START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

image1 (9)

Saiba quais são os tipos de alinhadores ortodônticos existentes

Em um passado não muito distante, usar aparelhos ortodônticos era algo que causava sofrimento, dor e até mesmo bullying, principalmente entre crianças em idade escolar. Mas, hoje, graças à evolução tecnológica, existem os alinhadores ortodônticos, que permitem uma terapia mais simples e confortável às pessoas que necessitam do tratamento.

Este tipo de aparelho é bem diferente das estruturas metálicas que são comumente utilizadas e que tanto incomodam. Eles estão sendo muito recomendados pelos pacientes que já fizeram uso, pois possuem um design moderno e mantêm o objetivo do tratamento, que é a correção dos dentes.

Assim, se você está em busca de um aparelho diferente, que não chame tanta a atenção e não cause tanto incômodo, os alinhadores seriam uma boa opção. Estamos em uma era na qual um belo sorriso vale muito, então, manter os dentes saudáveis e alinhados, eleva a autoestima, aumenta o círculo de amizades e multiplica até mesmo  as chances de se conseguir um bom emprego. Diante disso, não perca mais tempo, e procure um especialista.

Consultar um especialista para realizar a avaliação e indicar o melhor aparelho, de acordo com sua estrutura dentária, é de suma importância. Somente esse profissional será capaz de avaliar e recomendar o melhor tratamento. Nem sempre um modelo de aparelho pode servir para todos os tipos de pessoas. Isso precisa ser avaliado por meio de exames específicos. Como no Brasil existe uma mistura muito grande de raças, as estruturas ósseas variam bastante.

Os principais motivos que levam um paciente a procurar um ortodontista são mordida cruzada, falta de espaço e dentes tortos. Saiba que nem todos os modelos servem para todos os tipos de problemas, por isso a opinião do profissional é importante.

CTA

Esses alinhadores modernos são feitos com placas transparentes e são também removíveis, facilitando ainda mais o tratamento, já que muitas pessoas não conseguiam utilizar os metálicos por serem fixos. E, com esses novos modelos, os pacientes conseguem realizar a correção gradual dos dentes com mais conforto e tranquilidade.

O tratamento deve ser acompanhado de perto pelo ortodontista: no início do tratamento, são realizados os exames necessários e, após o profissional indicar o tratamento, um conjunto de alinhadores são entregues ao paciente, que deve usá-los na sequência e corretamente. Esses modelos podem corrigir problemas como dentes levemente tortos ou desalinhados e até casos de diastemas (espaço extra entre os dentes). Contudo, há alguns problemas para os quais  esses modelos ainda não podem ser utilizados, por isso a importância da avaliação profissional.

Cada alinhador é utilizado por duas semanas, até atingir a posição correta dos dentes. E um dos maiores benefícios que os alinhadores oferecem é a mobilidade, que facilita a higienização esua retirada para fotos em eventos, como casamento, formatura etc.

Neste artigo iremos apresentar os principais modelos de alinhadores existentes e esclarecer todas as suas dúvidas sobre cada um deles.

Quais são os tipos de alinhadores ortodônticos transparentes existentes?

Quem necessita fazer um tratamento para correção dos dentes, mas está preocupado com a estética do sorriso vai gostar dessa novidade: já estão disponíveis alguns modelos que trazem conforto e mais tranquilidade durante o tratamento.

Veja abaixo os modelos transparentes existentes.

Alinhadores transparentes fixos

image2 (9)
Os alinhadores ortodônticos transparentes fixos possuem os bráquetes transparentes

O aparelho fixo transparente segue o mesmo modelo dos aparelhos de metal já conhecidos, sendo constituído por bandas, bráquetes e arco ortodôntico. O modelo fixo ainda é mais utilizado porque consegue corrigir todos os tipos de problemas.

Há algumas desvantagens em utilizar esse aparelho, tais como o maior acúmulo de alimentos entre os dentes e o aparelho. É por isso que exige-se uma escovação mais frequente. São outros

pontos negativos a dificuldade ao usar o fio dental e possibilidade de haver ulceração na mucosa durante o uso, já que o produto machuca a parte interna das bochechas. Além disso, ele apresenta mais facilidade para quebrar ou soltar peças. Mas, com uma boa manutenção, é possível seguir o tratamento e realizar o sonho de ter os dentes perfeitos.

Esse modelo transparente é fabricado com policarbonato, porcelana ou safira, por isso o custo é maior.

Alinhadores transparentes invisíveis

image1 (9)
O alinhador transparente invisível pode ser removido com facilidade a qualquer momento

Os alinhadores invisíveis são uma boa opção para quem necessita de um tratamento ortodôntico, mas não quer passar pelos incômodos causados pelos aparelhos tradicionais. Eles são totalmente personalizados. Para isso, utiliza-se uma tecnologia tridimensional em sua confecção, de acordo com o molde da arcada dentária do paciente.

Assim que o dentista realiza os exames necessários, faz um molde do aparelho e envia o pedido de produção aos Estados Unidos. Por enquanto, somente lá é produzido, por isso o valor é um pouco alto em relação aos aparelhos comuns. Assim que fica pronto e é testado através de tecnologia específica, que simula a movimentação da mandíbula do paciente, ele é enviado ao Brasil.

Durante o tratamento, o alinhador deve ser trocado a cada 15 dias e o tempo total de tratamento pode variar de 5 meses a 4 anos. Mas tudo depende do tipo de problema e evolução de cada paciente. A média costuma ser de até 18 meses.

Essa é uma das melhores opções de alinhadores, pois é removível e permite que seja retirado antes das refeições, na escovação dos dentes ou  a qualquer momento que o paciente necessite. Mas deve-se ficar atento quanto ao tempo sem o aparelho, pois ele deve permanecer na arcada dentária por, no mínimo, 20 horas ao dia para que o tratamento seja efetivo.

CTA FINAL 2

Conforme pode-se observar nesse artigo, atualmente há várias opções de aparelho para que você realize o tratamento com mais tranquilidade e sem afetar tanto a sua estética. Os tipos de aparelhos transparentes estão em alta por proporcionarem um tratamento eficaz e ainda manterem uma boa estética do sorriso.

É importante lembrar ainda que o aparelho ideal será aquele que melhor se adequar à sua necessidade de tratamento, levando em consideração alguns fatores, como idade, tipo de oclusão e expectativa do paciente. Para cada tipo de problema um aparelho é indicado e, em algumas situações, o paciente poderá utilizar mais de um aparelho durante o tratamento.

Para qualquer tipo de aparelho devem-se tomar alguns cuidados, tais como: evitar comer alimentos duros e manter uma boa escovação para evitar cáries. E em relação aos aparelhos móveis, é preciso higienizá-los e não deixá-los fora da caixinha nos momentos em que forem retirados.

Agora que você já sabe mais sobre os tipos de alinhadores ortodônticos existentes, ainda ficou alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Deixe sua opinião nos comentários. Ela é muito importante para nós!

Além disso, continue seguindo nossas publicações para saber mais curiosidades desse ramo. Até a próxima!

About the Author:Carolina Caram

Leave a Comment

Whatsapp - 8h às 18h