START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

sorriso

Raspagem na gengiva: quais são os resultados?

Mesmo que você tenha bons hábitos de higiene bucal, como escovar os dentes sempre após as refeições e passar o fio dental, talvez os resultados não pareçam dos melhores. Os dentes começam a se amarelar além do normal, as gengivas sangram um pouco e você sempre tem maior sensibilidade quando come algo quente ou gelado. Não são sinais de que você precisa trocar de pasta de dente, mas sim de que você está com gengivite, e é hora de fazer uma raspagem na gengiva com seu dentista.

Raspagem na gengiva: quais são os resultados?

Como o nome já diz, este é um tratamento que envolve a raspagem da superfície da gengiva, assim como dos dentes, para remover a placa bacteriana e diminuir a inflamação nas gengivas. É um tratamento simples e bem comum em diversos pacientes que fazem inspeções de rotina, sendo muito útil para manter a saúde da boca.

Se você quer entender melhor este procedimento, então, acompanhe e descubra tudo o que precisa saber.

Ir ao dentista é necessário para manter sempre a saúde dos dentes.

Quais são os benefícios?

Em primeiro lugar, é bom falar que existem duas formas de tratamento para a gengivite: a raspagem e o alisamento radicular. No primeiro, o dentista usa um instrumento manual para fazer a raspagem da parte superior dos dentes, da linha da gengiva e por baixo dela, quase da mesma forma que uma escova de dente deve atuar. No segundo, faz um alisamento das superfícies irregulares do dente, evitando que mais substâncias possam se acumular e aumentar a incidência do tártaro.

CTA FINAL 2

Ambos os procedimentos, quando necessários, trazem seus benefícios para o paciente. São alguns exemplos:

Remoção do tártaro

O principal objetivo da raspagem na gengiva é remover a placa bacteriana, a camada de microorganismos que fica sobre os dentes e pode provocar cáries e inflamação. Em alguns casos, esta camada é tão grossa e persistente que a escovação normal não consegue removê-la, então o dentista precisa fazer uma limpeza mais profunda com um instrumento adequado.
A raspagem na gengiva ajuda a promover a saúde bucal.

A raspagem na gengiva ajuda a promover a saúde bucal.

Ao remover o tártaro dos dentes, você também remove as substâncias nocivas à gengiva, que são os subprodutos da digestão de açúcares por estas bactérias. Dessa forma, a gengiva pode desinflamar, evitando que mais organismos se alojem abaixo de sua superfície, próximo à raiz dos dentes. Isso ajudará a manter sua gengiva e arcada dentária mais saudáveis por muito mais tempo.

Limpeza da raiz dos dentes

Além da remoção de bactérias na parte mais superficial da boca, a raspagem também pode ser realizada abaixo da linha da gengiva, ao longo da raiz dos dentes. Normalmente, esta área fica protegida pela gengiva, evitando que a placa chegue até lá. Porém, em um caso de gengivite, pode ser que este espaço fique exposto, pois o inchaço cria um vão entre a gengiva e o dente.
Sempre consulte um dentista em casos mais graves.

A raspagem na gengiva ajuda a promover a saúde bucal.

Isso, na verdade, leva a um caso mais avançado de gengivite, chamado de “periodontite”, o qual também pode se agravar e atingir os ossos da arcada dentária. Fazer um procedimento de limpeza mais profunda, removendo a placa da raiz dos dentes, é a melhor maneira de minimizar danos no médio e no longo prazo.

Reduzir a frequência de infecções futuras

Boa parte das doenças bucais é causada quando há um acúmulo de bactérias e tártaro, o qual não pode ser removido facilmente. É por isso que seus dentes podem ficar sensíveis e a gengiva, inflamada, mesmo que você continue fazendo a sua limpeza corretamente todos os dias.

Simplesmente não há espaço para a escova de dentes ou o fio dental alcançarem onde precisam.
Com a raspagem na gengiva, a tendência é que esses quadros de inflamação e de infecções bucais diminuam consideravelmente, desde que você continue mantendo uma boa higiene bucal. Sem a placa, os espaços gerados pelo inchaço podem se fechar, deixando a raiz dos dentes mais protegida novamente e facilitando a sua limpeza.

CTA

Cuidados

Assim como qualquer tratamento, a raspagem também exige que você tome alguns cuidados após o procedimento. Caso contrário, ele não terá o efeito desejado. Entre os cuidados a serem tomados, pode-se destacar:

Uso de antibióticos com receita

Se o quadro de infecção da gengiva for muito intenso ou generalizado, pode ser que o dentista receite um tratamento prolongado para se livrar do restante das bactérias e impedir que elas se espalhem no seu corpo. Para isso, são receitados antibióticos e enxaguantes bucais específicos, ajudando a eliminar o restante delas.

Naturalmente, você deve seguir as instruções do seu dentista à risca. Negligenciar o tratamento de um caso de gengivite grave ou periodontite pode levar a uma infecção generalizada, o que será mais difícil de tratar.

Correção da higiene bucal

A maior parte dos problemas que são resolvidos com a raspagem na gengiva é causada por um longo período de falta de cuidados com os dentes. Mesmo que você faça o tratamento, ele não irá gerar resultados consistentes se você não mudar seus hábitos de higiene bucal imediatamente.
A higiene bucal é imprescindível para manter-se saudável.

A higiene bucal é imprescindível para manter-se saudável.

O seu dentista, certamente, irá oferecer alguma orientação em relação a este ponto, como parte de seu trabalho. Coisas simples, como usar o fio dental, fazer a escovação da forma correta, seguir uma frequência adequada, entre outras, são mais importantes do que você imagina. E, se houver alguma orientação especial, como evitar certos alimentos, você também deve segui-la religiosamente.

Resultados

Uma comparação do “antes e depois” do tratamento de raspagem na gengiva tende a ser bem clara. Onde antes havia pequenas camadas de substância amarelada, dentes escurecidos e gengivas inchadas, tem-se uma boca bem mais saudável, com superfície mais lisa e suave. Além, é claro, de uma progressiva perda de sensibilidade.

Você sentirá a diferença com o passar do tempo, pois o seu corpo também terá que se recuperar totalmente da infecção e da inflamação. Porém, não demora muito para notar os resultados. Basta ter paciência e, acima de tudo, continuar mantendo bons hábitos de higiene bucal nesse meio-tempo.

Agora que você tem estas informações pode descobrir se precisa procurar seu dentista para fazer uma raspagem na gengiva. Quer continuar acompanhando nossas melhores dicas e conteúdos? Então, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossas novidades.

About the Author:Carolina Caram

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h