START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

Qual a idade indicada para se usar o aparelho ortodôntico

A grande maioria das pessoas tem interesse em corrigir os dentes e melhorar o sorriso. Até porque ele funciona como um cartão de apresentação. Muitos pais já observam como está a dentição dos pequenos assim que surgem os primeiros dentes, e começam a se perguntar qual seria a idade indicada para usar aparelho.

A dúvida não pertence apenas aos pais, mas também aos adultos que percebem qualquer modificação nos dentes e questionam se ainda há tempo para começar o tratamento ortodôntico.

Uma visita ao dentista será necessária para avaliar a necessidade de correção da posição dos dentes ou da mordida. E, nas crianças, se já é possível colocar o aparelho.

Afinal, existe uma idade indicada para usar aparelho? Se você tem essa dúvida, veio ao artigo certo. Descubra quando é possível iniciar o tratamento ortodôntico.

Qual a idade indicada para colocar aparelho?

O uso do aparelho ortodôntico não está ligado à idade, mas sim à finalidade de uso.

Se você parar para observar, verá que a maioria das pessoas que usam aparelho são adolescentes. Apesar disso, não existe uma idade indicada para usar aparelho ortodôntico. Tanto que você poderá iniciar o tratamento na adolescência ou na vida adulta e irá obter o resultado desejado.

O motivo da maioria dos adolescentes usarem aparelho está ligado ao fato de que nessa fase os dentes fixos já terminaram de nascer e é possível corrigir seu posicionamento e mantê-los alinhados, de forma a garantir o tão sonhado sorriso perfeito.

Apesar de muitos acreditarem que o aparelho corrige apenas os dentes tortos, ele também pode cumprir outras funções, como corrigir a mordida cruzada. Ainda na infância, aos seis anos, é recomendado fazer uma avaliação, já que é a idade em que se inicia a troca dos dentes de leite pelos dentes definitivos.

Nas crianças, o aparelho móvel é o mais recomendado, já que terá a função de corrigir outros problemas – que não os dentes tortos – para garantir que os dentes fixos nasçam corretamente. Como ainda existem apenas dentes de leite, o aparelho fixo não é ideal. Já na adolescência, o aparelho fixo pode ser indicado, assim como na vida adulta.

Isso significa dizer que não há idade indicada para usar aparelho. Tudo irá depender da avaliação feita pelo dentista e do objetivo do tratamento. Nas crianças, por exemplo, pode ser interessante esperar o aparecimento de mais dentes fixos antes de iniciar o tratamento com aparelho, se não há nenhum problema mais grave.

Tipos de tratamentos de acordo com a idade

O aparelho móvel pode ser usado tanto por crianças quanto por adolescentes e adultos.

Os tratamentos dentários variam de acordo com a idade. Em cada fase da vida, o dentista irá observar determinadas situações que podem afetar os dentes ou a boca e indicar a melhor forma de tratar o problema.

Infância

Durante a infância, as visitas ao dentista servem para identificar possíveis cáries e verificar como estão os dentes de leite. Aos seis anos, quando começa a troca de dentição, já é possível fazer uma avaliação da estrutura óssea e verificar se será necessário usar aparelho.

O aparelho móvel é indicado para corrigir mordida cruzada ou falta de espaço para os dentes permanentes que ainda vão nascer. O tratamento está ligado à modificação do osso da boca e, quanto antes identificada a necessidade dessa correção, menor a chance de ser preciso usar o aparelho fixo na adolescência.

Esse aparelho é de fácil uso, retirado apenas para comer e escovar os dentes. O acompanhamento é feito até que a criança possa deixar de usar ou passe para o tratamento ortodôntico fixo, na adolescência. Vale comentar que, quanto mais tempo a criança usa o aparelho durante o dia, mais rápida é a correção do problema.

Adolescência

Quando chega a adolescência, aos 12 ou 13 anos, ocorre a troca completa da dentição. Essa é uma boa fase para começar os tratamentos ortopédicos e dar início ao uso do aparelho fixo. Se foi utilizado o aparelho móvel na infância, o foco agora é a correção da posição de dentes, de forma a evitar que eles fiquem desalinhados ou tortos.

O acompanhamento com o dentista continua também na prevenção de cáries. Como acaba de ocorrer a troca completa dos dentes, o tratamento ortodôntico costuma ser mais rápido do que quando realizado na vida adulta.

Se não foi feito o uso de aparelho móvel na infância, o aparelho fixo irá corrigir também a posição da mordida ou qualquer outro problema relacionado ao osso da boca.

Adultos

Na vida adulta, o foco passa a ser a correção da posição dos dentes e a avaliação da necessidade da substituição de dentes que foram danificados pelas cáries. O aparelho fixo precisará ser usado por mais tempo e, por isso, há diversas opções mais discretas, como o de safira, invisível ou lingual.

O clareamento dental pode também fazer parte dos tratamentos feitos na vida adulta. No tratamento ortodôntico, o objetivo agora é corrigir apenas os dentes tortos e seu alinhamento na boca.

Idosos

Nos idosos, o foco passa a ser as doenças que afetam a boca, como a xerostomia – também conhecida como boca seca. O cuidado com os dentes também é feito em acompanhamento com o dentista e pode ser avaliada a necessidade do uso de próteses.

O aparelho ortodôntico dificilmente é usado nessa idade, mas nada impede que o tratamento ortodôntico seja feito em idosos. Tudo depende da finalidade de uso do aparelho.

Como você pode ver, não existe uma idade indicada para usar aparelho. É possível fazer o tratamento ortodôntico desde a infância até a terceira idade. Tudo depende do objetivo do paciente e do dentista.

Apesar disso, quanto antes for iniciado o uso do aparelho (fixo ou móvel), menores as chances de problemas com a mordida ou posição dos dentes na vida adulta. Sem contar que o tratamento costuma ser mais rápido na infância e adolescência, já que os dentes ainda não assumiram sua posição final.

Gostou de saber mais sobre a idade indicada para usar aparelho? Se você quiser acompanhar outras notícias sobre o tema, continue a acompanhar as novidades do blog!

About the Author:Carolina Caram

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h