START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

O aparelho de porcelana é transparente e assegura total discrição durante o tratamento.

Saiba o que é o aparelho de safira e quais são suas vantagens

O aparelho fixo de safira é uma ótima opção para quem precisa corrigir o sorriso, mas não é muito fã do famoso sorriso metálico ou não pode fazer nenhum tratamento que interfira diretamente em seu rosto.

Esse modelo é muito procurado por seu lado estético, já que é mais discreto e costuma deixar quem o usa mais tranquilo, sem vergonha de sorrir e mostrar os dentes. O arco é da cor dos dentes e os barquetes, transparentes, o que faz com que seja possível enxergar o aparelho apenas se estiver próximo à pessoa.

Se, antes, ao receber a notícia de que seria preciso o uso do aparelho fixo, só havia a opção tradicional, agora, isso é diferente. E o aparelho fixo de safira pode ser muito útil. Talvez seja o modelo perfeito para você!

Mas, antes de aderir a ele, é provável que esteja se perguntando como funciona esse modelo e quais são suas vantagens –respostas que encontrará nos próximos tópicos. Confira:

O que é o aparelho fixo de safira?

O aparelho fixo de safira é um modelo discreto e com resultados mais rápidos. Fonte da imagem: carloslapeira.com.

O aparelho fixo de safira é um aparelho ortodôntico feito de safira incolor, que não necessita de borrachas para fixar o arco nos barquetes e, por isso, se torna mais discreto, quase invisível para as outras pessoas.

Os barquetes são transparentes e possuem alto polimento, de forma que permitam que o arco deslize melhor. Nesse modelo, não apenas os barquetes, mas também o arco utilizado é diferente. As ligas NiTi termo ativadas são as mais recomendadas durante o tratamento com o aparelho de safira e, geralmente, possuem a cor dos dentes.

Quando o aparelho de safira é recomendado?

O aparelho de safira é ideal para quem busca por algo mais discreto. Fonte da imagem: IEBclinicas.

Esse modelo de aparelho fixo é recomendado para pessoas que precisam alinhar os dentes, mas não podem comprometer sua estética. Como os bráquetes são transparentes e o arco é da cor dos dentes, o aparelho só é visto quando se está a menos de um metro da pessoa.

Também é indicado para quem precisa realizar o tratamento ortodôntico mais rapidamente, retirando o quanto antes o aparelho fixo. Em média, após doze meses de uso do aparelho fixo de safira já é possível retirá-lo.

Como funciona?

Depois da colocação dos barquetes, um arco de NiTi termo ativado da cor dos dentes finaliza o aparelho fixo. Não há a necessidade de uso de borrachas coloridas, pois o próprio barquete mantém o arco fixo.

O tratamento trabalha com baixo atrito e melhor força, o que torna a experiência mais agradável para o paciente. Não há tanto incômodo na boca, já que, nesse modelo, os barquetes são menores e não atritam tanto com a parte interna dos lábios.

A manutenção é feita em prazos maiores e a finalidade do aparelho fixo de safira é garantir um tratamento ortodôntico realizado de forma mais rápida, com menos dor e de maneira mais discreta.

CTA FINAL 2

Quais são as vantagens do aparelho de safira?

A grande vantagem desse modelo de aparelho fixo está na questão estética. Quem prefere um sorriso mais discreto ou realmente não pode apostar nos aparelhos tradicionais, por questões de imagem, vai se adaptar bem ao aparelho de safira.

Entre outros benefícios estão:

  • Maior resistência dos barquetes

Por serem feitos de safira, os barquetes são mais resistentes e não se soltam ou quebram tão facilmente.

  • Menor necessidade de manutenção em consultório

Diferentemente dos aparelhos fixos tradicionais, o modelo de safira necessita de menos manutenção feita em consultório, já que não é preciso trocar elásticos. O ajuste é feito apenas no arco utilizado.

  • Não é preciso o uso de elásticos para prender o arco

Os aparelhos fixos de safira possuem o sistema Damon, que não necessita de elásticos para manter o arco fixo aos barquetes.

  • Tratamento finalizado mais rapidamente

Ligado ao sistema Damon, pesquisas comprovam que o tratamento ortodôntico feito com o modelo de safira é finalizado mais rapidamente que aquele feito com aparelho tradicional.

  • Maior conforto para quem o utiliza

Os barquetes são menores e menos incômodos do que aqueles utilizados nos modelos tradicionais, o que resulta em menos atrito com a boca e maior conforto para quem utiliza o aparelho.

A porta deslizante do barquete no Damon System também permite que o dente se mova de forma mais livre, resultando em menos dor durante o tratamento.

Como é a manutenção do aparelho de safira?

A higienização é ainda mais prática para quem aposta nos aparelhos de safira. Fonte da imagem: Sorrisologia.

Apesar de mais sofisticado, o aparelho fixo de safira é mais fácil de higienizar do que o modelo tradicional. A escovação deve ser feita normalmente e é interessante apostar em agulhas passa fio e escovas interdentais.

CTA

Ainda assim, o modelo de safira acumula menos placa e reduz as chances do aparecimento de doenças como a gengivite. Ele também permanece translúcido durante todo o tratamento.

Já as manutenções feitas em consultório são reduzidas. Você precisa visitar seu dentista, mas não com a mesma frequência necessária do que em aparelhos que usam as borrachinhas para manter o arco preso.

A visita ao consultório é necessária apenas quando chega o momento de trocar o arco ou se a pessoa sente algum incomodo. O período de retorno para as consultas será determinado pelo seu dentista.

Instituto Barbosa

O Instituto Barbosa trabalha com o aparelho fixo de safira e utiliza apenas aqueles que possuem o Damon System. Ou seja, não há a necessidade de elásticos e retornos frequentes ao consultório.

Com esse sistema, seu tratamento ortodôntico pode ser encerrado mais rapidamente, além de garantir maior conforto enquanto os dentes estão sendo reposicionados. Não são apenas os dentes a serem moldados, mas o rosto como um todo.

As principais vantagens do Damon System envolvem a rapidez no tratamento e o menor incômodo enquanto os dentes se movem. O arco não fica fixo, preso com elásticos, como acontece no aparelho tradicional, mas se move levemente, dando mais liberdade aos dentes.

Além do aparelho fixo de safira, o sistema Damon pode ser encontrado nos modelos tradicionais também.

Como você pode ver, o aparelho fixo de safira é muito interessante para quem deseja fazer um tratamento ortodôntico, mas busca por opções mais discretas, que não deixem tão gritante o fato de estar usando aparelho.

Quer saber mais sobre aparelhos fixos? Continue acompanhando as novidades do blog.

About the Author:Carolina Caram

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h