START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

sds

Saiba para que serve a borrachinha de aparelho ortodôntico

Se você usa aparelho, já deve ir ao seu ortodontista pensando: “que cor de borrachinha eu vou colocar hoje?” Entretanto, a borrachinha de aparelho ortodôntico tem muitas outras funções além da estética, e precisa ser bem conservada até o dia da troca.

O que é a borrachinha do aparelho?

A borrachinha de aparelho ortodôntico tem nome oficial: ligadura elástica. Ela tem um papel fundamental no tratamento: é ela que liga o bráquete – aquela peça de metal colada com resina em cada dente – ao fio metálico, também chamado de arco.

Quando o arco faz pressão no bráquete, ocorre o movimento do dente para que chegue ao lugar certo. Ou seja, sem a borrachinha, este movimento não aconteceria.

A borrachinha de aparelho ortodôntico liga o bráquete ao arco.

Entretanto, nem todo aparelho fixo precisa de borrachinhas. Um tipo que não necessita delas é o aparelho ortodôntico autoligado, que faz uma força constante nos dentes para movimentação mais rápida.

Há mais de um tipo de borrachinha?

Sim. As borrachinhas podem parecer todas iguais, mas, dependendo da espessura e do tamanho, elas terão diferentes funções no tratamento.

CTA FINAL 2

Borrachinhas coloridas, pequenas e finas

Estas são as borrachinhas que ligam o bráquete ao arco. São mais frágeis e só podem ser trocadas pelo ortodontista, nunca pelo paciente.

As borrachinhas coloridas podem ser individuais ou em cadeia, como se formassem uma corrente. Neste segundo caso, são usadas para fechar espaço entre os dentes. Por isso, nada de querer escolher a borrachinha trançada em cadeia só por questão de estilo: ela tem uma função específica e só será usada quando seu ortodontista julgar necessário!

Elástico bege, grande e grosso

Este tipo de elástico, que nem sempre é chamado de borrachinha, mas tem a mesma função delas, é usado quando é preciso aplicar mais força para que os dentes se movimentem, em geral, ligando os dentes anteriores e posteriores da arcada dentária.

O elástico bege é indicado para corrigir a mordida e o alinhamento dos dentes, em uma fase final do tratamento odontológico. Isso significa que, apesar de causarem mais dor, estes elásticos serão usados por menos tempo.

Os elásticos são usados quando a borrachinha de aparelho ortodôntico não é suficiente para fazer a força necessária

sssss

Estes elásticos, normalmente, são retirados pelo próprio paciente na hora das refeições, e colocados após a higiene bucal, com uma ferramenta própria e de fácil manuseio. Recomenda-se que os elásticos sejam trocados uma vez ao dia, para que o tratamento continue correndo bem e com eficiência.

Por que ela deve ser trocada?

A borrachinha de aparelho ortodôntico deve ser trocada de tempos em tempos. Isso acontece por uma série de razões.

Com o passar dos dias, a borrachinha perde sua firmeza, sendo cada vez menos eficiente na ativação dos movimentos. O paciente é capaz, inclusive, de sentir isso, pois logo após a troca da borrachinha ele costuma sentir dor, que desaparece após alguns dias.

CTA

Além de perder a resistência, a borrachinha também perde a cor com o tempo. Aqui entra o lado estético: borrachinhas desbotadas também precisam ser trocadas para que o aparelho não pareça feio ou até mesmo anti-higiênico, dependendo da cor da borrachinha.

Outra razão é o ocasional acúmulo de alimentos entre a borrachinha, feita de material poroso, e as outras peças do aparelho ortodôntico. Esse alimento acumulado causa o surgimento de placas bacterianas e até de manchas nos dentes.

Algumas vezes, a borrachinha se rompe ou se solta entre duas visitas ao ortodontista. Dependendo da situação, é aconselhável marcar uma consulta para colocar uma nova borrachinha no lugar da que se rompeu ou soltou, para que não haja prejuízo ao tratamento ou desconforto no paciente.

Cuidado

Por mais que pareça fácil, o paciente não deve tirar e colocar as borrachinhas sozinho, não importa a ocasião. Apenas o ortodontista deve manusear as borrachinhas.

Isso acontece não apenas pela experiência e destreza que o ortodontista tem, mas também pela própria função das borrachinhas. Caso o paciente coloque a borrachinha de maneira incorreta, vai mudar a pressão entre o arco e o bráquete, modificando a movimentação dos dentes.

About the Author:Carolina Caram

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h