálito também pode estar presente, gosto desagradável na boca, odor fétido na cavidade bucal (cheiro de podre), aumento da sensibilidade da gengiva, febre e presença de pus no local onde o dente foi extraído.

Nos casos em que foi identificada a alveolite úmida, a dor, além de intensa, apresenta-se pulsátil. Para evitar essa complicação, geralmente o paciente é orientado para não realizar bochechos e não consumir alimentos duros ou quentes nas primeiras 48 horas após a extração do dente.

E para os fumantes recomenda-se que não fume antes das 24 horas após o procedimento, pois o tabaco inibe o processo de cicatrização.

Mas não se preocupe se você vai passar por um procedimento de extração.Não são todos os casos em que ocorre esse tipo de infecção.Basta ir a um profissional habilitado e seguir todas as orientações de cuidados pós-cirúrgicos.Entre eles, a higiene é fundamental.

Contudo, se caso ocorrer uma infecção, procure o dentista imediatamente antes que o quadro se agrave.

CTA FINAL 2

Na maioria das situações, o tratamento é feito aplicando-se anestésicos e substâncias anti-inflamatórias. O objetivo é proteger os ossos e nervos até que a cicatrização seja finalizada.

Se houver formação de pus, faz-se também uma curetagem no local. A curetagem é um processo no qual aplica-se uma anestesia local e todo o pus é removido.

Agora que você já sabe mais sobre os sintomas da alveolite, ficou alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Deixe sua opinião nos comentários. Ela é muito importante para nós!

Além disso, continue seguindo nossas publicações para saber mais curiosidades desse ramo. Até a próxima!

About the Author:Carolina Caram

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h