Muitos pais e responsáveis dão atenção apenas às consultas pediátricas, mas esquecem de uma outra área importantíssima para um saudável desenvolvimento infantil: a odontopediatria.
Esse nicho inclui a prevenção e o cuidado com a saúde bucal das crianças durante a sua fase de crescimento.
Prevenção
A prevenção diante dos possíveis problemas de saúde bucal na idade infantil é uma das maiores provas de amor.
Realizar, o quanto antes, a primeira consulta com um odontopediatra evita uma série de possíveis problemas dentários, da gengiva e da boca dos pequenos.
Durante a primeira fase da vida, é imprescindível implementar os primeiros cuidados de higiene oral. A sucção do dedo ou chupeta, a amamentação, a alimentação e o bico das mamadeiras podem gerar cáries, doenças gengivais, alterações na mordida e maloclusões.
Uma boa limpeza, orientada por um profissional competente, previne problemas que podem trazer sequelas por toda a vida adulta. Muitos não sabem, mas os bebês, inclusive, devem usar creme dental com flúor.
Principais danos e doenças:
Os problemas da saúde bucal infantil podem tirar o sono das crianças e dos seus pais, fazendo com que o bem-estar dos primeiros fique desequilibrado.
A odontopediatria não só previne, como trata adequadamente dessas doenças.
Em nenéns com alguns meses de vida, costumam surgir os cistos gengivais. São aqueles pequenos caroços durinhos e esbranquiçados que aparecem nas gengivas. São normais, não incomodam e desaparecem com o tempo.

A cárie infantil é um dos principais problemas, mesmo nos mais novinhos. E sua causa é puramente por questões comportamentais. Hábitos falhos de higiene, responsáveis mal orientados ou ainda a própria alimentação e o uso incorreto da mamadeira podem ser os motivos.
Até os três anos de idade, é muito frequente a criança cortar ou ocasionar algum trauma na região. Sua curiosidade as faz mexer em praticamente tudo. Levam objetos à boca a toda hora. Um segundo de distração dos pais, e pronto!
Em casos de cortes mais simples, basta estancar o sangue e aplicar o medicamento usual. Já em casos de mobilidade do dente ou um trauma mais sério, é necessário procurar o odontopediatra com urgência.
Quando o problema se torna estético e mais visível, os pais costumam procurar esse tipo de profissional. Uma decisão muito acertada! Chupetas, chupar o dedo e o uso de mamadeiras podem modificar a dentição dos bebês.
Os chamados cistos de erupção nada mais são do que os dentinhos querendo nascer, causando inchaço e dor nas gengivas dos pequenos. Apesar de causar desconforto nas crianças, basta ter paciência e esperar a natureza agir.
Mas atenção a casos extremos, como quando a criança não consegue se alimentar e a sua irritação fica além do normal. Pode ser um caso de intervenção cirúrgica.
A importância do hábito e da odontopediatria:
Não é recomendado esperar aparecer um problema bucal nas crianças para procurar um profissional. Cabe aos pais e responsáveis incutir bons e saudáveis hábitos em seus filhos.
A odontopediatria possibilita isso. Levar as crianças a um dentista especializado e cuidar delas é importante para, além de criar um hábito, ter uma relação de confiança com ele.
O costume evita tratamentos caros e dolorosos, além do grande benefício para a saúde oral.
Ficou interessado? Acompanhe-nos e tire suas dívidas sobre o assunto.